BNTM ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM IPOJUCA

Edição 2010 será realizada em estrutura especial de 4 mil m à beira-mar de Porto de Galinhas

Pela primeira vez em 19 anos, a Brazil National Tourism Mart (BNTM) será sediada fora de uma capital. A edição de 2010 da BNTM acontecerá na movimentada praia de Porto de Galinhas, situada no município de Ipojuca, a 57 km de Recife, capital pernambucana, entre os dias 28/03 e 02/04. O evento, maior acontecimento internacional de turismo para o mercado nordestino, é uma realização da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) em parceria, com o Ministério do Turismo/ Embratur, além de contar esse ano com o Governo do Estado de Pernambuco por meio das secretarias de turismo do Estado e de município de Ipojuca.
Segundo o presidente da CTI-NE e secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, mais de 500 operadores (Buyers) dos principais mercados emissores como Estados Unidos, Europa e América Latina já confirmaram presença para a BNTM. No que diz respeito aos fornecedores do mercado nacional como hotéis, locadoras e agências de viagens, os suppliers, a organização do evento espera receber aproximadamente de 350 profissionais do setor. “Em 2009, o volume de negócios gerados na BNTM foi de US$ 225 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%” pontua Bismark Maia.
Pernambuco já sediou a BNTM em três ocasiões: 1994, 2002 e 2007, todas aconteceram no Centro de Convenções, em Olinda, cidade histórica de Pernambuco. O Secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara, afirma que a mudança da BNTM para Ipojuca é estratégica. “Porto de Galinhas é um dos três destinos indutores de Pernambuco, ao lado de Recife/Olinda e Fernando de Noronha, um dos motivos de escolhermos o balneário. A nossa intenção é que os equipamentos de Ipojuca sejam visitados "in loco" por agentes e operadores estrangeiros”, revela. O investimento da Setur-PE para a BNTM deve ficar em torno de R$ 450 mil, enquanto a iniciativa privada local deve aplicar cerca de R$ 1 milhão.
O grande diferencial do evento nesta edição é a grandiosa estrutura de 4 mil m que será montada à beira-mar de Porto de Galinhas. A sede da BNTM será construída especialmente para a ocasião e funcionará em um coqueiral ao lado do Beach Class Resort com áreas climatizadas, salões para stands, espaços de convivência, além de um lounge à beira-mar de 150 m - em formato de píer - dedicado aos metting points.
Inovações - Esse ano, a CTI/NE anunciará algumas novidades, entre elas o apoio à “Caravana Brasil”, evento realizado pela Embratur juntamente com a Bito (Brazilian Incoming Travel Organization). O projeto promove a visita de operadores a lugares que eles ainda não conhecem ou não comercializam. A idéia é mostrar a diversidade de destinos do Brasil e fazer com que eles levem para os países de origem a possibilidade de vender produtos diferentes dos que eles já estão acostumados a trabalhar.
O investimento na vinda de buyers ligados ao Turismo de Eventos é outra prioridade da BNTM 2010. Segundo a organização, haverá visitas ao Complexo Industrial de Suape durante o pós-tours.
A Bolsa pretende discutir também a prática do turismo auto-sustentável. Diversas ações serão postas em prática, durante os seis dias de encontro, como o plantio de centenas de mudas de árvores no litoral pernambucano.
Impacto - Luiz Barretto, ministro do Turismo, considera a BNTM de grande importância para o setor. "O evento faz parte do Calendário Oficial e, a cada ano, registra maior participação de operadores internacionais que, após conhecerem as belezas naturais e infra-estrutura do Nordeste, passam a 'vender' cada vez mais o País", diz.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, avalia a BNTM como uma iniciativa afinada com a política promocional do destino Brasil. “Com foco na diversidade, estamos constantemente realizando, em parceria com a CTI/NE, campanhas publicitárias para o Nordeste. E a veiculação desses estados no exterior continua junto com outras ações promocionais que fazem parte da nossa agenda comercial”, detalha a presidente.
Para o secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, o evento cumpre um papel importante: aproximar operadores internacionais e o trade nordestino. “A BNTM é mais um incentivo para o fechamento de nossos negócios porque além de fomentar o diálogo junto aos operadores, potencializa as várias ações de promoção turística no exterior”, acrescenta.
Os nove estados nordestinos que integram a CTI/NE – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande e Sergipe – colhem os resultados dessa exposição, aberta aos compradores internacionais. Tradicionalmente, ocorre um crescimento entre 8% e 12% na demanda externa e o estado anfitrião experimenta um aumento na procura da ordem de 12% a 15%.
As inscrições para a BNTM 2010 podem ser feitas no site: www.bntm.com.br

Serviço:
Evento:Brazilian National Tourism Mart (BNTM)
Dia: de 28/03 a 02/04
Local: Porto de Galinhas, ao lado do Beach Class Resort
Telefones para contato: 81. 3366.9654
Site: www.bntm.com.br

Comentários