BANCO DO NORDESTE E MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇAM BNB PROATUR COPA

Programa vai disponibilizar R$ 523,6 milhões do FNE para infraestrutura turística

O Banco do Nordeste e o Ministério do Turismo lançam amanhã, quarta-feira (dia 3), o BNB Proatur Copa, programa de crédito regional destinado à ampliação e modernização da rede hoteleira do Nordeste, visando preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

O lançamento ocorrerá às 10 horas, no auditório do Gabinete da Presidência do BNB, em Fortaleza, localizado na Avenida Pedro Ramalho, n.º 5.700, Bloco C1 – Térreo, bairro Passaré, oportunidade em que serão divulgadas as condições operacionais do programa. Participarão do evento o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e o ministro do Turismo, Luiz Barreto.

O BNB Proatur Copa, idealizado dentro do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur), disponibilizará aos empreendedores, em 2010, recursos no valor de R$ 523,6 milhões oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Até 2014, novos recursos serão alocados.

O objetivo é implantar, ampliar, modernizar e reformar empreendimentos do setor turístico, por meio do financiamento de investimentos e capital de giro, compreendendo gastos com construção, ampliação e reforma de benfeitorias e instalações.

São financiáveis também, dentre outros itens, a aquisição de veículos automotores voltados para o desempenho da atividade do empreendimento financiado; máquinas e equipamentos; móveis e utensílios; capacitação de mão-de-obra; aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações no transporte turístico de passageiros.

Terão acesso ao crédito do BNB Proatur Copa empresas privadas cujo objetivo econômico principal seja a atividade turística, a exemplo de agências de viagem e turismo, operadoras turísticas, resorts, hotéis, transportadoras, organizadoras de feiras ou congressos, parques temáticos, restaurantes, lanchonetes, marinas, museus, casas de espetáculos e a restauração de edifícios históricos.
------------------------------------------------------------------------

Comentários