AUDIÊNCIA DEBATE COMBATE AO TURISMO SEXUAL NA COPA DE 2014

A Câmara Municipal do Natal debateu na manhã desta terça-feira (23) as ações preventivas contra o sexo-turismo e a exploração sexual infanto-juvenil como parte dos preparativos para a copa do mundo de 2014. A iniciativa partiu da vereadora Júlia Arruda (PSB), que preocupada com a grande demanda de turistas na capital no período dos jogos, pretende alertar a sociedade para a questão do sexo-turismo infanto-juvenil.
Natal está entre as cidades de maior índice de exploração sexual do Brasil. A 8º capital no ranking de denúncias, reflete a grande quantidade de casos ocorridos, mas também reflete que a sociedade está mais atenta nas formas de combate à exploração sexual denunciando mais ativamente os casos. “Ao sediar a copa Natal será vitrine para o mundo e receberá o maior número de visitantes da sua história. Até agora não vi nenhuma ação voltada para a prevenção deste problema no período da copa”, atenta a parlamentar.

O presidente estadual da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Henrico Ferme, ressaltou o cumprimento da lei federal que proíbe a entrada de menores desacompanhados de pais ou responsáveis nos hotéis. Henrico lembrou que em 2004, quando Natal recebia uma enorme quantidade de turistas estrangeiros pelo aumento no número de vôos, houve um termo de ajustamento de conduta onde os hóspedes que reservavam hospedagem individual assim permaneciam por toda a estadia.

Paulo Cesar Galindo, presidente da associação de bares e restaurantes, ressaltou o interesse dos empresários em combater o turismo sexual em Natal. “Temos um código de conduta contra a exploração sexual. O que queremos é um turismo saudável, de família. Acredito que a única saída de combate a este turismo que agride a imagem de Natal seja a reintegração dos jovens que estão nesta vida ou não conseguiremos acabar com o problema. Devemos construir um comitê permanente de enfrentamento a causa”, destaca. Galindo lembrou o engajamento dos empresários e de toda a sociedade natalense, em momento passado, que proibiu a chegada do vôo da Itália que chegaria em Natal fretado somente com homens.

O secretário de segurança, Sérgio Leocádio, afirma que a vinda da copa é fantástica sendo uma solução e não problema. “A vinda da copa deixará um legado de solução para muitos problemas que hoje existem em nossa cidade”, afirma. O secretário ficou surpreso com a informação de que existem aliciadores dentro dos Shoppings Centers de Natal. “Sabemos que os shoppings dispõem de um sistema de câmeras que podemos detectar estes aliciadores desta nova prática em Natal”, ressalta.

A vereadora Júlia Arruda destacou a necessidade de um trabalho conjunto com ações de combate ao turismo sexual. “Todo o trade turístico deve estar envolvido para encontrarmos soluções para acabar com este tipo de prática”, afirma. A vereadora sugere instalar no comitê gestor da copa uma comissão social que possa tratar das questões relativas ao turismo sexual. A vereadora ressaltou que outros debates seguirão na Câmara chamar atenção da sociedade para o problema.

A audiência contou com a presença de ONG`s, entidades e empresários do ramo turístico. Os vereadores Luis Carlos (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Ney Jr. (DEM), Edvan Martin (PV) e o Bispo Francisco de Assis (PSB) participaram do debate. Os vereadores George Câmara (PC do B) e Sargento Regina (PDT) enviaram ofício de justificativa.

Comentários