ABAV ASSUME PROJETO BENCHMARKING EM TURISMO

Foi assinado o convênio que oficializa a atuação da ABAV Nacional como executora geral do Programa de Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, realizado em parceria com o SEBRAE e Ministério do Turismo, tendo também o apoio da Embratur.



O Programa visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas através de visitas técnicas nacionais e internacionais, onde os empresários brasileiros vivenciam as boas práticas dos destinos que são referência no segmento em que atuam.



A coordenadora Geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, reforça que o projeto, iniciado em 2005, foi idealizado com o intuito de promover um salto qualitativo na oferta de produtos e serviços turísticos no país.



“Ao proporcionarmos o contato de empresários que atuam no setor do turismo brasileiro com boas e melhores práticas de destinos referenciais, possibilitamos o aprendizado efetivo dessas práticas para adequação e implementação em seus respectivos negócios, o que reflete no destino como um todo”, explica Rosiane.



Para o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do SEBRAE Nacional, Ricardo Guedes, “as experiências e conhecimentos adquiridos pelos empresários nas viagens técnicas contribuem, de forma substancial, para a melhoria nos processos de inovação e tecnologia, no acesso a mercados e na gestão dos empreendimentos através da implementação das boas e melhores práticas observadas nas viagens e também pela multiplicação do aprendizado, que é feito pelo participante em eventos estruturantes da cadeia do turismo, após o retorno das viagens”.



O programa é composto por dois projetos, um de âmbito internacional (Excelência em Turismo) e outro de abrangência nacional (Vivências Brasil), e nesta etapa irá totalizar 10 destinos.



No Excelência em Turismo os empresários terão oportunidade de conhecer modelos turísticos de sucesso na República Tcheca (Operação em países Emergentes), Itália, região de Toscana (Turismo de Bem Estar), México (Operação de Segmentação Turística) e Peru (Operação de Turismo de Fronteira e em Comunidades Tradicionais).



Já no Vivências Brasil, os destinos a serem observados são Armação de Búzios (Turismo Sol e Praia), Olinda e Recife (Turismo Cultural), Pantanal (Ecoturismo), São Paulo (Turismo de Negócios), Brotas e Socorro (Turismo de Aventura) e Gramado (Geração e organização de eventos criativos).



“O setor de agenciamento turístico é formado, majoritariamente, por micro e pequenas empresas e conhecemos bem as necessidades deste mercado. Com a abrangência da ABAV, que está presente nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal, acredito que a capacitação empresarial no turismo brasileiro será ampliada e fortalecida”, acrescenta o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.



O Programa seguirá as linhas estratégicas de atuação do Sebrae, que visam aumentar a competitividade empresarial e o do projeto do Ministério do Turismo de Estruturação dos Segmentos Turísticos, que visa apoiar a qualificação do produto turístico e de contribuir para a qualificação das cidades sedes e sub-sedes da Copa do Mundo 2014, das Olimpíadas 2016, Copa das Confederações 2013 e Jogos Mundiais Militares em 2011.




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