RISCA DE ZUMBI LIBERADA PARA MERGULHO- UM SONHO POSSÍVEL!

Finalmente a Risca de Zumbi, região considerada por revistas especializadas de mergulho nacionais e até internacionais, como uma das mais belas áreas de mergulho do Brasil, está prestes a ser liberada para mergulho recreativo, após várias ações da AMANAUTICA (associação que representa o mergulho autônomo recreativo e turismo náutico no RN), teve acolhida suas reivindicações da liberação pelo presidente da Emproturn, Claudio Porpino, que compreendeu a importância dessa área para o desenvolvimento do turismo de mergulho nas praias de Zumbi, Pititinga e Rio do Fogo, e assumiu o compromisso de buscar uma solução negociada com o comitê Gestor da APA do Corais para a liberação da área para mergulho. A noticia foi anunciada pelo vice-presidente da Amanáutica, Afonso Melo.



A expectativa é que, assim como aconteceu com os Parrachos de Maracajaú, que embora pertença a essa mesma APA dos Corais, teve a atividade de visitação e mergulho liberada mediante regras acordadas entre as empresas que desenvolvem o turismo e o comitê Gestor, isto possa ocorrer também com a aérea da Risca de Zumbi. Obviamente, até que o Plano de Manejo sustentável da área seja concluído.



A Risca de Zumbi é uma região com formações geológicas únicas no litoral brasileiro.

Estudos revelam que a área era de praia há cerca de 15 mil anos atrás e a erosão da marés ao longo dos tempos criaram belas esculturas e cavernas recobertas de algas e esponjas multicoloridas. Toda essa diversidade contribui para um fauna marinha de grandes cardumes de peixes pelágicos como xarés, galo do alto, barracudas e guarajubas, além de tartarugas, tubarões e arraias de várias espécies, típicos de alto mar.

Esta região foi incluída na APA dos Corais, mesmo não sendo área de formação coralínea, pois além de estar distante dos parrachos dos corais de Maracajaú (aprox. 20 km), apresenta uma formação distinta, com estruturas de “beach Rocks”, pedras de arenito calcáreo que esta situada em frente as Praias de Zumbi, Pititinga e Rio do Fogo (28 km da costa).



Esperamos que o Turismo do RN não deixe de ser privado dos benefícios que esse tipo de atividade traz para as comunidades locais e ajuda na preservação do meio ambiente. Lembrando que o mergulho é uma atividade de observação de paisagem natural permanente, e, se não houver essa sinergia entre a natureza e o visitante, não se justificaria a existência da atividade em si.



As empresas de mergulho aguardam com ansiedade, desde Junho de 2001, que se chegue a um acordo sobre a continuidade da atividade na região da Risca de Zumbi, apesar das várias tentativas nos últimos anos,junto aos órgãos competentes, sem resultado.

As empresas estão otimistas com essa iniciativa da EMPROTUR que está sensibilizado com os apelos dos empresários e percebe

o quanto a nossa economia está perdendo para os outros estados vizinhos que investem cada vez mais no turismo de mergulho e atividades náuticas.

Comentários