PARADISUS PLAYA CONCHAL ESTÁ CERTIFICADO PELA NORMA INTERNACIONAL ISO 14001


As belezas naturais da Costa Rica, que incluem cachoeiras, florestas, praias virgens e diversificada fauna, são perceptíveis ao primeiro olhar do turista que chega à região. O resort Paradisus Playa Conchal se preocupa não só em manter essa riqueza, mas também em oferecer serviços com base numa diretriz ambientalmente responsável, tanto que desde 2005 seu sistema de gestão ambiental está certificado pela norma internacional ISO 14001. A unidade conta com um departamento exclusivo para tratar do cumprimento da norma e da melhora contínua das ações propostas. Este sistema também inclui um componente social que busca o crescimento conjunto com as comunidades que cercam o hotel – hoje 75% dos funcionários do Paradisus Playa Conchal são da região.



O primeiro passo, explica o engenheiro e gerente de Qualidade Ambiental do hotel, Mauricio Ramírez, foi implementar as medidas práticas tais como a instalação de novos medidores de água para otimizar o consumo; sensores nas torneiras; tratamento e reaproveitamento das águas residuais para regar jardim e campos de golfe; instalação de sensores de movimento e calor nas suítes e utilização de lâmpadas com maior eficiência energética; instalação de secadores de mãos; substituição de aparelhos de ar condicionado por outros mais eficientes (gasto 45% menor de energia); controle das emissões de gás de veículos e reciclagem. O hóspede também foi incluído no processo ao ser convidado a reutilizar toalhas, contribuir financeiramente com as áreas de conservação ambiental nas imediações do hotel e usar adequadamente os cartões para economia da eletricidade nos quartos.



De acordo com Mauricio Ramírez, os investimentos para desenvolvimento e implantação do sistema ISO 14001 foram de € 120.000, utilizados para capacitação, infraestrutura, entre outros. “Com este sistema, buscamos evitar, reduzir e/ou controlar a contaminação que geramos com a nossa operação. O hotel se comprometeu altamente com o meio ambiente e não temos nos preocupados tanto com o custo e sim em estar realizando nossas operações de uma maneira amigável com o ambiente”.



Desde 2004, o hotel já reciclou mais de 325 toneladas de materiais diversos (alumínio, papel, plástico, vidro, baterias, etc); mais de 780 cartuchos de tonner de impressora e mais de 30 mil litros de óleo gerado nas cozinhas. O Paradisus Playa Conchal está sempre se renovando para atualizar suas técnicas e cumprir a legislação ambiental do País. Há também uma brigada de incêndio e o Programa Bandeira Azul Ecológica, para conservação das praias da região e o seu desenvolvimento responsável.

O Paradisus Playa Conchal possui ainda o Plano de Ação Social atrelado ao Sistema de Gestão Ambiental, que observa as necessidades socioeconômicas das comunidades locais e contribui para o seu desenvolvimento por meio de medidas diversas como a doação de material didático para as instituições de ensino, além da melhora das instalações e ajuda psicológica aos estudantes; contribuição com organizações que promovem a conservação das tradições locais; conscientização e capacitação dos funcionários do hotel com atividades que vão de ações para (e com) a comunidade à participação em jornadas de limpezas de praias. “Somos uma empresa de classe mundial, líder na prestação de serviços turísticos em destino exóticos, e isso implica em adquirir um compromisso com o meio ambiente (o qual está diretamente associado a nossos processos e operações) fortalecendo desta maneira a harmonia entre a empresa e seu entorno social e natural, construindo uma visão compartilhada do futuro sob o princípio de desenvolvimento sustentável”, reforçou Ramirez.

Sobre a ISO 14001 – A norma ISO 14001 foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas diárias. A ISO 14001 exige que a empresa assuma um compromisso com a proteção ambiental e prevenção da poluição e promova melhorias contínuas, como parte do ciclo natural de gestão empresarial. Sua adesão é voluntária, não há obrigatoriedade legal.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.



Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.



No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.



A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

Comentários