HOMENAGEM A SÃO LUIS VALE A MELHOR PARTICIPAÇÃO DE ESCOLA PAULISTA




O samba-enredo “São Luís: Um Universo de Encantos e Magias” vai ficar por muito tempo na mente e no coração da comunidade do Tucuruvi em São Paulo. Com o tema, a Acadêmicos do Tucuruvi garantiu o 8º lugar, liderando a contagem até a abertura dos envelopes do quesito Evolução. A apuração aconteceu na quarta-feira (16), realizada no sambódromo do Anhembi, na capital paulista. A Rosas de Ouro foi a campeã deste ano.

Depois de apurados os votos, e os nove critérios de avaliação (alegoria, evolução, mestre sala e porta bandeira, fantasia, harmonia, bateria, comissão de frente, enredo, e samba enredo.) foram finalizados, o resultado não foi o título, entretanto os 268,25 pontos e a participação da agremiação evidenciou a capital maranhense como forte destino turístico.

Liderando até o antepenúltimo critério, a Tucuruvi foi prejudicada pelo quesito Evolução, que é um quesito onde é julgada a velocidade e a forma como os componentes da escola de samba desfilam. Nenhuma nota 10 e uma nota nove, o que fez com que a escola caísse para 8º lugar. No último quesito, o de Comissão de Frente foi “nota dez”, mas já de nada mudaria no resultado para a escola.

A escola da Zona Norte foi a terceira a desfila na sexta-feira (12) e colocou os 2800 integrantes para mostrar a força turística e as belezas naturais, gastronômicas, arquitetônicas e cultural da “Cidade dos Azulejos”, como é conhecida.

Foram, ao todo, 23 alas espalhadas entre os cinco carros alegóricos, tematizando: Ritmos e Cultos Africanos; Festa de São João; São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade; Lendas de São Luís do Maranhão; Jamaica Brasileira.

A letra, que foi composta por Rodolfo Minueto, Rodrigo Atração, Edson Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sá, Walter Jr e Rodrigo Minueto, tem como foco a tradição folclórica, mencionando o carnaval local, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e tudo aquilo que evidenciou a cidade como Capital Brasileira da Cultura 2009.

A participação de São Luís foi uma estratégia de marketing turístico da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur/SL), que recebeu a proposta da escola de homenagear a cidade por ter sido Capital Brasileira da Cultura 2009. O município também apoiou com hospedagem, alimentação, suporte e transporte local em 3 visitas para a pesquisa, e na divulgação local

“É difícil ver a escola dominando e ter uma queda repentina por um único quesito. Acompanhamos a escola e a escolha do enredo durante o ano passado. Parabenizamos a comunidade e todos aqueles que fizeram do desfile deste ano”, disse Liviomar Macatrão, secretário municipal de Turismo.

O Desfile das campeãs do carnaval de São Paulo acontecerá nesta sexta-feira (19), a partir das 22h, no Sambódromo do Anhembi e terá apresentações das cinco primeiras colocadas do Especial e também da campeã e vice do Grupo de Acesso.

A cultura e arquitetura da Cidade Patrimônio da Humanidade não foram esquecidas

Apesar do resultado adverso, milhões de pessoas tiveram uma noção do que São Luís e seus atrativos. Alegorias e fantasias ressaltavam os aspectos arquitetônicos da capital maranhense, sua cultura, ritmos e folclore. No abre-alas, cultos e ritmos africanos. Grandes tambores e esculturas de escravos são usados para falar da influência africana na cultura da cidade.

Outra alegoria mostra a festa mais popular de São Luís, a festa junina de São João. O terceiro carro da escola apresenta a cidade como patrimônio cultural da humanidade, título concedido pela Unesco em 1997. O último carro da Acadêmicos do Tucuruvi apresenta São Luís como a capital brasileira do reggae.

Personalidades abraçam enredo que homenageia São Luís

A bateria comandada por Reginaldo Tadeu, o Mestre Adamastor, foi ao sambódromo com 250 componentes, homenageando os tradicionais blocos carnavalescos de São Luís. Conhecido por seu alto poder de animação é uma das “brincadeiras” mais procuradas pela comunidade e turistas no período carnavalesco.

Com um enredo de apelo tão forte e com pretensões de partir para o título de 2010, várias foram as personalidades que participaram do desfile. À frente dos ritmistas, a rainha Valéria de Paula. A dançarina Sheila Melo é a madrinha. Ela desfilou acompanhada pelo nadador Fernando Scherer, o Xuxa, em sua primeira vez no carnaval de São Paulo.

Homenagem pode ser um atrativo a mais no turismo local


Todas as alas da escola deram ênfase a algum atrativo turístico de São Luís do Maranhão. Um dos carros mostrava o valor arquitetônico do seu centro histórico, já que a capital maranhense é reconhecida por sua vasta riqueza arquitetônica. Ao todo são 107 mil metros quadrados de área urbana tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, envolvendo cerca de 1200 edificações, e constituindo o mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19.

O Bumba-meu-Boi, o Tambor de Crioula, o Cacuriá, e outros folguedos provenientes da São João local foram exaltados durante o desfile. O ritmo do reggae também foi lembrado, inclusive foi o ponto alto da bateria, pois nele foi inserido a famosa “paradinha”.

Além disso, seus idealizadores não esqueceram as lendas, do povo hospitaleiro e de sua gastronomia. Um dos motivos para uma participação tão completa seria a colaboração do recém-chegado Wagner Santos, carnavalesco, que é maranhense e há 40 anos radicado na capital paulista.

Comentários