VISITA A PRAÇA DAS MÃES MARTHA SALEM EM NATAL APRESENTARÁ PAINEL DE DORIAN GRAY REVITALIZADO

A prefeita Micarla de Sousa visitará nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a Praça das Mães, no bairro da Ribeira, que agora se chama “Praça das Mães Martha Salem”. A alteração é uma homenagem à artista plástica e professora de alemão que faleceu em 2009, antes de completar 100 anos de vida. A visita será realizada às 18h e marcará também a entrega da revitalização do painel do artista plástico Dorian Gray, que ilustra este equipamento público.



A homenagem a Martha Salem partiu da proposição do vereador Hermano Morais, aprovada à unanimidade pela Câmara Municipal no final de dezembro de 2009, e sancionada pela prefeita no dia 12 de janeiro deste ano. Segundo o vereador, acrescentar o nome de Martha Salem à Praça da Mães é uma forma de eternizar a história da professora e artista em um local histórico e único.



“A família de Martha Salem está muito feliz com a homenagem. Acreditamos que depois da revitalização a praça se torne bastante movimentada”, disse o vereador. Durante a visita, a comunidade também poderá conferir a revitalização do painel de Dorian Ray que ilustra e dá nome à praça. Todo o trabalho de renovação da tela foi feita pelo próprio artista plástico, com apoio da Prefeitura.



No ano passado, o espaço foi revitalizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), e adotado pelo escritório do advogado Cleto Barreto, dentro do programa “Adote o Verde”.



“Martha Salem era uma pessoa comprometida com as causas nobres da cidade e, por isso, é uma mudança bem-vinda. É uma homenagem que reafirma o título de ‘praça das mães’ ao espaço”, reforça o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos.



Sobre Martha Salem



Natural de Assu (RN), Martha Salem era professora de alemão. Aprendeu o idioma sem nunca ter ido à Alemanha. O aprendizado foi adquirido na escola onde estudava em sua cidade natal, pois lá havia freiras austríacas que dominavam a língua. Martha chegou a ser homenageada pela embaixada alemã no Brasil. Como artista plástica, encantava pelas belas telas que produzia.



Martha Salem ficou viúva muito cedo e teve que educar os fi

Comentários