USINA ITAIPU EM FOZ DO IGUAÇU PROMOVE CURSO

A operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu será tema de um curso oferecido nos dias 18 e 19 de março de 2010, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Organizado pela Fundação PTI, em parceria com as áreas técnica e ambiental da Itaipu Binacional.


O curso é voltado para estudantes das áreas de engenharia que possuem interesse em conhecer melhor o funcionamento da Usina de Itaipu, assim como a área de produção de uma grande empresa. A proposta é disseminar para o público externo o conhecimento adquirido nesses 25 anos de operação da Usina.


As aulas serão ministradas pelo engenheiro eletricista e Gerente de Divisão da Operação da Usina e Subestações Celso Torino e terão carga horária de 16 horas, incluindo visita técnica dirigida na Usina. Todo o conteúdo foi dividido em quatro partes, sendo que a primeira abordará conceitos básicos sobre funcionamento de uma usina hidrelétrica, constituição, dados operativos mais importantes, principais usinas do Brasil e do mundo, importância da hidroeletricidade no mundo e no Brasil, e porque não fazer usinas solares ou eólicas ao invés de hidroelétricas.


Já a segunda parte do curso tratará das principais características da Usina de Itaipu, abordando questões como: Hidrologia, Sistema Elétrico, Barragem, Casa de Força, Sala de Controle Central e Despacho de Carga, Subestação da Margem Direita e Canal da Piracema, Refúgios Biológicos e criação de peixes no lago de Itaipu.


Na terceira parte do curso, os assuntos tratados serão: Operação do Sistema, Previsão de Afluências, Programação de Suprimentos, Estudos Elétricos e Despacho de Carga, além das três atividades básicas da Operação da Usina, que são Operação em Tempo real, Pré-Operação e Pós-Operação.


Na quarta e última parte, serão abordados tópicos especiais da Operação da Usina de Itaipu como Planejamento Estratégico, Análise de Desligamentos, Treinamento do Time e Utilização de Simuladores, Normas e Instruções, Supervisão e Controle da Produção e da Usina, Sistema SCADA e Aplicativos, Inspeções na Usina, Gestão de Anomalias e Análise das Falhas Humanas, Gestão do Conhecimento, Recursos Humanos e Planos de Ação de Emergência (PAE).


Além da parte teórica, também serão realizadas, no período da tarde, visitas técnicas em diversas áreas da Usina, como o Mirante Central, onde serão repassadas informações sobre a importância da Itaipu no mundo e para os Sistemas Elétricos Brasileiro e Paraguaio e como a Usina se conecta ao Brasil e ao Paraguai. Nesse ponto, será possível visualizar as 20 unidades geradoras e o vertedouro. Já na cota 225, os participantes poderão observar e aprender sobre o reservatório de Itaipu e sua capacidade.

Outros pontos visitados serão a Cota 144 - Barragem, onde serão repassadas informações sobre a quantidade de drenos e instrumentações e sobre o sistema de monitoramento da barragem, e a Cota 40, onde serão abordadas informações sobre a construção da barragem. Também estão previstas visitas às salas de Despacho de Carga, Controle Central da Usina, Simulador de Operação em Tempo Real e Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais, além da Cota 92, onde é possível visualizar o eixo de uma unidade geradora. Fecha-se o programa com uma visita ao Canal da Piracema.

Obs: Agências de turismo possuem 10% de desconto.

Complexo Turístico Itaipu
www.turismoitaipu.com.br
(55) 45 3520-6676/6974/6398
0800 6454645

Comentários