TRIMESTRE AQUECE MERCADO DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Uma intensa programação cultural e de entretenimento e negócios promete movimentar a cadeia turística e econômica da cidade de São Paulo nos três primeiros meses do ano. Tratam-se de shows, feiras, congressos e eventos de grande magnitude que atraem milhares de turistas e mostram que São Paulo é centro gerador de tendências e negócios.



Janeiro, por exemplo, é o mês da indústria fashion reinar soberana. Vários eventos relacionados ao setor colocam a cidade no calendário internacional, começando pela aclamada São Paulo Fashion Week – edição Inverno 2010, evento que reúne alguns dos mais conceituados estilistas e grifes do Brasil e do mundo para apresentar as tendências da próxima estação. Quase 20 mil turistas são esperados para o evento.



Ao mesmo tempo acontece na capital paulista a Couromoda, uma grande feira do setor que reúne 1.100 expositores e 65 mil visitantes profissionais de 65 países, movimentando em R$ 83 milhões a economia da cidade.



É tempo, também, de saldões. São Paulo, que também é capital das compras e possui mais de 240 mil lojas e cerca de 70 shopping centers, recebe pessoas de todas as partes do país para aproveitar as “queimas” de estoques. Artigos diversos, desde os setores têxteis e brinquedos até eletroeletrônicos e eletrodomésticos, podem ser adquiridos com mais 50% de desconto. De acordo com o levantamento do Observatório do Turismo de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, cerca de 4,4 milhões de turistas chegam à cidade para fazer compras.



Em fevereiro, o principal assunto é o Carnaval. A folia, que vai muito além dos belíssimos desfiles das escolas no Sambódromo do Anhembi, também faz a festa nos bairros da cidade, atraindo milhares de pessoas. Somente nos desfiles principais são esperados 30 mil turistas. A folia começa no dia 5 e só acaba no dia 19, com o Desfile das Campeãs. Mas em janeiro já acontecem os ensaios técnicos no Sambódromo, que têm entrada livre e chegam a receber 15 mil pessoas nos fins de semana. Outras informações em www.cidadedesaopaulo.com/carnaval.



Já em março, as atrações ficam por conta da inédita Fórmula Indy, que terá um circuito de rua em São Paulo – no entorno do Parque Anhembi – e do aguardado Festival Spirit of London, uma das maiores festas de música eletrônica da metrópole.



Para quem gosta de shows, um presente: vários nomes do cenário da música internacional darão o ar da graça por aqui. Metallica, Guns N’ Roses, Beyoncé, os sentimentais do Coldplay e o romântico sueco-americano Eagle-Eye Cherry têm presença confirmada nos palcos das principais casas de espetáculo da cidade.

Comentários