TAM FECHA ACORDO DE DISTRIBUIÇÃO COM GDS

A TAM assinou acordo com Sabre e está em negociação com Amadeus e Travelport para disponibilizar seu conteúdo completo (tarifas e inventário) no mercado brasileiro por meio dos Sistemas Globais de Distribuição (GDS) operados pelas três empresas. Com as novas parcerias, a companhia aérea amplia as opções oferecidas aos agentes de viagem e clientes corporativos para emissão de bilhetes no país. A expectativa é de que o conteúdo completo da TAM esteja disponível nos três GDSs até o final do primeiro semestre de 2010.

A companhia continuará a utilizar o portal e-TAM, canal próprio de distribuição baseado na plataforma tecnológica da Amadeus, para disponibilizar seu conteúdo no Brasil. O e-TAM oferecerá as mesmas informações contidas nos GDSs da Sabre, Amadeus e Travelport. Com isso, as agências de viagem e os clientes corporativos poderão escolher a ferramenta mais conveniente para seu dia a dia.

O vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, afirma que as novas parcerias vão funcionar como uma importante ferramenta para ampliar a distribuição do conteúdo da companhia no mercado doméstico. "O anúncio de hoje faz parte da nossa estratégia de ser uma empresa global e líder na indústria. Os agentes de viagem e clientes corporativos terão acesso eficiente ao nosso conteúdo, seja por meio do e-TAM, Amadeus, Sabre ou Travelport. Com isso, quem ganha é o cliente."

Os acordos não terão impacto para o consumidor final, que poderá continuar a optar pela compra de passagens aéreas via agências de viagens e lojas TAM, ou ainda pelo call center e website da companhia.

A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de dezembro com 43,1% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 84,5% em dezembro. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 6,4 milhões de associados e já distribuiu 9,2 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

Comentários