MAIS PASSAGEIROS E MENOS ATRASAM MARCAM O ANO DE 2009 NO SETOR AÉREO BRASILEIRO

O setor aéreo no Brasil teve um ano de forte crescimento e mais eficiência nos serviços: pela projeção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o ano de 2009 deve ter mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008 e um salto de 15,4 milhões em relação a 2007. Já os atrasos recuaram ano a ano: em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média do ano foi de 28,6%; em 2008 a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro e, em 2009, a média anual foi de 11%.



O movimento foi tranquilo inclusive no fim de ano, época de movimento intenso nos aeroportos. Para a ANAC, esse resultado pode ser creditado a várias ações tomadas durante o ano.

“O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a ANAC tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)”, explica a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira

A ação da Agência neste período de festas foi coordenada com o Ministério da Defesa, Infraero e Aeronáutica. Do dia 18 de dezembro até hoje (4 de janeiro), a ANAC manteve 148 pessoas acompanhando diretamente a movimentação nos aeroportos e no centro de controle de voos da Aeronáutica. As companhias aéreas também se comprometeram com a ANAC a não praticar overbooking, a aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. Mesmo nos casos das chuvas que chegaram a fechar momentaneamente alguns dos principais aeroportos do País por motivos de segurança, como no Rio e em Minas Gerais, a Agência acompanhou a assistência devida aos passageiros pelas companhias aéreas.

Passageiros com mais informações sobre seus direitos e deveres também contribuíram para a normalidade nos aeroportos. A ANAC, em conjunto com as demais autoridades do setor, criou uma página na Internet para orientar especialmente as pessoas que não têm o hábito de viajar ou fizeram sua primeira viagem de avião em 2009. O site Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro continuará disponível no endereço www.anac.gov.br/horadeviajar, ele traz informações sobre documentos para embarque, bagagem, horários de check-in entre outros.

Em casos de problemas não resolvidos pela companhia aérea, o passageiro pode recorrer à ANAC pelo telefone 0800 725 4445, pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou ainda nos postos de atendimento da Agência nos 10 principais aeroportos do País.

Comentários