GROUP RCI COMEMORA 35 ANOS DE OLHO NO MERCADO BRASILEIRO

Com movimento global de US$ 13,1 bilhões e 9,3 milhões de famílias associadas ao seu programa de férias por tempo compartilhado (time share), o Group RCI comemora 35 anos de liderança, pioneirismo e evolução permanente. Sobram motivos para festejar, mas a celebração de 2009 promete contornos bem brasileiros. O País, onde a empresa está presente há 17 anos, é tido como a bola da vez do segmento, considerado o canal de distribuição com a maior curva de crescimento no turismo e da hotelaria nacional.



Em nível internacional, a expansão do time share de 1990 a 2008 chegou a 6,6%, enquanto a América Latina alcançou 8,2%. O Brasil, por sua vez, contabiliza alta de 206% em quatro anos - resultado de um movimento anual de R$ 240 milhões, com 90 empreendimentos hoteleiros e mais de 45 mil associados ao sistema. "É um mercado relativamente novo, que tende a exibir percentuais maiores. Mesmo assim, são números que apontam claramente um potencial a ser trabalhado", acredita o diretor do Group RCI para o País, Alejandro Moreno.



Pelo time share, o usuário adquire diárias que equivalem a direito de uso de hospedagem por uma ou mais semanas, dentro de um prazo determinado - geralmente 10 anos, mas podendo chegar a 30. A compra dessas cotas é feita por meio de um dos 4.200 resorts afiliados ao Group RCI, e com um grande diferencial. O cliente pode trocar as semanas de seu pacote por outras em qualquer um desses empreendimentos associados.



"Além da possibilidade de planejar sua viagem e ter vários destinos como opção de férias, as famílias encontram no tempo compartilhado uma alternativa mais econômica. As diárias chegam a custar até 30% menos do que as tarifas de balcão", ressalta Moreno.



Crescimento



"O Brasil e o brasileiro têm vocação para o turismo". Os indicadores mais recentes respaldam a opinião de Alejandro Moreno e a operação do time share no País. Em julho, impulsionados pela baixa do dólar, os gastos dos turistas brasileiros no Exterior registraram US$ 1 bilhão. Por aqui, as divisas deixadas por visitantes estrangeiros superaram US$ 5,7 bilhões no ano passado.



Para Moreno, viajar faz sempre parte do sonho de consumo do brasileiro. "O que varia é a escolha do lugar. As pessoas estão cada vez mais atentas para a qualidade de vida, aspecto ao qual o planejamento das férias está intimamente ligado", considera.



Para a hotelaria, o time share também representa um antídoto para problemas como a sazonalidade. Primeiro colocado nas vendas de tempo compartilhado no Brasil, o Rio Quente Resorts projeta faturamento de R$ 62 milhões - mais de 30% do movimento total do complexo. Só no primeiro semestre já foram R$ 33,2 milhões, alta de 54% em relação ao mesmo período de 2008. "É uma receita antecipada e garantida, que propicia ao resort manter seus investimentos e atrair ainda mais hóspedes. É um círculo virtuoso e intermitente", opina.



Em 2009, três novos empreendimentos anunciaram afiliação à RCI. Pirâmide Natal Resort & Convention (RN), Sonho Verde Condo-Resort (AL) e o Thermas diRoma Hotel (GO) uniram-se a grupos de peso como Pestana, Beach Park, RHC at Rio Othon Palace, Marina Palace, Enotel e Casa da Montanha. Espaço para crescer não falta. "O Brasil responde por apenas 9% do mercado latinoamericano. Como parâmetro, o México lidera com 40,5%. Temos que galgar novas possibilidades, especialmente no Nordeste".



Rio de Janeiro (20,8%), Santa Catarina (17,9%) e São Paulo (9,4%) encabeçam o ranking de hotéis afiliados. Os novos estão oportunamente fora desses centros. "A Copa do Mundo de 2014 está aí para estimular projetos de desenvolvimento de infraestrutura turística, a oferta local de ecoturismo não para de crescer", prevê. Na terra que combina com turismo, a missão soa mais do que possível.



Sobre o Group RCI



O Group RCI, de propriedade da Wyndham Wordwide Corporation - uma das maiores empresas da indústria de hospedagem do mundo -, está sediado nos Estados Unidos e foi fundado em 1974. Líder global em programas de intercâmbio de tempo compartilhado, possui escritórios em 35 países, mais de 4.200 resorts afiliados no mundo todo e mais de 5 milhões de famílias usuárias. No Brasil desde 1992, conta com 90 resorts afiliados e mais de 45 mil sócios.

Comentários

Unknown disse…
jA UTILIZEI A RCI A FIQUEI MUITO SATISFEITA ,QUERO O TEFONE DE CONTATO DA RCI NO BRASIL E NOS USA.P/ UTILIZAR NOVAMENTE