FORTALEZA ANTECIPA CARNAVAL E JÁ ESTÁ EM FESTA

Mal começou 2010 e Fortaleza já está em clima de Carnaval. Em diversos bairros da cidade, é possível ouvir as bandas e charangas de sopros, metais e percussão ensaiando frevos, marchinhas, sambas e ijexás. É o tradicional Pré-carnaval de Rua realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Em todos os cantos da cidade toma conta uma festa democrática e descentralizada. Toda essa folia dura até o fim-de-semana que antecede o Carnaval oficial.



O pré-carnaval de Fortaleza é a festa da alegria e da irreverência. É a festa que valoriza a tradição e as inovações. Nela, crianças, jovens, adultos e idosos saem às ruas para brincar fantasiados e dançar ao ritmo de canções carnavalescas de ontem e de hoje. Os fortalezenses e visitantes se confraternizam na Praça do Ferreira, no Benfica, no Largo do Mincharia, na Praia de Iracema e outros tantos locais, todas as sextas, sábados e domingos. Na Praia de Iracema, uma novidade, está montado um palco para que os blocos do entorno possam se encontrar e tornar a festa ainda mais plural. A diversão é obrigatória.



No ano passado, segundo estimativas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes em cada um dos finais-de-semana de Pré-carnaval. A festa este ano promete ser ainda maior, para isso a Prefeitura investe R$ 300 mil em 50 blocos, que foram selecionados por meio do Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza. Cada um deles recebe financiamento de R$ 6 mil para garantir a diversão de todos e para todos. Blocos que não foram contemplados pelo Edital também recebem apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 64 blocos são apoiados de maneira direta e indireta, permitindo, assim, aproximar os diversos grupos sociais numa só celebração.





Tranquilidade



Para garantir a folia, Prefeitura montou uma estrutura que inclui: segurança, iluminação, sinalização de fluxo de trânsito, plantão médico e ambulâncias em pontos estratégicos e limpeza urbana para todo o Pré-carnaval.





Serviço

Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009

Início: 8 de janeiro de 2009 (conferir programação abaixo)

Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade

Hora: diversos horários

Comentários