FIART CONTABILIZA BONS NÚMEROS EM TODOS OS ASPECTOS DE SUA REALIZAÇÃO


A 15ª Feira Internacional de Artesanato aconteceu durante dez dias no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, contabilizando bons números em todos os aspectos de sua realização.
Para Neiwaldo Guedes, coordenador do evento, vários ângulos precisam ser ressaltados. No aspecto da visitação, os índices foram os esperados, com turistas e natalenses lotando os corredores da Fiart, numa previsão de entrada em torno de 70 mil pessoas, entre pagantes e cortesias. A satisfação dos que foram a Fiart foi medida pela Smart, instituto de pesquisa contratado pelo Sebrae, que tabulou o quesito "ótimo" em mais de 90% das pessoas consultadas.
Com relação ao artesão, Neiwaldo ressalta que eles responderam ao questionário dizendo que alcançaram sucesso com as vendas, sendo o que esperavam, revelando ainda que contatos comerciais foram mantidos, garantindo a comercialização dos seus produtos no período pós Fiart.
O volume comercializado durante o evento bateu na casa dos R$ 5 milhões, representando um significativo aporte de recursos na alta estação turística, beneficiando assim milhares de famílias que vivem direta e indiretamente da atividade no Rio Grande do Norte, Brasil e até em outros países, que por aqui também estiveram.
A programação cultural foi bastante elogiada, com um verdadeiro desfile dos melhores grupos regionais do estado. O Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas distribuiu R$ 1.880,00 reais, troféus e certificados para os primeiros lugares, ficando o grupo Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura em primeiro, o pastoril Dona Joaquina, da Fundação Dona Militana de São Gonçalo do Amarante em segundo e, em terceiro, a Cia. Dança Macanbiraz de Passa e Fica.
O aspecto político também deve ser ressaltado, com visitação das mais altas autoridades de todos os níveis de poder, além do ganho com a divulgação da cidade entre todas as pessoas que passaram pela Fiart, que retornaram para suas cidades, com a lembrança de terem circulado por um evento considerado de alto nível técnico e cultural.
O último fim de semana da Fiart foi marcado pelo reconhecimento cultural, com alguns artesãos ganhando o Prêmio Etevaldo Santiago, entregue pela governadora Vilma de Faria, no sábado. A classificação, em terceiro o artesão Fábio de Ojuara, de Ceará-Mirim, com a peça "Cachorro", ficando José Ivan, de Macaíba, com "Vaqueiro", em segundo e, o grande vencedor, foi o artesão Aldo Rodrigues, de Macaíba, com a peça "Santa Rita", escultura em argila.
A 16ª Feira Internacional de Artesanato já tem data reservada para o Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, de 21 a 30 de janeiro de 2011.

Comentários