FIART APRESENTADA A IMPRENSA

Nesta quinta-feira (14/01), os realizadores da 15ª FIART – Feira Internacional de Artesanato – apresentaram à imprensa e parceiros em café da manhã no Mangai, todos os aspectos relacionados ao evento, que acontece no período de 22 a 31 deste, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. Muitos jornalistas prestigiaram o lançamento, que contou também com a presença de autoridades do estado, artesãos e músicos regionais.



Na apresentação, o coordenador Neiwaldo Guedes falou sobre o crescimento obtido nesses 15 anos de realização da feira e sobre as novidades e programações para 2010. “A feira começou em 1996 pequena, regional, com apenas 100 estandes e uma proposta voltada mais para o artesanato local. O evento foi crescendo de tal forma que foi saindo do regional para o internacional, transformando-se na FIART, a Feira Internacional de Artesanato, voltada para o artesanato mundial e para o encontro cultural”, contou Neiwaldo.



Além dos estandes, das oficinas e da ampla programação cultural e gastronômica, o evento contará com a interação dos visitantes, que vão poder escolher por meio de voto em um terminal eletrônico a melhor peça exposta, entre 15 já selecionadas, considerando os critérios de criatividade e beleza. Outra novidade é o Mercado Público FIART, uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, no qual vão ser expostos e comercializados diversos produtos regionais, em sua maioria oriundos da prática da agricultura familiar, com destaque para queijo de cabra, mel e carne de sol.



Em 2010 serão ao todo 18 países participantes, entre eles algumas estréias, como Cuba, Guatemala, Síria e Japão. O tema que vai reger as atividades é “A arte do mundo na vitrine potiguar” e o principal painel decorativo da feira será a fachada do Mercado Público de Ceará - Mirim. Ainda nesta edição, comemorando 15 anos, o evento prestará uma homenagem aos seus principais parceiros ao longo desse tempo, como o Governo do Estado, através da governadora Wilma de Faria, o Sebrae-RN, através de Zeca Melo, e o senador Garibaldi Alves, que sempre prestigiou a FIART.

Comentários