DESEMBARQUES INTERNACIONAIS EM VÔOS REGULARES CRESCEM 0,15% EM 2009

Somados os voos não regulares (fretados), acumulado do ano registrou redução de 0,77%. Queda mundial foi de 4%, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT)

O ano de 2009 registrou crescimento de 0,15% nos desembarques internacionais em voos regulares no Brasil em comparação com o ano anterior, de acordo com a Infraero.
Somados os desembarques internacionais em voos regulares e não regulares (fretados), no entanto, houve uma redução de 0,77% em relação a 2008: foram 6.483.944 desembarques internacionais em 2009. A queda mundial, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), chegou a 4%.
“O aumento dos desembarques internacionais em voos regulares mostra que a acessibilidade aérea para o Brasil tem evoluído de forma consistente, mas em velocidade ainda menor do que o necessário para aumentar a competitividade internacional do turismo brasileiro”, avaliou Jeanine Pires, presidente da Embratur.
Mesmo sob os efeitos da crise financeira global que afetou o turismo no mundo todo em 2009, os desembarques internacionais no Brasil começaram a apontar sinais de recuperação nos últimos meses do ano passado. Em dezembro, foram registrados 577.283 desembarques internacionais (voos regulares e não-regulares) - crescimento de 3,84% em relação ao mesmo mês de 2008.
"Mesmo com o cenário difícil da aviação mundial, com muita diminuição de oferta de assentos, o Brasil conseguiu se manter praticamente estável em 2009, melhorando muito a performance a partir de outubro do ano passado e mantendo este desempenho neste início de 2010", disse a presidente da Embratur.
Os dados da Infraero incluem desembarques de brasileiros e estrangeiros residentes e não-residentes no País.

Comentários