Total de visualizações de página

sábado, 26 de dezembro de 2009

O PREMIADO RESTAURANTE PAÇOCA DE PILÃO DA PRAIA DE PIRANGI NO RIO GRANDE DO NORTE OFERECERÁ NOVOS SERVIÇOS NESTE VERÃO


Chega o verão e o premiado restaurante Paçoca de Pilão, em Pirangi, passa a receber uma clientela bem maior, oferecendo por isso novos serviços e programação cultural.
Comemorando o recebimento da 13ª estrela do Guia 4 Rodas e do prêmio de Melhor Restaurante do Litoral Sul, da Veja Natal, Dona Adalva Rodrigues, Giovanni Júnior e Bebeta vibram ainda com a primeira colocação no Festival Gastronômico de Pau dos Ferros e, a participação nos festivais de Martins, Serra de São Bento e da Festa do Boi.
Para este verão foi criado um novo espaço com capacidade para mais 15 mesas (60 pessoas), foi reformado o local dos eventos, com novo piso e palco e, vai ser lançado no primeiro dia de 2010,
o buffet Tentação Regional só com petiscos: buchada, picado, paçoca, carneiro guisado, rabada, linguiça do sertão, alem de outras tentações regionais.
Na programação gastronômica de verão, todas as quintas a noite a Chef Danielle Escócia prepara uma Paella para 4 pessoas e, nas sextas e sábados a noite o Chef Domingos Costa prepara risotos e massas, além do seu delicioso petit gateau.
A programação cultural inclui música ao vivo todas as sextas e sábados e o Espaço Paçoca de Pilão já está recebendo reservas para eventos como comemorações do vestibular, aniversários, shows e festivais;
A grande festa que vai marcar os 20 anos, que ocorrerá no dia 05/02/2010 está sendo formatada em grande estilo.
O serviço de entrega através do telefone funciona atendendo Pirangi do Norte e do Sul, Pium, Cotovelo e Barra de Tabatinga, pelo 3238-2088.

KENOA ECO RESORT É O PRIMEIRO ECO CHIC DESIGN RESORT NO BRASIL



Inspirado nas mais primitivas formas e essências naturais, o Kenoa - Exclusive Beach Spa & Resort abriu suas portas no dia 1 de Dezembro como um projeto com DNA próprio, traduzido através das diversas referências, cores, texturas e aromas que promovem a relação entre o homem, a natureza e os anseios de simplicidade, privacidade, e conforto. Um sítio onde o luxo é definido por sua beleza natural, a apenas 30 km de Maceió, na Barra de São Miguel, o Kenoa Resort é um refúgio distinto que só poucos afortunados podem apreciar, e que o Brasil se orgulha de apresentar. O Kenoa Resort é o primeiro eco chic design resort do Brasil.

AGENDE SEU REVEILLON NO KENOA RESORT



O resort apresenta para o Réveillon uma programação especial e exclusiva, num marco de privacidade e conforto. Desejamos que nossos clientes se sintam como em casa.

Será uma experiência única no KENOA RESORT, cheia de sofisticação e o melhor, de frente a um dos mais paradisíacos destinos do nordeste brasileiro.


PACOTES:
Oferecem pacotes de 4 e 8 noites. TerÃO também a opção de um jantar de Réveillon (31/12) a partir das 20 hs, com um menu degustação, e as 23 hs o Kenoa oferecerá uma festa, que começa com mesa de frios e quentes, canapés, bebidas selecionadas. O resort contará com a presença de uma charuteira baiana da Casa Menendez Amerino, responsável pelas marcas Alonso Menendez, Dona Flor e Aquarius, para oferecer nessa noite muito especial. Também terá fogos de artifício, diversas surpresas, DJ e festa.



Pacotes de Réveillon a partir de R$ 1530 x pessoa x dia (café da manha)

Jantar e festa. R$ 400 (mulher) / R$ 480 (homem).

Festa R$ 280 (mulher) / 350 (homem)

As reservas já podem ser feitas pelo telefone (82) 3272 1285 ou por email info@kenoaresort.com

Site: www.kenoaresort.com

UNP LANÇA CURSOS DE VERÃO


ESTA COLUNISTA CONVIDADA PARA A SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO CURSOS DE VERÃO DA UNIVERSIDADE POTIGUAR UNP EM NATAL DIA 29

PREFEITURA DE EXTREMOZ NO RIO GRANDE DO NORTE INAUGURA TERMINAL TURÍSTICO EM ESTIVAS




Extremoz vai ter um novo espaço de comercialização do artesanato e frutas da região. O Terminal Turístico Feirinha de Estivas será inaugurado neste sábado, 26, às 18h. O terminal está localizado à margem da BR 101, próximo à ponte do Rio Ceará Mirim. O Terminal Turístico tem caráter provisório, mas atende à demanda dos comerciantes da região.

A criação do espaço provisório evita que os feirantes de estivas evita que os feirantes interrompam, durante o período de alta estação, suas atividades, já que o DNTI proibiu a continuação das tradicionais barracas no local onde ancestralmente estavam localizadas. “Essa foi à solução encontrada para atender mais rapidamente às demandas dos comerciantes de Estivas”, disse o prefeito Klauss Rêgo

Memória
No dia 10 de março, 27 feirantes tiveram suas barracas destruídas por uma ação do DNIT - Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes do Rio Grande do Norte. Durante a operação, funcionários do órgão declararam que a Prefeitura de Extremoz já havia sido notificada oito vezes, em 2007, durante a administração do ex-prefeito Enilton Trindade.

Diante do problema, o atual prefeito, Klauss Rêgo, tomou algumas medidas emergenciais. Entre elas, solicitou que a Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social cadastrasse os todos os feirantes e disponibilizasse cesta básica para todas as famílias, que da feira ganhavam seus sustentos, até que o problema fosse solucionado.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MARACAJAÚ NO LITORAL DO RN SERÁ CAPA DO GUIA NATAL 2010




A HOTELEIRA ELIANE PRAÇA AVISA, QUE A PRAIA DE MARACAJAÚ, NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO NORTE, ONDE ELA TEM UM HOTEL, será capa do Guia Natal 2010. Ficamos muito felizes, pois eu mesma sou testemunha que o Guia Natal roda o Brasil
e o mundo com a Emprotur- Empresa Potiguar de Promoção Turística e com o próprio Zé Maria , que é o editor do Guia.

CONVENTION BUREAU DE JOÃO PESSOA FORTALECE RELAÇÃO COM A IMPRENSA PARAIBANA

Responsabilidade, ética e respeito são características fundamentais que resumiram a relação entre o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e a mídia nacional, regional e local. Ao longo de 2009, o volume de matérias nos meios de comunicação impressos e eletrônicos revelam e mostram que o trabalho, atividades e ações do Convention, foram reconhecidos e aprovados pelos jornalistas especializados em turismo do país e da capital. Todas as veiculações foram coordenadas pela Assessoria de Imprensa e a Gerência Executiva da Instituição.

A Diretoria Executiva do Convention Bureau comprometida com o turismo paraibano, aproveita a oportunidade para agradecer o apoio irrestrito e renovar a parceria para 2010.

AQUALÂNDIA FAZ SUCESSO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SANTA CATARINA



Turistas dos vários estados do Brasil e exterior têm movimentado a Barra Sul para se divertirem nos brinquedos do Acqualândia, o primeiro parque aquático inflável do Brasil. Desde o dia 12 de dezembro - em apenas 6 dias de funcionamento -, a diretoria do Acqualândia registrou um número de mais de 1000 visitantes e a expectativa é um aumento significativo de público, principalmente após o Natal.



Instalado no mar da praia central de Balneário Camboriú, na altura da rua 4.600, os brinquedos infláveis de alta resistência e segurança (da empresa alemã Aviva) têm vários graus de dificuldades: apropriados tanto para as crianças, quanto para jovens e adultos. Não é necessário ter experiência, já que o parque conta com equipe de monitores treinados para orientar durante as atividades.



De acordo com os diretores do Acqualândia Thalis Barduzzi Junior e Silvio Luis dos Santos Alves, “além de proporcionar mais uma grande atração à cidade, o parque trouxe maior movimentação turística à Barra Sul e ao comércio dessa região, equilibrando o fluxo da orla marítima”, afirmam.



Os brinquedos estão instalados dentro d´água em uma área de cerca de 250 m2 e fixados com bóias de segurança. Tem capacidade para atender 150 pessoas simultaneamente. O parque já é sucesso em mais de 50 países do mundo e agora no Brasil.



Todo o equipamento utilizado e a dinâmica do parque estão dentro das normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes. A área ocupada pelo parque não interfere na prática de esportes náuticos, conforme determinações da Marinha de SC.



Atrações

Confira os brinquedos do Acqualândia:



Orbits : grande trampolim aquático circular de 7 metros de diâmetro e dois outros menores: um centro de diversão na água. Contam com escadas inoxidáveis para subir de forma fácil e segura. Os trampolins são conectados a peças infláveis chamadas de “moonwalks” que desafiam o equilíbrio e a divertidas quedas na água.

Catapultas: o aventureiro é impulsionado no ar por duas outras pessoas na extremidade oposta.

Iceberg: são 3 paredes (até 4,9 metros de altura) para deslizar com diferentes graus de dificuldade, indicadas desde o aprendiz até o mais experiente. O quarto lado é um muro de escalada. Este brinquedo é instalado em uma profundidade de 2,5 metros.

Rock: é como o “Iceberg” só que indicado para as crianças e mede 1,5 metros de altura.

Saturno: é o primeiro planeta inflável para a água. Através do impulso do movimento do corpo, os brinquedos giram (360º) e a sensação é de estar flutuando no espaço.

Totter: é como se fossem gangorras na água. Só que nesse brinquedo, o desafio maior é permanecer em cima delas sem cair na água.

Voley, pólo e caiaque: esportes praticados dentro d´água com uma estrutura totalmente inflável.



Para crianças

No Acqualândia, também há uma área destinada para as crianças com todos os brinquedos acima citados em menores proporções, além de outros como: cavalinho, bóias, pula-pulas, pranchas de surfe infláveis e até pedalinhos.



Serviço:

O que: Acqualândia – o primeiro parque inflável do Brasil

Onde fica: na altura da rua 4.600, Barra Sul, em Balneário Camboriú, SC

Funcionamento: diariamente, das 9h às 19h.

Preço: R$ 20, Uma hora. Passaporte para o dia inteiro: R$ 90,00

Informações e compra de passaportes: (0**47) 3263-0103 ou 9931 7057 (telefone provisório) ou através do e-mail: acqualandia@acqualandia.com.br, site www.acqualandia.com.br.

_________________________________________

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PROJETO PASSAPORTE VERÃO DE NATAL É LANÇADO

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS
Os turistas que escolherem Natal para as deliciais das suas férias neste verão, terão mais um motivo para se sentirem satisfeitos e felizes durante a estada em terras potiguares. O Passaporte Verão, importante documento que identifica o turista na capital do Rio grande do Norte e que entre outras vantagens, dará descontos especiais, exclusivos e diferenciados em centenas de estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings, restaurantes, bares, casas noturnas, lanchonetes, farmácias, táxis, locadoras de veículos e etc.

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS II
O projeto é uma salutar iniciativa da Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), em parceria com a Fecomercio, CDL/Natal, ABIH/RN, ABAV/RN, ABRASEL/RN, e o SHRBS/RN, entre outras instituições. O objetivo é não somente atrair os turistas, mas dispensar a eles a excelência do melhor atendimento.

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS III
Para obter o Passaporte Verão o turista deverá se dirigir ao Box de Informações Turísticas no Aeroporto Internacional de Natal “Augusto Severo”, nas recepções dos hotéis e pousadas conveniados, e nos estantes do Festival de Verão de Natal instalados nos shoppings Midway Mall, Natal Shopping e Praia Shopping; nesses locais serão distribuídos o Passaporte Verão de Natal, além de informações adicionais solicitadas pelos turistas.

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS IV
Junto com o Passaporte Verão que servirá de referência durante a estada em Natal, o turista também receberá um guia de eventos, produtos e serviços, com a programação cultural e esportiva, relação dos estabelecimentos credenciados, com seus endereços, constando os descontos ofertados e adquirir os produtos necessários contendo a sinalização dos respectivos descontos.

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS V
Na produtiva reunião realizada no gabinete da Secretaria de Turismo de Natal, presidida pelo secretário Soares Junior, as presenças das principais lideranças empresariais de Natal, entre elas Paulo César Távora Galindo ( Sindicato de Hotelaria Bares e Restaurantes do RN), Enrico Fermi Torquato (Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria – Abih/RN), Ana Carolina Costa (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens – Abav/RN), Rogério Fernandes ( Fecomércio – CDJ/Natal), Celso Cruz (Associação Brasileira das Empresas de Bares e Restaurantes - Abrasel/RN), Liszt Madruga (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Abrajet/RN), além de Igor Ribeiro Dantas e Toinho Silveira.

PASSAPORTE VERÃO PARA TURISTAS VI
O secretário Soares Júnior lembra que as empresas que ainda não se inscreveram no projeto Passaporte Verão de Natal, tem o prazo de inscrição até o dia 31 deste mês, podendo seu proprietário se dirigir a Seturde, na Avenida Presidente Café Filho, 746, Praia do Meio. Telefones 84-32329062, 9064. 9067, 9065. 9075.

MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA SITE VIAJE LEGAL

Já está no ar o hotsite Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br), uma iniciativa do Ministério do Turismo para ajudar os turistas a se programarem para as férias, evitar imprevistos e orientá-los antes, durante e depois das viagens. O acesso ao site também pode ser feito por meio da página do Ministério do Turismo na internet (www.turismo.gov.br).

O novo site é dividido em tópicos: transporte, passagem, bagagem, hospedagem, agências e guias de turismo, locação de veículos e cuidados com a saúde e traz diversas informações úteis para os turistas.

A iniciativa do Ministério do Turismo também vai permitir a troca de impressões entre os turistas por meio das redes sociais, uma fonte de consulta que ganha cada vez mais crédito entre os viajantes na hora de se decidir por um produto, serviço ou destino turístico.

MTur recomenda consulta ao Cadastur na hora da escolher prestadores de serviços turísticos

O MTur recomenda aos consumidores que consultem o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (Cadastur) na hora da escolher seu prestador de serviços turísticos.

Atualmente, o sistema conta com 37 mil cadastrados entre pessoas físicas e jurídicas. Meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos devem se cadastrar obrigatoriamente no sistema do Ministério do Turismo desde 2008, quando foi sancionada a Lei do Turismo (11.771). O objetivo é garantir mais segurança e tranquilidade ao turista na hora de contratar um serviço turístico.

As consultas e o cadastro podem ser feitos pelo endereço www.cadastur.turismo.gov.br.

Turismo Naútico em debate

No dia 17 de dezembro, em Salvador (BA), foi lançado o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Turismo Náutico na Baia de Todos os Santos. Fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo e Setur (BA), o plano trata, entre outros, do mapeamento e análise do potencial de desenvolvimento do turismo náutico local, diagnóstico da situação atual e planejamento de ações.

Já no dia 18 de dezembro ocorreu a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Náutico, que discutiu a estruturação do segmento. O GT tem como objetivo traçar uma política de gerenciamento do setor, definindo estratégias de gestão, investimentos e capacitação.

Santarém recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas

No dia 13 de dezembro foi a vez de Santarém (PA) receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, do Ministério do Turismo (MTur). Gestores públicos e representantes de entidades da região ligadas ao turismo discutiram os resultados da primeira etapa do projeto, que está preparando os municípios de Santarém e Belterra (PA) para se tornarem destinos modelo em Ecoturismo.

Foi apresentado um estudo de caso do projeto, que foi desenvolvido nos municípios paraenses em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Na ocasião, Lençóis (BA), destino referência em Turismo de Aventura, e Paraty (RJ), modelo em Turismo Cultural, apresentaram suas experiências.

Municípios fluminenses terão diagnóstico de competitividade turística

No dia 16 de dezembro o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, assinaram no Rio de Janeiro um acordo de cooperação técnica para a realização de Estudo de Competitividade Turística em nove municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer o nível de preparação e o grau de desenvolvimento turístico das cidades por meio de um levantamento de quesitos referentes à atividade turística como oferta de meios de hospedagem, gastronomia, infraestrutura, acesso e atrativos turísticos.

O diagnóstico seguirá a mesma metodologia do Estudo de Competitividade Turística dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional Brasileiro realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

GT de Turismo Rodoviário realiza primeira reunião

No dia 11 de dezembro representantes do Ministério do Turismo (MTur), ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Trabalho e Emprego (MDE) e da Justiça (MJ), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participaram da 1ª reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Rodoviário. Durante a reunião, foram apresentados os principais entraves que são enfrentados pelos órgãos componentes do grupo.

O objetivo do GT é desenvolver uma política clara e consciente, que permita o gerenciamento eficiente do transporte turístico terrestre no Brasil. O GT também discutirá a criação de um selo, que será fixado em todos os transportadores turísticos, ajudando os agentes fiscalizadores na verificação da regularidade do veículo.

A próxima reunião está marcada para o dia 25 de janeiro de 2010.

MTur inicia mobilização para o Salão do Turismo 2010

No dia 08 de dezembro foi realizada reunião dos interlocutores estaduais do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em Brasília, dando início à mobilização para a 5ª edição do evento, que em 2010 será de 26 a 30 de maio no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). Para o ano que vem o evento será antecipado de junho para maio, permitindo aos consumidores programar e comprar suas viagens inclusive para as férias de julho.

O Salão, promovido pelo Ministério do Turismo, é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros desenvolvidos segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

O evento reúne empresas do setor, representações das Unidades da Federação e de organizações comunitárias, que apresentam ao público seus serviços e produtos. Também representa uma oportunidade para que o visitante entre em contato com mostras representativas do artesanato, gastronomia, folclores e outras manifestações da cultura das diversas regiões do país.

MTur promove Seminário de Multiplicação de Boas Práticas em Brasília

No dia 10 de dezembro o MTur promoveu o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos” em Brasília. O objetivo foi discutir os resultados do projeto na Capital Federal, que está sendo preparada para ser referência em Turismo Cinematográfico.

O seminário reuniu representantes do MTur, da Brasiliatur, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, da iniciativa privada e do terceiro setor. A base dos debates foi o livro “Brasília Cinematográfica”, um dos frutos da primeira fase do projeto. O documento tem a missão de ser utilizado como um modelo aplicável à realidade de uma região no território nacional que no futuro possa ser exportado para outros estados.

A escolha de Brasília como cidade referência em cinema levou em consideração sua vocação natural para a prestação de serviços, a proximidade com o Governo Federal e com entidades setoriais e, principalmente, por ter as características necessárias para se tornar um ambiente de criação.

No segundo dia do seminário, Socorro, município paulista que está sendo preparado para ser modelo em Turismo de Aventura Especial, e Paraty (RJ), que deverá ser referência em Turismo Cultural, apresentaram suas experiências. Os participantes puderam conhecer os resultados do projeto nestes destinos, como o material de promoção da cidade fluminense (site, DVD e mapa) e a cartilha “Turismo Acessível”, lançada no dia 07 de dezembro em Brasília, e que foi elaborada por meio de uma parceria entre o MTur, a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e a Prefeitura Municipal de Socorro.

O projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos” é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceira com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), e pretende estruturar dez destinos turísticos com padrão internacional.

Brasil participa da Expo Xangai em 2010

No dia 08 de dezembro os interlocutores estaduais do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), conheceram a proposta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para o pavilhão brasileiro na Expo Xangai 2010, que acontecerá entre 1º de maio e 31 de outubro de 2010, na China.

A feira internacional já conta com 192 países confirmados e contará com uma área superior a 5 km², sendo que dois mil metros quadrados pertencerão ao pavilhão do Brasil. O Bureau Internacional de Exposições (BIE), organizador da exposição, estima que mais de 70 milhões de pessoas visitem o local. O tema principal é “Cidade melhor, vida melhor” (Better city, better life).

Com o tema “Cidades Pulsantes”, o pavilhão do Brasil, que tem apoio do MTur, apresentará a diversidade humana e cultural dos municípios brasileiros, a economia do país e os principais avanços do Brasil na área de sustentabilidade, inclusão social e política. As cidades sede da Copa do Mundo de 2014 também terão destaque.

Para saber mais sobre a participação brasileira na Expo Xangai 2010, acesse www.expo2010brasil.com.br.

Os municípios interessados em participar devem manifestar interesse até 20 de janeiro de 2010, enviando e-mail para expo2010.brasil@apexbrasil.com.br ou expoxangai@cbvb.org.br.

MTur lança Estudo de Competitividade dos 65 destinos - Relatório Brasil 2009

O MTur apresentou no dia 8 de dezembro, em Brasília, os resultados do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009, iniciativa do MTur e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo aponta que os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas no país.

O documento apura as médias do Brasil, das capitais e dos demais municípios que compõem os 65 destinos trabalhados pelo MTur para atingir o padrão internacional de qualidade e avalia a evolução das capitais e municípios turísticos em quesitos como infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, políticas públicas e sustentabilidade a partir de comparação com o relatório de 2008.

As capitais apresentaram os melhores resultados na comparação com a pesquisa divulgada em 2008. Em uma escala de 1 a 5, que mede o desempenho da localidade em cada uma das 13 dimensões pesquisadas com notas de 0 a 100, saltaram do nível 3 para o 4. Ou seja, atingiram “as condições adequadas para a atividade turística considerando o padrão mínimo de qualidade”. A média nacional e das “não capitais” mantiveram-se no nível 3 ou “em condição regularmente satisfatória”.

Municípios de todas as regiões do país, incluindo as 27 capitais, apresentaram melhorias na maioria dos quesitos avaliados. Houve queda em monitoramento e manutenção do mesmo indicador do ano passado em aspectos culturais. As demais dimensões são: Infraesturura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, e Aspectos Ambientais.

Mais resultados podem ser verificados na página do MTur: www.turimo.gov.br. O documento na íntegra pode ser acessado em http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/00estudos_indutores.html

Ministério do Turismo promove 2º Encontro Nacional de Segmentação

No dia 07 de dezembro o Ministério do Turismo (MTur) promoveu, em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Segmentação, que teve como objetivo propor soluções para os principais entraves do desenvolvimento dos segmentos turísticos no Brasil.

O MTur apresentou a matriz situacional dos segmentos turísticos, um relatório que aponta os entraves e soluções para o desenvolvimento e a estruturação de oito segmentos turísticos e entregou às instituições parceiras documentos com as ações que poderão ser realizadas para solucionar os entraves identificados.

No evento, que teve entre os temas apresentados as boas práticas de turismo adotadas em Portugal, foi lançada a cartilha “Turismo Acessível”, um manual que reúne informações sobre a legislação e direitos da pessoa com deficiência, além de normas técnicas e orientações para promoção da acessibilidade em estabelecimentos turísticos.

2ª teleconferência do Curso de Segmentação debate

Inovação de Produtos Turísticos

No dia 03 de dezembro foi realizada a 2ª teleconferência do Curso de Segmentação do Turismo, que apresentou temas como a relação entre teoria e prática para inovação de produtos turísticos, metodologias para melhorias no posicionamento e comercialização dos produtos, os resultados da pesquisa “Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro” e estratégias de marketing para ações de promoção e comercialização.

O Curso de Educação a Distância de Segmentação do Turismo, encerrado em 13 de dezembro, foi oferecido a duas mil pessoas. Resultado de uma parceria com a Fundação de Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), entidade vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o terceiro curso do Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo do MTur é uma das estratégias do Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos.

uma LEMBRANÇA DO PRESS TRIP CRISTINA LIRA E TRIP LINHAS AÉREAS PARA FERNANDO DE NORONHA EM MAIO DESTE ANO.. NA FOTO O GRUPO: JORNALISTAS DE PORTUGAL, NATAL E RIO

UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010 PARA OS QUE FAZEM A GATOS DE RUA,, CRISTINA GRAHAM, NUNO VERISSIMO E COMPANHIA LIMITADA...A ELES TUDO DE BOM

EQUIPE SERHS, VALERIA MORENO, MARIANA MELO E DORINHA NASCIMENTO

EM CUIABÁ COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE TURISMO DE PORTUGAL, SALVADOR DIAS

COM OS AMIGOS ABRAJETIANOS EM CUIABÁ

AOS QUERIDOS VERONA MOURA DO SITE CHRYSTIAN DE SABOYA E O COMANDANTE VITOR DO SITE BOB FLASH UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010

ENRICO E PAULA CARIANI DO MIRADOR FLAT EM NATAL COM O ATOR FÁBIO MORAIS

UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA O MEU AMIGO HÉLIO CAVALCANTI

as AMIGAS JORNALISTAS MICHELLE RINCON E ILANA ALBUQUERQUE COM O DIRETOR GERAL DO SERHS NATAL GRAND HOTEL, JAN VON BAHR

ENTRE TANTAS HOMENAGENS MAIS MENSAGENS DE BOAS FESTAS

Chegando mensagens de boas festas : da Priscila de Caires, assessora de imprensa e relações públicas da MSC Cruzeiros, Antonio Sabino, gerente geral do Nordeste da TAP linhas aereas , Atlantida Park hotel,Fecomércio-RN,da amiga Fausta de Paula que está na Itália,da Marina de Natal, do sueco Olle Bjorn,da Claudia do Report América.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


UMA HOMENAGEM AO CASAL ADILSON E MARIANA MELO , ELE GERENTE DE ALIMENTOS E BEBIDAS DO SERHS, E ELA DIRETORA DE VENDAS DO GRUPO SERHS
UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010

O DIRETOR GERAL DO SERHS NATAL GRAND HOTEL, JAN BAHR, O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, AUGUSTO CARLOS VIVEIROS, E MAIS O CONSULTOR PAULO GAUDENZI E O SECRETÁRIO DE TURISMO DE NATAL, FRANCISCO SOARES JUNIOR ,SENDO RECEBIDOS NO SERHS PARA UM CAFE DA MANHÃ

OLA BIRGERSSON, O PRESIDENTE DA EMPROTUR, CLAUDIO PORPINO, ROMAN EDER E GASPAR NASCIMENTO NO MUNDIAL DE KITESURF

AO CASAL DE SUECOS, OLA E SUA ESPOSA TERESE QUE APOSTARAM EM BARRA DO CUNHAÚ E NO KITESURF E CONSTRUIRAM O BLUE DREAM RESORT...UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010. O REVEILLON DO BLUE DREAM PROMETE AGITAR O LITORAL SUL, ESTAREI LÁ REGISTRANDO CADA MINUTO E SEGUNDO.

UM QUINTETO PARA LÁ DE IMPORTANTE , O CONSULTOR RAIMUNDO PERES, O SECRETÁRIO DE TURISMO DE EXTREMOZ, FERNANDO BEZERRIL E RECENTE ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR DO NATAL CONVENTION, O CONSULTOR PAULO GAUDENZI , O EMPRESÁRIO GEORGE COSTA DA LUCK E RECENTE ELEITO PRESIDENTE DO NATAL CONVENTION BUREAU E MAIS O SECRETÁRIO DE TURISMO DE NATAL, FRANCISCO SOARES DE LIMA JUNIOR.
A TODOS UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010

PALESTRANDO SOBRE DIVULGAÇÃO DO TURISMO ACESSIVEL NO II CONGRESSO DE TURISMO MUITO ESPECIAL DE PERNAMBUCO

UMA LEMBRANÇA INESQUECIVEL A BORDO DO NAVIO MSC MELODY , NA FOTO COM MICHELE CAFIERO, GERENTE DE RELACIONAMENTO JUNTO COM O GRUPO DE JORNALISTAS CONVIDADOS, CONTANDO COMIGO E MAIS JULIANNA, ALEXANDRE, MARTA E SILVIA, UM GRUPO QUE MARCOU E DEIXOU SAUDADES...

UMA HOMENAGEM A PRESIDENTE DA ABAV-RN, ANA CAROLINA COSTA, AO NOVO DIRETOR DE EVENTOS, CARLOS MAIA E AO PRESIDENTE DO SINDETUR-RN, NILO MACHADO.
UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2010

UMA HOMENAGEM A GEORGE GOSSON, COLIN POWEL E CANINDÉ GOSSON, HOTELEIROS BRASILEIROS HOMENAGEADOS NOS ESTADOS UNIDOS..
UM FELIZ NATAL

RÚBIA DO NATAL CONVENTION, DR ALVARO COSTA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO NORTE E O CONSULTOR RAIMUNDO PERES -TEMPO DO PROGRAMA NATAL CIDADE EVENTOS
UM FELIZ NATAL PARA TODOS ELES

UMA HOMENAGEM AOS QUE FORAM NOTICIAS EM 2009


UM FELIZ NATAL PARA A VEREADORA DE NATAL ,JULIA ARRUDA

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PROMOVE ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO COM A IMPRENSA DE NATAL

A Comunicação Empresarial realizou nesta terça-feira (22), pelo nono ano consecutivo, seu almoço de confraternização com a imprensa de Natal, quando foram sorteadas passagens aéreas oferecidas pela Tam e Webjet, assim como brindes ofertados pelo Shopping Cidade Jardim. Cerca de 60 jornalistas estiveram presentes ao evento, que se realizou durante almoço no Real Botequim, no Cidade Jardim.
Os vencedores das passagens aéreas da Tam Viagens, com direito a acompanhante, foram Hélio Cavacanti (site Destino do Sol), para qualquer lugar do Brasil; e Liszt Madruga (O Mossoroense), para Salvador. As passagens da Webjet para o Rio de Janeiro foram sorteadas para Taciana Chiquetti (O Jornal de Hoje) e Amaury Jr (Correio da Tarde).
Os contemplados com uísque Green Label (selo 15 anos da John Walker) e vinho Casa Valduga (Pinot Noir com Shiraz), oferecidos pelo Shopping Cidade Jardim, foram Renata Moura (Tribuna do Norte), Osair Vasconcelos (TV Bandeirantes) e Isaac Ribeiro (Tribuna do Norte). Todos os jornalistas presentes ganharam agendas do Shopping Cidade Jardim.

MAIS E MAIS MENSAGENS DE BOAS FESTAS

Recebendo inumeras mensagens de boas festas: da WB investimentos, do jornalista Diego Negrellos, do deputado federal, Henrique Alves, da RR advocacia assessoria e consultoria, do jornalista e advogado Igor Ribeiro Dantas,da prefeitura de Olinda, do presidente da Potigás, Nelson Freire, do jornalista Alan Oliveira, diretor da Fácil Comunicação bem como da Rafaela Azevedo, revista Deguste e Fácil Comunicação, A Press Assessoria de Comunicação, Webjet linhas aéreas,da CI intercambio, da Letra A Comunicação,Antonio Neto e equipe da Foco operadora,do hotel Recanto da Serra de Gramado(RS),da prima Vania Serra da Alemanha,Deyse do Banco do Nordeste.

MAIS MENSAGENS DE BOAS FESTAS

Ainda do meu amigo médico Tarcisio Gurgel, do presidente da Associação das hospedarias domciliares de Fernando de Noronha, João Maria de Melo, do amigo portugues Rui Pedro Neves, do presidente da Associação de jornalistas de turismo de Portugal, Salvador Dias,da executiva Rosangela Moreno que agora está em Natal,da Rota Comunicação, entre outros.

MENSAGENS DE BOAS FESTAS

Agradeço as mensagens de boas festas do:vereador Lopes Jr de Natal, do empresário Haroldo Azevedo e familia,do diretor da rede Bandeirantes em Natal, Djalma Correa, da escola de hotelaria Casteli de Canela,do jornalista Paulo Araújo , diretor da TV Ponta Negra-SBT-Natal,ABAV-RN, do presidente da ABAV nacional, KaKÁ,da gerente de operações internacionais da Emprotur, Gina Robinson, Tania Lopes e familia, Wilza Toscano e familia de Brasilia, do diretor geral do Serhs Natal Grand hotel, Jan Bahr,do jornalista Minervino Wanderley,Vitória Régia operadora, do diretor financeiro da ABAV nacional, Salvatore Saladino,da Sunlinetur,da Assessoria de Comunicação da Embratur,Signorini Filho da embaixada do Brasil na Noruega,da jornalista de Portugal Maria João Pavão, do diretor de comunicação da TAP em Portugal, Antonio Monteiro,da Iberostar hotels e resorts,Jorge Amado do grupo Eurosol, Anderson Almeida da CVC Natal.

MENSAGEM DE FIM DE ANO DO PRESIDENTE DO CONVENTION BUREAU DE JOÃO PESSOA




É com imensa satisfação que chegamos a mais um final de ano com muitos motivos para comemorar. O ano de 2009 foi marcado pelos avanços e inúmeras conquistas. Sempre contando com seu efetivo apoio e parceria nos trabalhos desenvolvidos pela nossa eficiente Diretoria e Equipe Operacional do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, encaminho humildemente nossos mais sinceros agradecimentos pela sua habitual atenção e compromisso em nossas ações compartilhadas.

Conte sempre conosco para qualquer tipo de ação ligada ao nosso desenvolvimento. Precisamos cada vez mais de união e participação integrada para vencermos os desafios e gargalos, valorizando os diversos elementos que conferem identidade a nossa cidade, lutando sempre por novos eventos, aumento de número de vôos, infra-estrutura urbana e pela qualidade dos serviços turísticos oferecidos.

A perspectiva para 2010 e para a nova presidente eleita, a companheira Elizia Lopes é fundamentalmente junto com seus auxiliares e a nossa Gerência Executiva, aumentar ainda mais a geração de oportunidades e fluxo de negócios e visitantes, potencializando as nossas empresas associadas e implantar novos projetos que consolidem o Convention no seio do Marketing de Destinos.

Portanto, com o sentimento de dever cumprido e sabendo que há muito que fazer e melhorar, desejo em nome de nossa Diretoria e equipe operacional, um 2010 repleto de bons negócios e realizações.

Gustavo André de Carvalho Garcia
Presidente

REDE INTERCITY DE HOTÉIS EXPANDE ATUAÇÃO NO NORDESTE COM O NOVO INTERCITY PREMIUM JOÃO PESSOA, EM MANAÍRA

Com a inauguração, em janeiro de 2010, do Hotel InterCity Premium João Pessoa (146 amplos apartamentos, a beira mar, na Praia de Manaíra), a expectativa da Rede é incrementar em 10% os negócios, que contam com 14 empreendimentos em seis estados brasileiros e faturamento médio de 60 milhões de reais/ano, para uma ocupação de 70%, aproximadamente.

A escolha de João Pessoa se deu, devido à sua beleza, segurança e proximidade de locais de interesse do mercado nacional. A duplicação da BR-101, principal estrada da região tanto no sentido de Natal quanto de Recife, tornará João Pessoa local estrategicamente interessante para quem circula na área. Além de ser um importante pólo comercial, de serviços e industrial, com empresas de diversos segmentos, as principais universidades e hospitais da Paraíba, como analisa o Gerente de Novos Negócios da Rede InterCity, Sérgio Bueno.

Para gerenciar Hotel InterCity Premium João Pessoa, a rede anuncia a chegada do executivo Marcelo Pretti, vindo de São Paulo com a experiências em empresas de grande expressão no mercado hoteleiro e capacitação em Gestão Executiva em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi e em mais de 13 cursos de aperfeiçoamento e especialização - entre eles Qualidade no Atendimento Hoteleiro pela UNA e Gerenciamento de Clientes pela ESPM.





SOBRE A REDE INTERCITY DE HOTÉIS

Criada em 1999, no Rio Grande do Sul, pelo então jovem empreendedor de 33 anos Alexandre Gehlen, a InterCity é uma das principais redes hoteleiras do Brasil, com uma das mais expressivas taxas de ocupação do mercado. As 14 unidades, nas categorias Express (dinâmica, objetiva e direcionada a pessoas que vivem a pressa do mundo dos negócios); Premium (focalizada em executivos que intercalam trabalho e lazer em suas viagens); e Membership (com características exclusivas, atende um público que demanda estadias mais longas), estão estrategicamente localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Florianópolis, Caxias do Sul, Jundiaí, Gravataí, Gramado, Natal e Fortaleza.

Focada principalmente no público, formado por empresários e executivos, com faixa etária entre 35 e 55 anos, que busca qualidade e agilidade nos serviços, a InterCity tem como filosofia facilitar a vida dos seus hóspedes. Para tal, investiu mais de 7 milhões em tecnologia para aprimorar o sistema de gestão integrada, baseado nos princípios da governança corporativa e trabalha com o conceito de hotelaria inteligente, serviços rápidos e de qualidade, oferecendo uma gama de diferenciais competitivos que incluem café da manhã, internet banda larga em todos os apartamentos, internet sem fio nas áreas comuns, business center e check-out inteligente sem filas e com maior comodidade, todos inclusos na diária, ou seja, sem nenhum custo adicional para o cliente.

Desde 2008, a Rede InterCity está investindo fortemente no Nordeste brasileiro. Com respaldo no crescente fluxo de viajantes, de investimentos e diversificação da indústria e dos serviços na região, a primeira contemplada foi Natal (2008), seguida de Fortaleza (2009), João Pessoa (2010) e a seguir, Salvador.

A expectativa da empresa é fechar 2009 com crescimento de 5% no faturamento, em comparação a 2008, quando faturou R$ 55 milhões para uma ocupação média de 73%.

PRAIA DE MARACAJAÚ NO RIO GRANDE DO NORTE SERÁ CAPA DO GUIA NATAL 2010


ELIANE PRAÇA HOTELEIRA DE MARACAJAÚ, MANDA A SEGUINTE MENSAGEM:

Maracajaú será capa do Guia Natal 2010. Ficamos muito felizes, pois eu mesma sou testemunha que o Guia Natal roda o Brasil e o mundo com a Emprotur- Empresa Potiguar de Promoção Turística e com o próprio Zé Maria , que é o editor do Guia.

PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DE EVENTOS EM NATAL SERÃO INTENSIFICADOS EM 2010






A partir de 2010, Natal terá a promoção e divulgação do turismo de eventos amplamente intensificada. O compromisso foi firmado durante a noite desta terça-feira (22) entre a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Secretaria Municipal de Turismo e o Natal Convention Bureau para apoiar ações de captação de congressos e eventos. Os recursos foram ampliados na ordem de R$ 170 mil. Na ocasião, o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, afirmou que a Empresa tem o compromisso de investir na captação de eventos para o RN. “A Emprotur está de portas abertas para o diálogo e para os investimentos que se referem ao turismo”, ratificou Cláudio Porpino.

SEBRAE-RN PROMOVE CERIMÔNIA DE ENTREGA DO TÍTULO DO PROGRAMA TURISMO MELHOR ÀS EMPRESAS DO SEGMENTO DE HOTEIS, POUSADAS E RESTAURANTES

Oferecer serviços de qualidade, sobretudo no atendimento aos clientes, é condição indispensável às empresas que pretendem se destacar neste segmento que movimenta milhões de dólares em todo o País. O programa do Sebrae Turismo Melhor chega ao sexto ano de atividades no Rio Grande do Norte. Na quinta-feira (17/12/2009), foi realizada a cerimônia de outorga do título do Programa Turismo Melhor à empresas do segmento de hotéis, pousadas, restaurantes e bares.
Neste ano receberam certificados e placas do Turismo Melhor as empresas Pousada Casa de Taipa, Pousada Só Alegria, Pousada Mar de Estrelas e Pousada dos Ponteiros, localizadas no município de São Miguel do Gostoso. A Pousada Bella Vista de Currais Novos é a primeira do Seridó a entrar no programa, e o Bristol Thermas Hotel e Resort de Mossoró renova o título pela quarta vez. Em Natal recebeu o reconhecimento o Porto Suítes Natal Hotel.
Coordenado pela equipe de turismo da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, o programa atendeu a 22 empresas este ano, que passaram por uma avaliação com a finalidade de diagnosticar os pontos fortes e as necessidades de melhoria de cada uma.
Critérios como saúde e segurança ocupacional, responsabilidade ambiental e social, gestão organizacional (processos, pessoal, capacitação organizacional), acessibilidade e segurança alimentar foram levados em consideração pelos avaliadores.
Segundo a gestora do Turismo Melhor no Rio Grande do Norte, Sergina Fernandes, o programa se renova continuamente e estimula a inovação como forma de melhorar a qualidade dos serviços e produtos das empresas participantes. O selo garante um diferencial competitivo, além de reconhecer a qualidade no atendimento e a responsabilidade social das empresas.
“Vinte e cinco empresas já receberam o selo e muitas outras foram beneficiadas pelo diagnóstico e ações do programa. Entre as inovações deste ano estão a adequação dos informativos dos hotéis e pousadas e cardápios para o sistema braile”, informa Sergina Fernandes.

REVEILLON NA PAULISTA DEVERÁ RECEBER 105 MIL TURISTAS

Dos mais de 2 milhões de pessoas que devem comparecer ao Réveillon na Paulista durante toda a noite, aproximadamente 105 mil serão turistas, segundo estimativa do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo. São visitantes que vêm por questões de negócios ou lazer, e que aproveitarão para vivenciar uma virada de ano cosmopolita, tecnológica e emocionante. A realização da Corrida de São Silvestre e as diversas opções de compras e passeios na época de Natal também são outros fatores que motivam o comparecimento de turistas ao evento. Além disso, muitas famílias que estão na cidade para passar as festas de final de ano com seus parentes buscam uma forma segura e animada de comemorar o réveillon e encontram na Avenida Paulista o lugar ideal. "O Réveillon na Paulista, um dos maiores do país, é uma grande festa da cidade que também já atrai muitos turistas e movimenta a economia do município, gerando empregos e arrecadação de ISS", afirma o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho. A expectativa é que estes visitantes deixem na cidade algo em torno de R$ 52 milhões. Muitos deles, além destes gastos, hospedam-se na capital paulista, elevando o faturamento das redes hoteleiras da cidade nesse período. A taxa de ocupação dos hotéis na região da Avenida Paulista deve ultrapassar 70%. Isso é prova de que o evento já está consolidado como produto turístico importante para a cidade.

RIO QUENTE RESORTS AMPLIA ATUAÇÃO EM MG E RJ

O Rio Quente Resorts amplia atuação nos mercados de Minas Gerais e Rio de Janeiro para intensificar relacionamento com os agentes de viagem. Agora, agências dos dois estados têm à disposição todos os canais de venda diretas e online do maior complexo turístico e de lazer do País.



Os atendimentos serão feitos por telefones exclusivos, respectivamente (31) 3515-5600 e (21) 3512-0909. "A novidade vai ao encontro da nossa estratégia para 2010, que prevê mais contato com estes profissionais por meio de visitas, workshops e famturs", declara o diretor de marketing Manoel Carlos Cardoso.



Pacotes para grupos, preços especiais e fretamentos pela Azul Linhas Aéreas, com saídas das capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro, estão entre os atrativos.



Sobre o Rio Quente Resorts



O Rio Quente Resorts é um verdadeiro paraíso ecológico localizado no município de Rio Quente, interior de Goiás. Inserido em uma área com fauna e flora exuberantes e clima quente o ano todo, o destination resort oferece praia, campo e parque em um único endereço com excelentes opções de hospedagem. Considerado pela nona vez consecutiva o Melhor Resort de Campo do Brasil pela revista Viagem & Turismo, recebe por ano mais de um milhão de pessoas que relaxam e se divertem. O complexo oferece além do Parque das Fontes - com oito piscinas de águas quentes correntes, duchas, ofurôs e saunas naturais, bares molhados, restaurantes, shows todas as noites, o Hot Park, o maior parque aquático da América do Sul, com seus toboáguas, rio com corredeiras e cascatas, tirolesa, rapel, mergulho ecológico, o Bird Land - Terra dos Pássaros e, a Praia do Cerrado, a maior praia de águas quentes correntes do mundo. Com atividades para famílias e pessoas de todas as idades, possui atividades esportivas, de lazer e relaxamento nas 24 horas do dia.



Informações e reservas: MG (31) 3515-5600

e RJ (21) 3512-0909

TELTUR VIAGENS E TURISMO DE NATAL PROMOVE EXCURSÃO A MACEIÓ NO CARNAVAL

1º Dia 13.02.10 (Sábado )
Saída da Teltur as 06:00h com destino a Maceió, com parada para almoço em Ipojuca-PE restaurante Delicias do Porto Self Service ( Opcional ) Após Almoço seguiremos viagem previsão de chegada as 15:00h acomodação no Hotel, Noite passeio no calçadão com feirinha de artesanato.Sugerimos também a Barraca Imperador do Camarão.
2º Dia / 14.02.10 (( Domingo )
Às 09:00h saída para Praia do Francês (almoço opcional ) tarde retorno para Hotel Noite passeio ao Shopping Center encerraremos a noitada na Barraca Camarão Pimenta.
3º Dia / 15.02.10 ( Segunda Feira )
Manhã livre, 13:00h saída para almoço( opcional ) em seguida city tour conhecendo os pontos turístico da cidade. Noite programação de Carnaval a combinar com o guia local.
4º Dia / 16.02.10 ( Terça feira Feira )
Saída do hotel as 09:00h para passeio de escuna pela lagoa de Mandaú ( opcional ) em seguida visitaremos a praia de Barra de São Miguel, tarde livre noite programação a combinar
5º Dia / 17.02.10 ( Quarta Feira )
Manhã livre, 10:00h enceramento de extras, 11:00h iniciamos nossa viagem de retorno a Natal parada de almoço na viagem ( opcional ) faremos paradas técnicas em Recife-PE e Mamanguape-PB
NOSSA EXCURSÃO INCLUI:
* Ônibus de turismo com ar-condicionado, tv, vídeo, som ambiente, frigobar, toalete e microfone.* Serviço a bordo durante a viagem na ida e na volta com água mineral, refrigerantes, sanduíches, salgados e biscoitos.* Hospedagem no Hotel Radisson Hotel Maceió ***** www.atlanticahotels.com.br* quatro diárias com café da manhã. *Acomodação em apto Dbl ou Tpl. * Guia Embratur acompanhante. *Traslados para todos os passeio citados * Kit de Viagem TELTUR.
NOSSA EXCURSÃO NÃO INCLUI :
*Despesas extras de carater pessoal, * Bebidas em geral. * Passeio de Escuna e opcionais *Ingressos, entradas e taxas de parques museu, exposições, * Couver artístico, *Cobertura de acidentes, roubos e tudo mais que não estiver expressamente incluído em NOSSA EXCURSÃO INCLUI.
VALOR DA EXCURSÃO POR PESSOA
Acomodação 1 + 3 A Vista
Apto Triplo R$ 277,00 1.100,00
Apto Duplo R$ 316,00 1.255,00

Teltur Viagens e Turismo
R- Cel. Costa Pinheiro, 1261 Tirol Natal-RN Abav/RN 131 Embratur 05.204.00.41.7
Tel. ( 84 ) 3222-0458 /3221-5696 www.telturturismo.com.br
Teltur é boa viagem, desde 1987 realizando Sonhos

ENCONTRO NACIONAL DE CAVALO MARINHO E FESTA DE REIS

O Encontro Nacional de Cavalo Marinho e Festa de Reis, em sua 15ª edição, presta uma justa homenagem ao mais ilustre mestre do folguedo pernambucano: Manoel Salustiano Soares, o saudoso Mestre Salu . Para a festa, foram convidados todos os grupos em atividade no Estado, como o Boi Pintado, de Aliança; e o Boi Estrela de Ouro, de Condado, além de pastoris e cirandas. O Cavalo Marinho Boi de Ouro, da Paraíba, também participará do Encontro, que acontece nos próximos dias 25 e 26, a partir das 19h, na Casa da Rabeca, em Olinda. Já a Festa de Reis, será realizada no dia 06 de janeiro. O acesso é gratuito!

ORIENTAÇÕES PARA VIAGEM DE AVIÃO ESTÃO NO SITE "HORA DE VIAJAR-DICAS PARA O PASSAGEIRO"

O período de festas de fim de ano é de movimento intenso nos aeroportos e de mudança de perfil dos passageiros: no lugar dos voos de negócios, predominam as viagens de férias com a família e muita bagagem. Em 2009, com a queda nos preços das passagens aéreas, os aeroportos também estão recebendo pessoas de menor poder aquisitivo, muitas vezes na sua primeira viagem de avião. Esse cenário aumenta a necessidade de informação e com esse objetivo foi criado na Internet o site Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro.

O site é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, Aeronáutica e Ministério da Defesa. O acesso é feito pelo endereço www.anac.gov.br/horadeviajar ou www.infraero.gov.br/horadeviajar. Ali o passageiro encontra as principais orientações divididas em três setores: Antes do Embarque, Durante o Voo e No Desembarque.

A seção Antes do Embarque responde às dúvidas mais comuns sobre a documentação necessária para embarque – em especial para quem viaja com crianças e adolescentes –, horários de check-in e de embarque, peso máximo da bagagem despachada e de mão, informações sobre viagem com animais domésticos ou bagagem especial (como pranchas de surfe ou instrumentos musicais), infraestrutura das salas de embarque, além dos direitos do passageiro em casos de atrasos, cancelamentos e overbooking.

No setor Durante o Voo estão descritas situações em que o aeroporto é fechado por mau tempo, motivos da espera no avião para pouso ou decolagem, procedimentos em caso de turbulência e ainda informações úteis sobre marcação de assentos e uso de equipamentos eletrônicos a bordo (laptops, celulares inteligentes, câmeras etc.).

Sobre o Desembarque, o site dá orientações sobre a entrega da bagagem, serviços disponíveis no aeroporto, o que fazer em caso de danos ou extravio, entre outros tópicos. O passageiro também pode dar notas para a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras no site Espaço do Passageiro (www.anac.gov.br/passageiro).

O Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro também conta com a seção A quem recorrer, com os telefones de atendimento e endereços na Internet das maiores companhias aéreas brasileiras e de autoridades do setor. O site continuará no ar mesmo após o período de alta temporada e será atualizado sempre que surgirem outras informações importantes para o passageiro.

A FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO NA ESPANHA, A FITUR TRAZ NOVIDADES


A Feira Internacional de Turismo (FITUR), será realizada de 20 a 24 de janeiro sua 30º edição na Espanha. A pouco mais de um mês, já contam com mais de 12 mil empresas procedentes de 70 países e regiões. Já está confirmada a participação de representações oficiais de países como Uganda, República Oficial de Ghana, Kuwait, como os territorios como Abu Dhabi, incrementando a participação internacional

PRÊMIO MASSEY FERGUSSON DE JORNALISMO ABRE EM JANEIRO INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2010

A direção do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo abre as inscrições de sua edição 2010 no dia 05/01. Cada jornalista pode registrar até três trabalhos publicados em veículos brasileiros no período de 01/01 a 31/12/09, com temas relativos a agronegócio. A premiação é dividida em cinco categorias: jornal, revista, fotojornalismo, televisão e internet. Os vencedores levarão um prêmio no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por categoria.

A premiação tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas do Brasil que difundem, através da mídia, os temas relativos ao agronegócio brasileiro, observando aspectos relacionados à produção, desenvolvimento e tecnologia, questões que interferem direta ou indiretamente no desenvolvimento econômico.

O Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo é promovido desde 2001 pela Massey Ferguson, marca líder no mercado brasileiro de tratores há quase 50 anos consecutivos. Os produtos Massey Ferguson, produzidos nas três unidades do Rio Grande do Sul - Canoas (tratores), Santa Rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (implementos) - são exportados para mais de 80 países.

HOTEL MAKSOUD PLAZA COMEMORA 30 ANOS COM IMENSA ARTE AMBIENTAL

Na celebração do seu 30º. Aniversário, o Maksoud Plaza presenteia a cidade com uma imensa e inédita Arte Ambiental, em pleno planalto da Avenida Paulista.
Num tributo aos Quatro Elementos Fundamentais da Natureza – Terra, Fogo, Água e Ar, mais de quinhentas peças de uma resina especial de 5mm, cada uma contendo arte minimalista autônoma enfatizando as cores de cada um daqueles elementos, que se integram compondo uma gigantesca arte de 2.800 metros quadrados, visível nas fachadas do edifício do tradicional ícone da hotelaria, desde as vias próximas ao Hotel, até a região central da cidade.
Para que a cidade possa contemplar essa majestosa obra também à noite, com toda sua inusitada magnificência, o Maksoud Plaza instalou moderníssima tecnologia de iluminação por diodos fotoluminescentes (LED), que ressaltam a maravilhosa arte que inclui, lateralmente, uma impressionante coluna vertical de 80 metros de altura iluminada com a técnica “wall-washing” num efeito de rara beleza.
Assim como, há trinta anos, o Maksoud Plaza surpreendeu a cidade com um inédito Atrium à luz natural, revelando um casamento sofisticado do Edifício com o Meio Ambiente Verde, ele surpreende, novamente, com essa Arte voltada, agora, para toda a Metrópole que, assim, ganha outro marco para sua projeção mundial.

SCHALK GRIFE DE MODA MASCULINA ESCOLHEU AS BELEZAS NATURAIS DA PRAIA DA PIPA PARA SERVIR DE CENÁRIO PARA SEU NOVO CATÁLOGO DE MODA


de moda verão na Praia de Pipa



Numa produção coordenada pelas publicitárias Kalina Andrade e Molga, diretoras da Ama Propaganda, a grife de moda masculina Schalk, que é localizada no shopping Cidade jardim, escolheu as belezas naturais da praia de Pipa para servir de cenário para o seu novo catálogo de moda, que trás como manequim o modelo Carpegiane, da agência Tráfego Models. O ensaio fotográfico, feito pelo renomado fotógrafo paulista, Wademar Arruda, foi produzido no hotel Sombra e Àgua Fresca.
A Schalk, que tem como público alvo consumidores das classes A e B, já está comercializando a sua Coleção Verão na loja do Cidade Jardim, praticando, durante o período natalino, preços abaixo da concorrência. Segundo o empresário natalense, José Hamilton Rabelo, freanqueado da marca, o cliente da Schalk é isento de pagar o estacionamento do shopping. A Schalk, nas primeiras semanas do mês de dezembro, vem registrando um aumento no índice de vendas da ordem de 60%, com relação ao que foi verificado no último mês de novembro.

Outro detalhe é que o acabamento das roupas da Schalk são feitas pela mesma equipe de profissionais que atua para grifes como a M. Officer, Calvin Klein e VR. Para José Hamilton, a grife tem como diferencial o alto padrão de seus produtos, que atende as exigências não só da clientela mais jovem, como também a de empresários e executivos.

MIRADOR FLAT PROMOVE REVEILLON EM NATAL


O empresário Enrico e sua esposa Paula Cariani, ele diretor do Mirador Flat, do grupo italiano Futura Empreendimentos promovem um reveillon iluminado para 100 pessoas, na beira mar da praia de Ponta Negra. Com banda " Arroxé" com muita alegria além dos fogos na beira mar e com direito a ceia especial e muita champagne. O Mirador Flat, que tem piscina e um restaurante com comida internacional fica a beira mar da bela praia de Ponta Negra. Maiores informações pelo telefone (84) 3219-0506 . Conheça: www.miradorflat.com.br

QUEBRA DA AIR COMET É NOTICIA EM SITE ESPANHOL HOSTELTUR

Foi noticia ontem no site Hosteltur da Espanha, que a empresa Air Comet quebrou e deixa 640 trabalhadores sem emprego, além dos passageiros em terra.
veja na íntegra a noticia:



El Ministerio de Fomento retiró ayer la licencia de vuelo a Air Comet debido a la quiebra de la compañía, una situación que podría derivar en "problemas de seguridad" en su operativa. Según cálculos oficiales, el cese de actividad de la aerolínea afectará a cerca de 7.000 pasajeros, una cifra que el sector de las agencias de viajes estima en 70.000 y los consumidores en 100.000 billetes hasta abril. El Gobierno se hará cargo directamente de su traslado a partir de hoy. Los trabajadores serán sus primeros acreedores cuando se abra un concurso que puede arrastrar a otras empresas del Grupo Marsans.

NATAL CONVENTION ASSINA CONVÊNIO PARA CAPTAÇÃO DE EVENTOS

Com uma noite muito agradável, o Natal Convention bureau, celebrou ontem(22) sua festa de confraternização natalina num espírito de união. As entidades todas de turismo presentes ao evento que ocorreu no Versailles recepções no bairro de Capim Macio. Na ocasião foi assinado convênio no valor de R$150 mil, entre Natal Convention, Secretaria de Turismo de Desenvolvimento Econômico(SETURDE) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), para captação de eventos, realização de eventos, material,etc. Já confirmado para março de 2010, o workshop de eventos em São Paulo. A noite foi prestigiada pelo presidente do Natal Convention, Neivaldo Guedes, pelo presidente eleito, George Costa, pelo presidente da Emprotur, Claudio Porpino, pelo secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior, presidente da ABIH-RN, Fermi Torquato, presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa, presidente da Associação Médica do RN, Alvaro Costa, presidente do Sindetur-RN, Nilo Machado, hoteleiros, convidados e imprensa.

Durante a solenidade, o Natal Convention homenageou mantenedores, parceiros e com a entrega de uma placa, outro homenageado foi o jornalista Hélio Cavalcanti, destaque Imprensa, que mais divulgou o Natal Convention no seu site Destino do Sol, que foi muito saudado pelos amigos e merecido.
O programa Natal Cidade Eventos, idealizado pela prefeitura de Natal, mas coordenado pelo consultor Paulo Gaudenzi e executado pela Conemar através de seu diretor, Raimundo Peres, foi bastante destacado, tendo sido elogiado pelo presidente da ABIH-RN, Fermi Torquato, como pelo secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior, que destacou a importancia do programa que deverá continuar no ano que vem.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

AZUL LINHAS AÉREAS LANÇA PROMOÇÃO AZUL 20 ATÉ 31 DE DEZEMBRO PARA TODOS OS DESTINOS

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou hoje o Azul 20, que oferece R$ 20 de desconto na compra de passagem para qualquer destino operado pela empresa. A promoção é válida para viagens compradas de hoje a 31 de dezembro e realizadas até 28 de fevereiro de 2010, sem períodos de restrição. A compra das passagens na promoção Azul 20 pode ser feita através dos agentes de viagem, da central de atendimento da Azul ou do website.

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 16 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal e Manaus. Com as linhas de ônibus, são 21 as cidades conectadas pela Azul.

Além da malha área cada vez mais completa, os clientes da Azul contam com um plano de vantagens: o Tudo Azul. Nas compras de passagens aéreas, os clientes cadastrados acumulam 5% do valor em pontos e a cada 50 pontos podem obter um voucher de R$ 50 para ser usado na compra de novo bilhete, tanto para o pagamento parcial quanto integral da passagem.

A nova companhia aérea transportou mais de 2 milhões de clientes, antes mesmo de comemorar 1 ano de operações. Paralelamente, a entrada da nova companhia já provocou um impacto imediato no mercado, com a geração de mais de 1.500 empregos diretos, devendo chegar a 5.000 em 2013.
Fundada por David Neeleman, executivo que traz na bagagem a criação de outras três companhias aéreas, incluindo a americana Jetblue, a Azul chegou ao mercado com uma proposta diferenciada, operar com aeronaves 100% brasileiras, ligar cidades brasileiras com voos diretos e oferecer diversas freqüências por dia. Para começar a operar, a empresa encomendou 40 aeronaves Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36. Hoje já conta com 14 aeronaves.

Informações e reservas:

Tarifas sujeitas às regras tarifárias, restrições e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas nas agências de viagem, no site (www.voeazul.com.br) e no call center: 3003 2985 (3003 AZUL).

A MAIS BELA PRAIA DO BRASIL FICA NA AMAZÔNIA







Se a chegada a Santarém é por barco, o meio de transporte tipicamente amazônico, o visitante já antes do desembarque se depara com um dos espetáculos da natureza que tornam a cidade tão especial. Bem diante da área urbana de Santarém se dá o Encontro das Águas do maior rio do mundo, o Amazonas, com as da foz do Tapajós, um de seus maiores afluentes. A cidade fica na confluência dos dois gigantes. É uma paisagem exuberante, especialmente no pôr do sol.



Diferenças de densidade, velocidade e temperatura fazem com que os dois rios sigam juntos por quilômetros, sem que as águas verde-azuladas e límpidas do Tapajós se misturem com as de tonalidade barrenta do Amazonas. Em meio ao contraste das cores dos rios, trafegam catamarãs, canoas, lanchas, barcos de todo o tipo, ligando Santarém a cidades e comunidades remotas na floresta.



Nesse paraíso amazônico o turista se depara com praias, lagos, igarapés, árvores gigantescas, festas com raiz em lendas indígenas, um povo muito acolhedor e uma comida com sabor original. E ainda pode relaxar em Alter do Chão, praia que o jornal britânico The Guardian apontou como a mais bela do Brasil.



ALDEIA INDÍGENA



Segunda maior cidade do Pará, Santarém fica a 807 quilômetros de distância, em linha reta, de Belém (1.369 quilômetros por via fluvial), no oeste do Estado. De barco se leva em média 36 horas desde Manaus e três dias da capital, Belém. De avião, cerca de 1 hora, em vôos diários. É possível ir por estrada, embora as condições do pavimento não sejam as ideais. Por isso muitos motoristas preferem ir de avião e mandar o carro para Santarém por balsa.



Uma das cidades mais antigas da Amazônia, Santarém tem apenas 260 mil habitantes. Surgiu como aldeia dos índios Tapajós, em 1661, depois transformada em missão dos jesuítas. Ao ser elevada à condição de vila, em 1.758, os portugueses lhe deram o nome de Santarém em homenagem à cidade homônima de Portugal.



Aliás, o Pará é um dos Estados brasileiras onde a influência da colonização portuguesa é mais evidente, a começar pela designação das vilas e cidades: Belém, Alenquer, Óbidos, Aveiro, Faro, Bragança, Alter do Chão, Almeirim, e muitas outras batizadas como suas "irmãs" lusitanas. A maioria dos nomes portugueses substituiu os de origem indígena depois que o Marquês de Pombal baixou um decreto, em 1759, expulsando os jesuítas do Brasil. Depois, ele determinou que não mais fossem usados termos das línguas nativas.



Outro traço marcante de Santarém é a influência das várias tribos que povoavam a região na época da chegada dos colonizadores, especialmente no vocabulário, na culinária e em festas tradicionais como o Sairé, a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia.



Santarém é também o resultado de muitos rios que lhe dão vida. Eles são o ponto de partida para se explorar a região e o cenário de lindíssimas praias na orla, a poucos minutos do centro, ou no balneário de Alter do Chão, vila distante 34 quilômetros.



No cais diante da avenida que acompanha o Tapajós, e que leva o nome do rio, logo se tem um panorama de como as coisas fluem na Amazônia. As embarcações são o principal meio de transporte, já que as estradas normalmente estão em estado precário por causa das chuvas e o combustível é muito caro na região. A variedade delas impressiona: barco a remo, canoa, lancha, lancha rápida, catamarã, miúdas, voadeiras, e por aí vai.



Diariamente, de manhã cedo e no fim do dia, dezenas de barcos de linha (geralmente, catamarãs) ali aportam para embarque e desembarque de passageiros e carregamento de todo tipo de mercadoria, de sementes e alimentos a eletrodomésticos e até motocicletas. É surpreendente a destreza com que os estivadores transportam caixas pesadas, de grande volume, sobre as pinguelas que ligam o cais ao barco. Os passageiros se acomodam em redes, próprias ou alugadas na hora, para viagens que podem levar várias horas ou dias.



Os catamarãs de linha costumam partir com os lugares tomados por ribeirinhos que vêm à Santarém fazer as compras básicas da família porque nos armazéns das vilas os preços são mais altos e nem tudo se acha.



Somente no município de Santarém são seis bacias hidrográficas: Amazonas, Arapiuns, Tapajós, Moji, Mojuí e Curuá-Una. E cada uma é uma porta de entrada para deslumbrantes passeios na mata, rios, igarapés ou praias, como também para conhecer a vida das comunidades ribeirinhas.



FLORESTA E BOTOS



O verão amazônico é o período entre agosto e janeiro, quando as águas baixam e praias de areia branquíssima emergem por toda a extensão das margens dos grandes rios, em meio a uma vegetação exuberante. Um passeio de barco pela orla de Santarém revela o Encontro das Águas e praias lindíssimas, como Carapanari, Aratâs e Ponta de Pedras – esta, com belas formações rochosas. A praia Ponta do Cururu é o local onde os botos rosa e tucuxi (cinza) costumam aparecer, especialmente no entardecer. Mas é preciso ter sorte, já que nem sempre eles são avistados. O panorama é esplêndido da Serra da Piroca. A caminhada pela mata até o topo leva uns 30 minutos, mas vale a pena o esforço. O melhor é ir no fim da tarde para ver o pôr-do-sol, aproveitando ainda a temperatura mais amena.



De janeiro a junho, o Tapajós, seus afluentes e igarapés estão cheios e as praias ficam submersas, mas esse período é o ideal para contemplar a exuberância da fauna e da flora. Nos lagos às margens do Rio Amazonas, a leste da cidade, durante as cheias pode se observar a vitórias régias e uma grande quantidade de pássaros.



A Floresta Nacional do Tapajós, localizada ao sul de Santarém, é passeio para todo um dia. Pode-se ir de barco ou de carro por uma estrada em boas condições, mas para entrar antes é preciso obter autorização do parque. No caminho por terra, que dura umas 2 horas, uma curiosidade histórica: a cidade de Belterra, construída pelo magnata americano Henry Ford no início do século passado para ser um dos núcleos de um fracassado projeto de plantação de seringueiras na região, da qual também fazia parte Fordlândia, situada mais ao sul, na Floresta. As ruas de Belterra são planejadas e as casas, de madeira, seguem o modelo rural dos Estados Unidos, com varandas, jardins, hidrantes.



Na floresta é possível hospedar-se na comunidade de Jamaraquá, de origem indígena, e fazer passeios a pé ou de canoa pela mata, que reserva surpresas como a Samaumeira, árvore que alcança 60 metros de altura. Guias locais conduzem o visitante em uma caminhada de 4 horas pela floresta, durante a qual se veem árvores centenárias e animais silvestres.





Dá para experimentar desde tucunaré preparado de vários modos a pratos típicos como tacacá e maniçoba. Na sobremesa, doce de cupuaçu ou sorvete de murici



Numa rápida caminhada desde o cais de Santarém chega-se ao mercado, na Avenida Tapajós, passeio essencial para se começar a perceber as peculiaridades do oeste do Pará. A peixaria impressiona pela diversidade e o tamanho dos pescados, incluindo o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo (pode medir até 3 metros). Outras curiosidades para quem vem de outras regiões são as frutas da região e os ingredientes locais da comida paraense, como o tucupi (um caldo amarelo extraído da raiz da mandioca (no Pará, chamada de macaxeira), com o qual se prepara o tradicional pato no tucupi, uma das referências da culinária paraense.



Há lojas de artesanato no mercado e do centro da cidade, com destaque para cestaria em palha de tucumã, bolsas de palha, látex e couro, e cuias decoradas, entre outros objetos feitos por comunidades ribeirinhas. Também se pode comprar colares e enfeites provenientes de tribos indígenas, como os Wai-Wai. Quem se interessa por artesanato achará muita diversidade durante os passeios de barco, nas paradas nos vilarejos. Nas vilas da Bacia Amazônia, por exemplo, há peças feitas de palha, madeira, cerâmica, fibras, cipós.



A culinária, com forte influência indígena, é parte primordial do roteiro em Santarém. Além do pato no tucupi, os pratos regionais mais conhecidos são a maniçoba, o tacacá e o vatapá. O tacacá é um caldo grosso de origem indígena, servido muito quente em uma cuia. É preparado com tucupi, pimenta de cheiro, goma de mandioca, camarões e jambu, hortaliça conhecida também como agrião-do-Pará. A maniçoba, chamada de feijoada paraense, é feita com folhas de mandioca moídas e cozidas, carnes de porco e bovina, entre outros ingredientes.



O vatapá paraense difere do baiano. Não leva, por exemplo, azeite de dendê e amendoim. Um petisco muito saboroso é o bolinho de piracuí (com batata e farinha de peixe seco socada no pilão). Há também uma grande variedade de receitas de peixes com ingredientes típicos da Amazônia -- como o açaí com peixe frito -- e muitos sucos e sobremesas feitos com frutos do Norte. O doce de cupuaçu, sorvete de murici e suco de graviola são algumas das especialidades deliciosas.



No passeio pela cidade vale a pena visitar a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, na praça da Matriz (onde há várias lojas que vendem redes de todo o tipo), o Centro Cultural João Fona, o Museu de Arte Sacra e o Museu Dica Frazão, que expõe vestuário criado pela artesã Dica Frazão, feito de fibras naturais, palha de buriti, sementes, raízes e outras matérias-primas da Amazônia. A cidade tem ainda casarões antigos, no estilo colonial português.



CARIBE DA AMAZÔNIA TEM PRAIA, LAGO E FLORESTA

Alter do Chão também tem como atrativo a maior manifestação folclórica da Amazônia, a festa do Sairé



No Brasil, quando uma entidade ou grupo de amigos se dedicam a fazer uma lista das praias mais linda do País, normalmente a votação é direcionada só para os 8 mil quilômetros do litoral e ninguém se lembra das preciosidades fluviais. Não foi o que fez o diário britânico The Guardian. Ao eleger em abril de 2009 as 10 praias mais lindas do Brasil, o jornal não teve dúvidas: colocou no topo da lista a paraense Alter do Chão, balneário situado a apenas 34 quilômetros de Santarém, da qual é um distrito.



No caminho entre Belém e Manaus, Alter do Chão é a "resposta da floresta ao Caribe", escreveu o correspondente do Guardian no Brasil, Tom Philips.



O balneário é um dos maiores pólos turísticos da Amazônia e, no entanto, ainda é pouco visitado pelos brasileiros de outras regiões. O acesso é por barco, de duas a três horas pelo Rio Tapajós, ou por uma rodovia em boas condições, num trajeto de meia hora de carro desde Santarém. Para quem vem em embarcações turísticas de Manaus no sentido de Belém, ou vice-versa, a parada em Alter do Chão é um dos principais atrativos do passeio.



As praias ficam submersas no inverno amazônico, como é chamado o período das cheias, que vai de janeiro a junho. A partir de agosto começam a despontar nas águas azul-esverdeadas do Tapajós centenas de praias de areias branquíssimas. E surge em Alter do Chão uma península de areia clara como a neve, com árvores e os quiosques do verão. O forte contraste com o verde escuro da densa vegetação ao redor é um prazer a mais para quem se refresca nas águas cristalinas ou aproveita para descansar tomando água de coco ou sucos típicos paraenses numa das barraquinhas, saboreando tira-gostos regionais, como o bolinho de piracuí.



Bem em frente à Alter do Chão, o represamento natural das águas do Tapajós forma o Lago Verde dos Muiraquitãs, de água quente, contornado por faixas de areia branca e fina. Ao longo do dia a cor da água oscila entre o verde e o azul. São essas tonalidades e a brancura da areia que fazem lembrar a paisagem do Caribe, com a vantagem de que em Alter do Chão a grandiosidade da floresta está ali do lado.



FESTA DO SAIRÉ



Um motivo a mais para se conhecer Alter do Chão é a festa do Sairé, a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia, realizada na segunda semana de setembro. São quase 300 anos de tradição. É uma celebração religiosa mesclada com lendas indígenas, fincadas no mito amazônico do boto encantado.



Antes da colonização portuguesa a região era habitada pelos índios boraris. No início do século 18 os jesuítas instalaram na aldeia Borari a Missão de Nossa Senhora da Purificação, que passou a chamar-se Alter do Chão depois que o governo de Portugal expulsou essa companhia religiosa do Brasil e determinou que os nomes dos lugares seguissem os de topônimos portugueses (a Alter do Chão "original" é uma vila do Alentejo).



A festa era inicialmente um baile indígena, dançado em roda. Durante a catequese os jesuítas incorporaram elementos do catolicismo e, com o tempo, foram sendo agregados outros aspectos da cultura popular, como o carimbó e as vestimentas.



O Sairé atual dura cinco dias, de quinta a segunda-feira, tendo como ponto inicial uma procissão e o carregamento de dois mastros, um levado por homens e o outro, por mulheres. Nos cinco dias ocorrem as celebrações religiosas, com procissões e ladainhas, e os eventos profanos, com destaque para os shows musicais e apresentações folclóricas.



Em 1997 foi incorporada à festa a disputa entre os botos rosa e tucuxi, como forma de divulgar essa lenda indígena e ampliar a participação popular no evento. E essas apresentações folclóricas são hoje o ponto alto do Sairé. Na praça ao lado do Sairódromo são armadas barracas onde se reúnem nos cinco dias de festejos os moradores locais e de comunidades ribeirinhas, como também milhares de turistas que lotam os hotéis da vila e de Santarém.



Este ano a exibição dos grupos folclóricos começou às 23h30 do sábado, em 12 de setembro, e se encerrou depois das 3 da madrugada. Todo ano os dois grupos se apresentam em um espaço para espetáculos em Alter do Chão, conhecido como Sairódromo, ao som de músicas no ritmo do carimbó. Cada um deles representa um dos botos. Com o apoio de enormes carros alegóricos, e sempre dançando, o participantes desfilam fantasiados de índios, rainha do Lago Verde, princesas, caboclas, boto, pajé e outros personagens de lendas amazônicas.



A platéia, lotada, é dividida em duas arquibancadas opostas. Uma peculiaridade da festa é que quando um dos grupos – rosa ou tucuxi – se apresenta, ovacionado por sua torcida, a arquibancada que defende o outro lado tem de permanecer quieta, sem vaiar ou aplaudir, do contrário prejudica seu boto na nota final dos jurados.



A encenação do mito do boto, tendo como ponto alto a dança da sedução, é realizada num palco armado diante do local onde ficam os jurados. Diz a lenda que um boto encantado se transforma à noite em um lindo homem para seduzir as moças que vivem nas comunidades às margens do rio. Sempre usa roupa branca e escolhe as jovens mais bonitas do lugar, que ficam grávidas. O grupo que conseguir encantar mais representando essa lenda, vence o Sairé.



A apresentação do boto cor-de-rosa venceu o Sairé de 2009 numa disputa acirrada: obteve 939 pontos contra 938 dados ao grupo do boto Tucuxi.

COQUEIRISMO É A MAIS NOVA ATRAÇÃO DO SALINAS DO MARAGOGI










O arvorismo ganhou um toque bem regional no Salinas do Maragogi All Inclusive Resort. Lá, o percurso é realizado no alto de coqueiros, a seis metros do chão! Sim, o coqueirismo é a nova atração do resort.



São oito obstáculos sob a orientação de monitores especializados. Todo o percurso é feito com o auxílio de um cabo de segurança e, depois de 80 metros de aventura, vem uma deliciosa tirolesa. A prática no resort é credenciada à Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura.



Situado no trecho mais belo da costa alagoana, o complexo oferece ainda diversas opções de lazer - passeio de caiaque, trilha ecológica, muro de escalada, arco e flecha, entre outros. Além de atividades classificadas por idade para os pequenos e atrações noturnas para os adultos, como luau místico, samba e forró pé de serra. Diversão é o que não falta.



Sobre o Grupo Salinas



Com dois resorts, o Grupo Salinas é hoje o maior grupo hoteleiro e empregador do segmento no estado de Alagoas, além de um dos principais empreendedores do setor turístico do Nordeste. Formou-se em 1989 atento ao potencial econômico da costa alagoana para o desenvolvimento turístico e social. O primeiro empreendimento - o Salinas do Maragogi Resort - surgiu em 1990. Em setembro de 2008, o Grupo inaugurou o Salinas de Maceió, o mais novo resort da capital alagoana, com investimento de R$ 13 milhões.

SÃO PAULO É REFERÊNCIA NO TURISMO DE COMPRAS

A capital paulista recebe a cada ano 11 milhões de visitantes, motivados principalmente por negócios, pelos grandes eventos e pelas opções de lazer e entretenimento que a cidade oferece. Mas quem chega a São Paulo encontra também um paraíso de compras: são cerca de 240 mil lojas distribuídas nas ruas de todas as regiões da cidade e concentradas nos 77 shopping centers, nas 59 ruas de comércio especializado e nos chamados mini-shoppings – centros comerciais instalados nos diversos bairros da capital.

O grande diferencial de São Paulo no turismo de compras é a diversidade de uma oferta comercial comparável às grandes metrópoles globais. A cidade atende quem procura o consumo sofisticado de endereços como a Rua Oscar Freire – uma das dez mais luxuosas do mundo –, Daslu, Alameda Gabriel Monteiro da Silva e shoppings como o Iguatemi, o Cidade Jardim e o Vila Olímpia, até quem vem atraído pelo comércio popular do Bom Retiro, do Brás e da região da Rua 25 de Março, o maior shopping a céu aberto da América Latina. A localização pulverizada e a facilidade de acesso aos pontos comerciais são outros fatores que impulsionam o segmento, a exemplo dos shoppings localizados em regiões afastadas do centro e em estações de metrô e dos endereços temáticos próximos uns aos outros.

Seduzidos por essa diversidade de opções, os turistas aproveitam a visita à cidade para fazer boas compras. Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo, em parceria com o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), revelou que entre os meses de setembro e outubro de 2009 mais de 14% dos gastos dos turistas nacionais foram destinados às compras, podendo chegar a até R$ 1.800 no período de permanência. Os artigos que mais interessam esses visitantes são peças de vestuário (32,5%) e livros (17,2%). Entre os turistas estrangeiros que vieram a São Paulo no mesmo período, o percentual de gastos com compras é maior (15%), e o valor chega a até R$ 2.200 durante a permanência. As compras do turista estrangeiro em São Paulo variam principalmente entre peças de vestuário (31,7%), brinquedos (10,6%), perfumaria (9,8%) e livros (8,9%).

“Esse resultado reafirma a atratividade de São Paulo para o Turismo de Compras. O que poucos sabem é que essa vocação da cidade é muito bem reconhecida e aproveitada pelos visitantes estrangeiros, que encontram aqui uma oferta qualificada de produtos e oportunidades de boas compras”, explica Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo. “Num ano em que muitos países ainda se recuperavam da crise econômica mundial, continuamos atraindo divisas para a cidade com a atividade turística e com o turismo de compras”, complementa.

Compras de fim de ano aquecem ainda mais o turismo na cidade

Na época que antecede o Natal, a programação natalina e os atrativos culturais e turísticos trazem mais de 2 milhões de visitantes à cidade. Desse total, cerca de 20% vão às compras.

Recente estudo realizado pela SPTuris revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, que recebe os turistas que vêm à cidade para fazer compras na região, recebe cerca de 600 ônibus todos os meses, trazendo cerca de 350 pessoas por dia que apresentam um gasto médio de R$ 1.800 por comprador. No mês de dezembro, o número de ônibus recebidos no terminal chega a 900, e o de consumidores ultrapassa 600 por dia.

Essa multidão que vem às compras fala diferentes sotaques, principalmente os de cidades do interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Entre os estrangeiros que fazem compras na região, a maioria é vinda dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Chile.

Nos shoppings, a decoração e as programações de Natal atraem os consumidores, alcançando um aumento de cerca de 40% no número de visitantes nesse período, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Números do Turismo de Compras em São Paulo

11 milhões de visitantes ao ano

21,5% realizam compras na cidade

240 mil lojas

77 shopping centers que totalizam 9 mil lojas e recebem 90 milhões de pessoas por mês

59 ruas de comércio especializado em 51 segmentos

900 ônibus chegam ao Terminal 25 de Março durante o mês de dezembro, com 600 passageiros por dia

R$ 1.800 é o gasto médio por dia dos compradores da região da Rua 25 de Março

17 vias constituem a região da 25 de Março, recebendo até 1,2 milhão de pessoas por dia no fim do ano. Nos outros meses, circulam por lá uma média de 400 mil pessoas diariamente

10% deve ser o crescimento no número de compradores na região da 25 de Março neste fim de ano, segundo estimativas da Univinco – União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências