Total de visualizações de página

sábado, 14 de novembro de 2009

JOSÉ OTÁVIO DE MEIRA LINS RECEBE TROFÉU PERSONALIDADE TURISTICA ABRAJET



No próximo dia 01 de dezembro, o presidente do Recife CVB e da ABIH – PE, José Otávio de Meira Lins, receberá pelas mãos do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o troféu Personalidade Turística Abrajet - PE/ Jornalista Augusto Boudoux 2009 por sua atuação e projetos desenvolvidos em prol do turismo em Pernambuco.



“Fico extremamente lisonjeado com tal homenagem. Há mais de 30 anos atuando no turismo em Pernambuco, entendo o setor como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia local”, diz José Otávio de Meira Lins. “Agradeço a atenção da Abrajet, leia-se Luis Felipe Moura e todos que fazem parte da associação, e a bem-sucedida parceria com os secretários de turismo do Recife, Samuel Oliveira, e de Pernambuco, Sílvio costa Filho, que nos possibilita a oportunidade de realizar ações que possam consolidar Pernambuco como destino de excelência”, assegura Meira Lins.



Com 25 anos de existência, o encontro de premiação do ‘Personalidade Turística Abrajet’, ainda sem local definido, deverá reunir cerca de 200 convidados do trade turístico pernambucano. Na ocasião, o secretário de Turismo de Porto de Galinhas, Diego Jatobá, e o presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Otaviano Maroja, vão receber pelas mãos da jornalista Claudomira Melo a menção honrosa que homenageia o balneário de Porto de Galinhas como o destino turístico destaque de Pernambuco em 2009.

CANTOR LÉO DA VINCI EM NATAL


O cantor Leo da Vinci é a primeira celebridade a chegar no InterCity Premium Natal. O cantor que é um dos apresentadores oficiais do programa em Cima do Trio, da Sim TV será hóspede do hotel das celebridades em Natal durante a temporada da folia.

Na foto: A empresária Adriana Vasconcelos, Diretora do Maceió Mar Hotel, e o Jornalista Gaúcho e Apresentador de TV Azul Marinho Castilhos que comemorou seu aniversário no Salão dos Corais do Hotel. Presenças do RS e da sociedade alagoana fizeram a festa com o melhor do champagnhe Salton e a gastronomia assinada pelo Chef Moacir. Ao lado direito do aniversariante, Maria Cristina Neto da Secretaria de Turismo do Estado. Quem ganhou presente foi Maceió, pois o jornalista cumpriu um roteiro gravando quatro programas de TV, os quais estão disponíveis para você ver no site www.tvi.com.br.

PARCERIA BRASIL DINAMARCA

O Grupo Editorial Ecoturismo, constituído de jornal, rádio, televisão, portal e revista, braço empreendedor das ONG’s Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e do Litoral Norte de São Paulo, está formando uma joint venture com o grupo Brazbiz, com a empreendedora Dorthe Serles - que também é pesquisadora da Universidade de Aalborg, na Dinamarca - visando implementar ações comerciais, turísticas, culturais, esportivas e ambientais juntando o Brasil e a Dinamarca, considerando que este país é o anfitrião da mais importante Conferência do Clima das últimas décadas patrocinada pela ONU e juntando mais de 190 chefes de Estado de todo o mundo.

O Ecoturismo, primeiro jornal do Brasil nesta modalidade, reconhecido pelo Guinness Book de 1994, está intimamente ligado às ações das entidades ambientais sem fins lucrativos, que representam duas regiões e dois biomas brasileiros, sob o comando do ativista ambiental e mestrando Hércules Góes, um doa mais antigos ecoturistas do Brasil, que, desde a ECO 92, no Rio de Janeiro, tem protagonizado os principais acontecimentos envolvendo o meio ambiente do Brasil, realizando campanhas, seminários, workshops e levantando bandeiras, juntando milhares de pessoas ao redor do mundo em torno destes ideais por um planeta mais verde e sustentável, sempre patrocinado por mecenas ambientais ao longo das décadas, aí sendo empresas privadas e públicas, órgãos governamentais que acreditam no potencial da mensagem de purificação e de um mundo melhor e com redução do iminente aquecimento global .

O ambientalista, ao longo destas décadas, tem promovido prêmios ambientais reconhecidos em todo o Brasil, como o Oscar Empresarial da Amazônia e, nos últimos anos, Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, tendo reconhecido nomes e entidades fortes como o Projeto Tamar com 30 anos, o empreendedor Antonio Ermírio de Moraes, a embaixadora Maria Edileusa Fonteneles Reis, o jornalista Wilmar Berna, Prêmio Global 500, entre outros grandes nomes neste planeta.

A Eco Expedição Brasil Copenhagen de Justiça Climática, que já iniciou no norte e centro oeste do Brasil, nos próximos dias ruma para a África e Europa até atingir a Dinamarca, onde se avistará com chefes de Estado europeus e autoridades brasileiras que participarão da COP-15, como os Governadores do Mato Grosso Blairo Maggi, de Rondônia, Ivo Cassol, do Amapá, Waldez Góes, a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o Ministro Carlos Minc do Meio Ambiente, bem como a presença de jornalistas que levarão flashes diários pelo Rádio e TV Ecoturismo na web e prepararão o documentário “20 anos de Ecoturismo e ambientalismo no Brasil”, ainda anunciando a realização do II Seminário e Feira do Pré-Sal e Sustentabilidade, na Semana do Meio Ambiente em Caraguatatuba, no litoral norte e epicentro do pré-sal no Brasil.

VILLA FRANCIONI CONQUISTA NOVOS MERCADOS EM SÃO PAULO





A vinícola catarinense está na carta dos mais conceituados restaurantes do país. Atendendo ao paladar exigente de seus clientes, com os mais qualificados cortes de uvas produzidos a 1.260 metros de altitude.



Os rótulos da Villa Francioni Rosé, Sauvignon Blanc, VF Tinto e o Joaquim já fazem parte da carta de vinhos de um dos restaurantes mais tradicionais da capital paulista: o Terraço Itália. A casa com quatro décadas de história mantém o alto padrão, adaptando-se às novas exigências do mercado. A degustação tem como cenário um dos cartões postais da cidade.

As quatro lojas da rede americana Applebee’s de São Paulo, também oferecem na carta de vinhos, o rótulo Joaquim, da vinícola catarinense. A rede de casual food foi a que mais cresceu no país em 2008 e 2009. É líder mundial no segmento.

Os vinhos da Villa Francioni podem ainda ser encontrados durante a realização do CASA BOA MESA, evento de gastronomia e decoração da CASA COR, que acontece no Jockey Club em São Paulo até o dia 06 de dezembro. A vinícola participa juntamente com a ACAVITIS - Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude. Estão sendo realizadas harmonizações, degustações e vendas no restaurante que atende ao evento.

Os vinhos da Villa Francioni são produzidos em São Joaquim a uma altitude de 1.260 metros, na Serra Catarinense. A vinícola se destaca pela alta qualidade de seus produtos, tendo já conquista vários prêmios em nível nacional.

TAM VIAGENS OFERECE PACOTES PARA A COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL

A TAM Viagens, operadora credenciada pela Fifa, preparou pacotes especiais para levar os torcedores brasileiros à África do Sul para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2010. Os roteiros incluem passagens aéreas ida e volta, seguro de viagem, hospedagem com café da manhã em hoteis de categoria superior, traslados e garantia de ingressos para as partidas da Seleção Brasileira.

Os passageiros da TAM Viagens contarão ainda com equipe de guias brasileiros e total assistência nos aeroportos, hoteis e movimentações dentro do país africano para acompanhar os jogos de futebol. Além disso, a TAM Viagens dispõe do site www.tamviagens.com.br/copadomundo, no qual o interessado pode consultar opções de preços, roteiros e ingressos, bem como obter informações sobre o país e as cidades que sediarão a Copa do Mundo e satisfazer curiosidades sobre a competição.

A torcida brasileira será hospedada em duas cidades: Cape Town (Cidade do Cabo), a segunda maior cidade da África do Sul e um dos doze destinos turísticos mais procurados do mundo; e Umhlanga, a meia hora de Durban, onde encontrarão grande variedade de restaurantes e shoppings.

Os torcedores poderão, opcionalmente, participar de tours que partem de Umhlanga e Cape Town. Há vários roteiros à escolha, com duração que varia de três a nove horas. Nesses passeios, o visitante poderá fazer um mergulho na cultura local, descobrindo um pouco do artesanato, dos costumes e da gastronomia, conhecendo as raízes históricas dos povos da região e contemplando belas atrações naturais do país.

MARSANS VIAGENS APRESENTA AO MERCADO NOVO GERENTE COMERCIAL PARA O RIO DE JANEIRO




Ricardo Cavalcanti foi anunciado pela Marsans Viagens como novo Gerente Comercial da empresa para o mercado do Rio de Janeiro. Cavalcanti já atuava na Marsans como Gerente de Franquias e Novos Projetos, função que acumulará.



No novo cargo, Cavalcanti tem como objetivo intensificar a aplicação de tecnologia para ampliar o acesso e as possibilidades de vendas dos agentes de viagem. Com perfil negociador e foco em metas e resultados, Cavalcanti pretende ser um facilitador no relacionamento comercial da Marsans com os agentes.



Cavalcanti acumula experiência no varejo (dez anos de H. Stern), no turismo (além da Marsans, oito anos de British Airways), e como advogado, onde trabalhou por diversos anos na área de Direito do Consumidor, tendo entre seus clientes agências de viagens.



Fundada em 1910 em Barcelona e presente no Brasil desde 1973, o Grupo Marsans é uma das cinco maiores operadoras de Turismo do país. É uma das operadoras preferidas dos viajantes brasileiros, tendo sida eleita em 2009, pelo quarto ano consecutivo, como umas das melhores operadoras em viagens nacionais e internacionais pelos leitores da revista Viagem e Turismo.

LANÇAMENTO NATAL EM NATAL É NA SEGUNDA-FEIRA(16) EM NATAL

PROMOÇÃO DA CI COM O CANAL DE TV MULTISHOW QUE LEVA PARA O EXTERIOR

Está no ar a promoção da CI juntamente com o canal de TV Multishow que leva você para o exterior.Para participar desse concurso é muito fácil: Cadastre-se pelo link abaixo e faça um vídeo respondendo a pergunta: Por que a gente deve levar você nessa viagem? Os escohidos receberão uma viagem de intercâmbio e ainda se tornarão celebridades nacionais em um programa sobre intercâmbio que será exibido . pelo Multishow em 2010. Em Natal, a CI tem como franqueado o empresário Aureo Paiva


http://multishow.ci.com.br/

Inscrições até o dia 26/11/2009


CI- Natal
av. romualdo galvão, 2027, loja 02 - lagoa nova
natal rn brasil 59056-105
tel.: 55 84 3222.9008
fax: 55 84 3211.3076
CI. você aprende com o mundo.
www.ci.com.br

O MINISTERIO DO TURISMO DA REPÚBLICA DOMINICANA ESTÁ PROCURANDO DESIGNERS PARA CRIAREM UM NOVO DESIGN DE LOGOTIPO DE TURISMO

O Ministério do Turismo da República Dominicana está procurando designers ambiciosos
para criarem um novo design de logotipo de turismo que reflete o
crescente reconhecimento e estatura da República Dominicana como o
principal destino caribenho do mundo. A República Dominicana está
abrindo a competição para os designers de gráficos do mundo todo para
comemorar o número crescente de visitantes globais que desfrutam da
beleza natural magnífica, cultura extraordinária, história e
acomodações e atividades diversificadas desta nação que é uma grande
ilha.
"Como a República Dominicana atrai quase cerca de cinco milhões de
visitantes do mundo todo anualmente, queremos convidar todos os
designers internacionais interessados para que façam parte desta
competição, com destaque em particular nos designers jovens
emergentes e novos", disse Magaly Toribio, vice-ministra de Promoção
Internacional do Ministério do Turismo da República Dominicana. "O
novo design nos ajudará a visualmente representar a atração natural
magnífica da República Dominicana para os viajantes do mundo todo e
será usado em todos os materiais promocionais relacionados com
turismo do país".
Os vencedores receberão prêmios incluindo uma visita à República
Dominicana. Classificado como um dos maiores destinos para o sol, mar
e areia, o país foi nomeado a segunda nação mais feliz do mundo pela
New Economics Foundation da Grã-Bretanha deste ano. Conhecida pela
sua beleza tropical exuberante, montanhas, cachoeiras e um litoral
extraordinário, aproximadamente 25 por cento da República Dominicana
foi protegido como parques nacionais e reservas naturais e é o país
mais bio-diversificado do Caribe. A data final para inscrição é 30 de
dezembro de 2009. Para detalhes completos sobre como se inscrever,
incluindo termos, condições e prêmios, favor acessar:
www.GoDominicanRepublic.com.
O primeiro turista a visitar a República Dominicana foi Cristóvão
Colombo em 1492. Rica em história, a República Dominicana se
transformou em um destino diversificado oferecendo tanto sabor
dominicano como europeu para cerca de 5 milhões de visitantes
anualmente. Escolhida como o Destino #1 do Golfe no Caribe e América
Latina pela International Association of Golf Tour Operators, a
República Dominicana ostenta 25 campos de golfe de marca, resorts
luxuosos, natureza prístina, cidades sofisticadas e aldeias
aconchegantes repletas de dominicanos cordiais. O país possui as
melhores praias, história e cultura fascinantes e é o refúgio
preferido tanto de celebridades como de casais e famílias. Favor
acessar o website oficial do Ministério do Turismo da República
Dominicana no www.GoDominicanRepublic.com .

VIA MC INTERCÂMBIO INVESTE EM PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO DE ALTO PADRÃO E OFERECE INTERNATOS NA SUIÇA,CANADÁ, ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA PARA JOVENS

Muitas famílias brasileiras estão optando pelo chamado boarding school, um programa semelhante ao de high school (colegial no exterior) com acomodação na própria escola. Os internatos, como também são chamados, conquistaram os brasileiros graças à excelência da proposta das escolas e o elevado nível cultural e social dos cursos oferecidos.

De olho neste mercado, a Via MC intercâmbio está investindo em uma série de programas de intercâmbio de luxo, são seis meses, um ou dois anos em diferentes internatos, tanto na Suíça como na Inglaterra, EUA e Canadá. O diferencial destes programas é que são aceitos jovens de 10 a 18 anos, dependendo da escola, e muitas também ajudam a preparar para frequentar as melhores universidades europeias e americanas.

Na Suíça, por exemplo, o leque de instituições que oferecem regime de internato é ainda maior. Uma delas é a TASIS American School, situada em Lugano, em um campus com cinco acres e vista para o lago Lugano. Na TASIS, são aceitos jovens de 10 a 18 anos e é possível cursar até dois anos acadêmicos.

Outra opção seriam as escolas École de La Suisse em Lausanne ou Leysin, localizada na cidade de mesmo nome. A 90 km do Aeroporto de Genebra, esta pode ser a melhor alternativa para a preparação. Além dos diferenciais acadêmicos, a escola oferece nos meses de janeiro a março aulas de esqui, snowboarding e passe livre para a estação de esqui, situada na parte francesa dos Alpes Suíços. A Leysin aceita alunos com idade de 14 a 18 anos.

Já no Canadá os programas estão disponíveis em Ontário, na Lakefield College School, na Ridley College e na Rousseu Lake College, ou na região de Quebec, na Sedbergh School, ou ainda em British Columbia, na St, Michaels University School. Para o próximo ano, duas novas escolas também passarão a oferecer programas em regime de internato para estudantes brasileiros, a Brentwood College School, em British Columbia, e a Balmoral Hall School, em Manitoba, que aceita apenas mulheres e tem foco mais voltado para as artes. “Temos percebido uma demanda crescente do mercado brasileiro por programas deste tipo, são famílias de bom poder aquisitivo, dispostas a investir no futuro dos filhos”, disse Maria Cristina Buchala, diretora da Via MC.

Nos Estados Unidos as opções são na região de Boston, nos estados de New Hampshire, New York, California e outros. Os programas de Boarding School variam a partir de US$ 18 mil para uma permanência de 1 semestre. Para os pais, interessados em saber mais sobre as vantagens dos programas de internato no exterior, a Via MC oferece completa assessoria com profissionais que conhecem as escolas e seus diferenciais.

Mais informações e reservas: (11) 3889 7157 ou www.viamcintercambio.com.br

MORAR MAIS POR MENOS SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA(16) EM NATAL

Arquitetura, decoração, paisagismo, arte, cultura, moda, responsabilidade social e sustentabilidade: esses são os conceitos do evento Morar Mais por Menos – O chique que cabe no bolso, que será inaugurado na próxima segunda-feira, 16 de novembro, na Casa dos Governadores, Tirol. O evento é nacional e acontece pela primeira vez na capital potiguar. O coquetel de inauguração preparado para arquitetos, fornecedores, homenageados e convidados está marcado para as 19h. Já na terça-feira (17), a Casa estará aberta para visitação do público em geral até o dia 16 de dezembro.



A proposta do Morar Mais por Menos é apresentar ambientes sofisticados e genuinamente brasileiros, com preços acessíveis e dentro do conceito de sustentabilidade. Dessa forma, o visitante encontra peças já garimpadas, ou seja, que possuem o melhor custo benefício, e até produzidas com materiais inusitados, primando pelo aproveitamento e reaproveitamento de matéria-prima.



Todos os produtos estarão à venda, desde um pequeno objeto de decoração ao projeto completo do arquiteto com todos os itens incluídos. “O Morar Mais por Menos é o evento que vende. A proposta é mostrar a total sintonia entre sofisticação, bom gosto e criatividade, em projetos reais e viáveis. O visitante perceberá que os espaços não são somente para contemplação; cada ambiente pode fazer parte da casa das pessoas e mostrar que isso é possível é o nosso maior objetivo”, reforça a franqueada do evento em Natal, Nereide Figueiredo.



Para apresentar todas essas propostas, a Casa dos Governadores ganhou 36 ambientes assinados pelos arquitetos potiguares. São espaços como Jardim da Arte, Quarto da Moça, Banho dos Filhos, Sala do Café da Família, Largo do Aconchego e Cozinha das Ondas, em que os arquitetos utilizaram o tema como inspiração. O evento também tem como foco o incentivo ao artesanato local, tanto que o arquiteto que melhor utilizar as peças que expressem a cultura local será premiado.



Há ainda ambientes em homenagem a oito personalidades do Estado. São a governadora Wilma de Faria, o escritor Edgar Barbosa, a jornalista Hilneth Correia, o artista plástico César Revorêdo, o engenheiro Hermann Ledebour, o ministro Aluízio Alves, o senador Carlos Alberto de Sousa e o jurista Bruno Pereira.



A média de visitantes é de 15 mil pessoas por edição onde o evento já foi realizado. Esse ano, o Morar Mais por Menos está presente em oito capitais; além de Natal, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TRABALHADORES DA LINHA DE FRENTE DO SETOR DE TURISMO TERÃO CURSOS GRATUITOS DE INGLÊS E ESPANHOL

A Copa do Mundo de futebol de 2014 já começa a mudar a vida dos brasileiros. O programa “Olá, Turista!” capacitará 80 mil recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros profissionais nos idiomas inglês e espanhol.

As aulas serão gratuitas e realizadas pela internet, da casa dos interessados ou em telecentros. Divididos nos módulos básico, profissional e regional, o curso tem duração de 11 meses e dá direito a certificado após a conclusão. A intenção do programa é preparar as cidades-sede da Copa para a recepção dos turistas que virão ao País.

“O programa estimula a relação com as entidades que trabalham na ponta e sabem das necessidades do setor”, afirmou o ministro do turismo Luiz Barreto durante o lançamento do “Olá, Turista!” na última sexta-feira (13) em São Paulo.

Para participar do programa, que é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, os sindicatos, associações ou cooperativas devem se cadastrar até o dia 31 de dezembro pelo site www.olaturista.org.br. Municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo já podem efetuar os cadastros. Empreendedores individuais também podem participar se cadastrando diretamente no site. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 77 38696.

Escola on-line - Os cursos do projeto “Olá, Turista!” foram desenvolvidos pela empresa Education First (EF), fundada em 1965 com a missão de ensinar idiomas e diminuir barreiras culturais. Hoje a EF conta com mais de 15 milhões de alunos.

Os cursos de inglês e o de espanhol contam com uma metodologia que integra aulas de conversação dirigidas por professores on-line com orientações para atividades de estudo individual. A metodologia permite ao aluno interagir com a escola e os conteúdos sem limite de acesso. A estrutura possibilita o desenvolvimento da fala, escuta, escrita e leitura.

Interação - A escola on-line possui ainda um ambiente de interação entre os alunos. Pelas “Comunidades”, os participantes têm contato com estudantes de diversos países. Pelos grupos de discussões trocam experiências, aprimoram e praticam os conteúdos já aprendidos.

Módulos do curso

Básico - O objetivo é abordar os principais aspectos da língua, introduzindo o aluno que não possui conhecimento prévio.

Profissional - O objetivo é familiarizar o público com situações, diálogos e vocabulário pertinentes a cada categoria ligada ao turismo que irá corresponder a uma unidade do curso, com diferentes diálogos e vocabulários específicos. As categorias são: hotelaria, gastronomia, segurança e saúde, comércio, atrativos turísticos, transporte, serviços turísticos e educação.

Regional - Este módulo pretende abordar atrativos turísticos de cada região que fará parte do projeto e tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais de cada localidade, agregando valor ao conteúdo do curso e ao contexto de vida prática dos alunos.

AEROPORTO AUGUSTO SEVERO NO RN TEM SIDO ALVO DE RECLAMAÇÕES

Os passageiros continuam a reclamar da falta do ar condicionado na hora do embarque nacional ou internacional ,no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim no Estado do Rio Grande do Norte.. As filas também no desembarque internacional são imensas, e estão deixando os passageiros irritados além do calor

RECIFE SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS E TURISTICOS DO NORDESTE

O Recife sediou nesta sexta-feira (13) amplo debate sobre as perspectivas de investimentos imobiliários e turísticos na região Nordeste. Com realização da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico (ADIT), o evento foi prestigiado pelos secretários de turismo do Recife, Samuel Oliveira, de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, da Bahia, Domingos Leonelli, além de Hermano Carvalho, diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo. O encontro contou com a presença ainda de grupos investidores internacionais.



Pela manhã, o destaque foi para o painel sobre o investidor americano com palestra de Andy Levine e para o debate sobre a Copa 2014 em que foram apresentadas as oportunidades para o mercado nordestino. De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, ao sediar o Encontro Internacional de Investimentos Imobiliários e Turísticos do Nordeste a cidade tem a chance de mostrar todo o potencial para o setor. “Nosso desempenho na hotelaria tem sido excelente. Temos a melhor ocupação das capitais e uma base bem distribuída seja na origem ou motivação da viagem”, assegura.



Segundo o presidente da ADIT, Felipe Cavalcante, existe uma euforia no exterior em relação ao Brasil. “A partir de 2010, os olhos do mundo se voltam ao Brasil”, afirmou, antecipando ainda a importância de se estreitar laços com investidores de todo o mundo. Para Hermano Carvalho, é hora de profissionalizar o avanço do Brasil no exterior. “Estamos empenhados e entrosados em atrair investidores para o Nordeste e o Brasil”, garantiu.

ARNALDO FARIAS ESTÁ VIVO.....

Foi um engano, quem morreu foi outro Arnaldo Farias em SJM...

NATAL CONVENTION CONFIRMA FERNANDO BEZERRIL COM PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR E GEORGE COSTA COMO DIRETOR -PRESIDENTE

Fernando Bezerril presidente do Conselho Curador , Neiwaldo Guedes é o vice-presidente
*a diretoria executiva ficou assim: George Costa, diretor-presidente; Francisco Barbosa, vice-presidente ; Enrico fermi, diretor administrativo-financeiro e Eliézer Andrade, vice-diretor adiministrativo-financeiro e no Conselho Fiscal : Mauricéia Cavalcante; George Gosson e Igor Ribeiro Dantas

BRASILIA-50 ANOS APRESENTA PROJETO TURÍSTICO-EDUCACIONAL NO RIO DE JANEIRO

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) está na rota de Brasília (DF) e dos seus 50 anos, por conta do projeto “O Brasil Visita Brasília”, resultado de parceria do Brasília Convention & Visitors Bureau, ABARE – Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo, SEBRAE, TAM, TAM Viagens e ABIH-DF. Essa ação busca movimentar dois nichos sociais: educacional e turístico.

No próximo dia 24 de novembro, a partir das 10h30, dirigentes de escolas e agentes de viagem participam de um workshop que acontece no Hotel Bourbon Barra, na Barra da Tijuca, e terá dirigentes da capital federal abordando os atributos pedagógicos e turísticos do destino. Além disso, eles apresentarão incentivos que facilitarão a visita a Brasília.

De acordo com as diretrizes do projeto, a ação visa a estimular jovens a conhecerem in loco a capital do nosso País para, assim, aprender a realidade a partir da diversidade e das múltiplas dimensões temporais. Educadores e agentes de viagem serão os canais de incentivo para que jovens se interessem pela Capital da República e viagem para uma das mais audaciosas comprovações de determinação e inventividade do povo brasileiro – Brasília.



Incentivos


Um tour especial denominado “cívico-pedagógico” foi desenvolvido especialmente para esse projeto. E é partir dele que o programa turístico-educacional se estrutura com outras diversas vantagens para os estudantes. O pacote com passagem aérea (ida e volta), hospedagem, transfers in/out, quatro refeições, tour cívico-pedagógico e passeios custa a partir de R$ 799 (saindo das principais capitais brasileiras).

De cada pacote vendido será recolhido o valor de R$ 1 para a compra de material escolar. Com o montante desse valor recolhido, até o final de dezembro de 2010, os materiais escolares comprados serão sorteados entre as escolas com menor índice de desenvolvimento educacional do Brasil. As ações para comercialização de pacotes já começam neste mês e vão até dezembro de 2010.



Serviço:

Workshop – Projeto O Brasil Visita Brasília
24 de novembro, a partir das 10h30
Hotel Bourbon Barra, na rua Malibu, 1355, Barra da Tijuca, RJ
Informações pelo (21) 3622-4600

PARTICIPANTES SMILES JÁ PODEM EMITIR BILHETES EM VÔOS DA AIR FRANCE -KLM E AMERICAN AIRLINES

Os participantes SMILES já podem realizar o resgate de milhas para emitir bilhetes prêmios em voos da American Airlines e Air France-KLM. Com a implementação da primeira fase do acordo estratégico firmado entre as Companhias, o SMILES oferece aos seus participantes acesso a toda Europa e América do Norte, além de diversos países da América Central, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio.



O acordo de cooperação entre os programas de milhagens permite que os participantes SMILES acumulem e resgatem milhas tanto no American Airlines como na Air France-KLM. O acumulo de milhas já é possível nos voos da Air France-KLM desde maio e nos voos American Airlines desde agosto.



“Agregamos mais valor aos participantes SMILES. Além da extensa malha da GOL, por meio das companhias parceiras, o maior programa de milhagens da América Latina oferece aos seus participantes milhares de destinos em todo o mundo” afirma Murilo Barbosa, diretor de Marketing e Cartões da GOL.



Para viajar pela Air France-KLM na classe econômica partindo de qualquer país da América do Sul com destino a Europa são necessárias 35000 milhas por trecho. Já em viagens de ida e volta pela American Airlines entre Brasil e Estados Unidos, também na classe econômica, são necessárias 50000 milhas.



Confira todas as regras e condições no site do SMILES (www.smiles.com.br). Os bilhetes prêmios das companhias aéreas parceiras podem ser emitidos somente por meio da Central de Atendimento SMILES – Cartões Azul e Prata: 4003 7001* / Cartões Ouro ou Diamante: 4003 7007*.

ARNALDO FARIAS É ASSASSINADO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU NO RIO GRANDE DO NORTE

Foi assassinado hoje(13) na cidade de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, o embolador Arnaldo Farias, pai do cantor Fernando Farias... A Cultura e o turismo do RN estão de luto. Ninguém sabe ainda as informações precisas sobre o ocorrido.

MATIZ JAGUARIÚNA:A MELHOR OPÇÃO PARA VER O REI NA CIDADE

Shows de Roberto Carlos acontecem nos dias 27 e 28 de novembro

Os fãs do rei Roberto Carlos que já garantiram seu ingresso para os shows dos dias 27 e 28 de novembro em Jaguariúna ou ainda estão pensando em fazê-lo tem uma ótima opção de hospedagem para curtir o evento com conforto e segurança: o Hotel Matiz Jaguariúna.
O empreendimento administrado pela Hotelaria Brasil é o mais próximo da Red Eventos, local onde acontecerão os shows. Assim, quem for prestigiar o Rei estará a apenas cem metros de distância de onde acontecerá a apresentação, podendo dispensar o uso de transporte. E não terá que se preocupar com trânsito, guardadores de carros e outras coisas desagradáveis após ter vivenciado tantas emoções...
A diária em apartamento standard single, double ou twin sai por R$ 128. Em apartamento superior single ou Double, o preço é de R$165. Café da manhã, taxas e impostos não estão inclusos.

Sobre o Matiz Jaguariúna
O hotel Matiz Jaguariúna conta com 78 apartamentos, sendo 6 apartamentos superiores e 1 suíte master com hidro. Todos os apartamentos são mobiliados com: ar condicionado, TV por assinatura, frigobar e cofre individual, telefone, internet banda larga, serviço de quarto 24h e outras facilidades. Na área de lazer, o hóspede pode usufruir de restaurante, piscina, churrasqueira, equipamentos de ginástica, mesas de bilhar e carteado, área com sofás e TV. Já na área de eventos, o hotel conta com duas salas de reuniões com capacidade para até 45 pessoas, em auditório.

Sobre a Hotelaria Brasil
O objetivo da Hotelaria Brasil é buscar novas e crescentes oportunidades em gestão de produtos de hospitalidade - hotéis, condomínios residenciais, comerciais entre outros - com foco nos resultados imediatos e visíveis, tanto para o investidor, quanto para o cliente. É uma administradora multimarcas com bandeiras próprias como Matiz (3 e 4 estrelas) e as internacionais Best Western e Sol Inn.
www.hotelariabrasil.com.br

RECIFE CVB APRESENTA PROJETO "FRIENDLY LGBT.PERNAMBUCO SIMPATIZA COM VOCE" DURANTE FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO

Entre os dias 20 e 21 de novembro, o Recife Convention & Visitors Bureau participará da edição 2009 do Festival do Turismo de Gramado. Na ocasião, que contará pela primeira vez com um pavilhão voltado exclusivamente para o turismo LGBT, a entidade apresentará o projeto “Friendly LGBT. Pernambuco simpatiza com Você”.

“O turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem no mundo. No Brasil, o mercado está em verdadeira expansão. É a primeira vez que participamos de um Festival de Turismo com um estande voltado exclusivamente para divulgar as potencialidades turísticas de Pernambuco para o visitante LGBT”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB e da ABIH – PE. Segundo Meira Lins, o mercado segmentado merece atenção especial: “Este público chega a apresentar gastos 30% superiores aos héteros e a capital pernambucana é um dos principais destinos do Nordeste para estes clientes”, analisa.

Durante o Festival de Turismo, o Recife CVB distribuirá o Guia da Diversidade – que reúne diversas opções de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, boates, agências de receptivo e locadoras de carros direcionadas ao visitante LGBT. “O Guia é uma importante ferramenta no auxilio do turista quanto à sua programação em Pernambuco. Nele, sugerimos espaços credenciados ao projeto e outros que já recebem o público gay, é uma forma de asseguramos que esse visitante não passará por qualquer tipo de constrangimento e se identifique com o destino”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB.

Friendly LGBT. Pernambuco simpatiza com você – Criado em 2008, o projeto, que hoje reúne 22 espaços associados, foca na capacitação dos profissionais que atuam nos atrativos turísticos e culturais locais para bem receber o turista LGBT. “Promovemos encontros de sensibilização com todos os profissionais e empresários que estão à frente dos equipamentos turísticos que solicitaram o selo Friendly. Nessas palestras, desmistificamos estereótipos e listamos várias situações que não podem acontecer durante a estada deste turista em nosso estado. Com esta ação, pretendemos atingir a excelência nos serviços prestados ao nosso visitante”, cita José Otávio de Meira Lins.

Turismo LGBT – Com intuito de promover Pernambuco nacionalmente e internacionalmente como destino turístico LGBT, o Recife CVB associou-se à ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS) e a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA). “Ambas associações são grandes referências no turismo, lazer e entretenimento gay no Brasil e mundo. Acreditamos que esta parceria pode ser positiva para o fomento no turismo LGBT em Pernambuco”, acredita Tatiana Menezes.

Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop - Divulgar os estados de Pernambuco e Bahia como destinos ‘gay-friendlys’ nos principais mercados americanos emissores de turistas LGBT. Foi com esse objetivo que a EMPETUR e a BAHITURSA realizaram com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, em setembro passado, o evento "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop” nas cidades de São Francisco e Miami.



Contando com parceiros como International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), a America Airlines e a Prime Travel, os workshops agregaram um total de 200 pessoas em ambas as cidades. “Reunimos operadores e agentes de viagens e personalidades do trade turístico de São Francisco e Miami – dois dos maiores polos emissores de turistas LGBT do mundo – com objetivo de reforçar a imagem de Pernambuco e Bahia como destinos receptivos ao público gay”, diz Tatiana Menezes. “Durante os dois encontros, capacitamos os operadores e agentes de viagens locais com informações sobre os dois destinos e aproveitamos para apresentar os roteiros que a Bahia e Pernambuco oferecem para o público LGBT”, complementa. Após essas ações, a Empetur e o RCVB programam famtours com os agentes e operadores de viagens participantes para que eles possam vivenciar os encantos que Pernambuco oferece.

LUFTHANSA FAZ BALANÇO DE RESULTADOS E ANUNCIA NOVIDADES PARA 2010 COM A PRESENÇA DO VICE-PRESIDENTE PARA AS AMÉRICAS, JENS BISCHOF

No próximo dia 24 de novembro (terça-feira), o vice-presidente da Lufthansa para as Américas, Jens Bischof, estará em São Paulo e vai receber a imprensa para falar das perspectivas do mercado. Na oportunidade, ele vai apresentar aos jornalistas a nova diretora para o Brasil, Albena Janssen.

Bischof vai comentar as perspectivas do mercado brasileiro e latino-americano para 2010 e falar dos resultados do Grupo Lufthansa este ano. O executivo comentará ainda os estudos para a introdução de novos destinos e novos voos, a cooperação cada vez maior com a TAM a partir da entrada da empresa brasileira para a Star Alliance, a chegada dos primeiros aviões Airbus 380 e a introdução do Flynet, a internet a bordo da companhia.

Dia: 24 de novembro (terça-feira)
Horário: 10h30
Local : Hotel Caesar Business Faria Lima
Rua das Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia

A PRAIA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO NO RIO GRANDE DO NORTE ESTARÁ NO DIA 18 NO SBT REPÓRTER

São Miguel do Gostoso estará no próximo SBT reporter
que será exibido dia 18/11.
Pedimos aos nossos clientes amigos que assistam e divulguem.
Não só São Miguel do Gostoso, Urca do Tubarão como também o
Rio Grande do Norte. Vamos aumentar essa audiência.

Um grande abraço .


Edson Nobre
(ministro da cachaça)
Visitem nosso site
www.urcadotubarao.com.br

ABAV-RN PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA VENDA DE SEGURO VIAGEM

DATAS:
TURMA 1 - 01 DEZ das 18:30 as 20:hs TURMA 2 -02 DEZ das 18:30 as 20hs
LOCAL: auditório da ABAV - Rua João Pessoa , Ed Mendes Carlos -4º andar
* número de inscritos por turma: 30 pessoas
*Será servido um Welcome coffee.

Colaboradores : TRAVEL ACE. MIC SEGURO. MAFRE SEGUROS. ISIS SEGUROS

VENDA MAIS SEGURO o produto mais rentável hoje para venda dentro de uma agência de turismo.
Saiba de casos graves de pessoas que precisaram usar o seguro e não tinham feito.
Saiba explicar a seu passageiro todos os itens que o seguro cobre
Vire fera em argumentos para seu cliente comprar o seguro.
Saiba a importância de vender seguro para cruzeiros marítmos.

Isto tudo e muito mais num único e prático evento feito pela ABAV RN para capacitar cada vez mais os emissores de nosso mercado .
ROSANGELA COSTA ANA CAROLINA COSTA
DIRETORA DE CURSOS ABAV Presidente ABAV RN

STAR ALLIANCE REUNE-SE EM SÃO PAULO

Ontem, quinta-feira, líderes de 11 companhias que compõem a Star Alliance reuniram-se no escritório da TAP em São Paulo, a companhia que coordena o Grupo no Brasil.

O encontro contou com a presença da diretora regional da Star Alliance, Nanci Cheberenchick e com os representantes da Air Canada, Air China, BMI, Continental Airlines, TAM, Lufthansa, Swiss, South African Airways, Turkish Airlines e United Airlines. Na oportunidade discutiram formas diferenciadas de divulgação dos Produtos Star, benefícios e melhor adequação às necessidades do mercado brasileiro. Também foram tratados projetos comuns e um dos destaques foi o produto “RTW - Round the World Fare”, onde o passageiro pode viajar por todo o mundo, seja em negócio ou lazer, e a aliança proporciona flexibilidade no planejamento do itinerário e tarifas extremamente vantajosas.

Uma das novidades do encontro deste ano foi a participação da Continental Airlines que ingressou recentemente na Star Alliance e da TAM, cuja entrada na aliança está prevista para abril de 2010. Com esta integração (Continental Airlines), sobe para 25 o número de parceiros da Star Alliance e cresce o leque de vantagens oferecidas aos passageiros.

Para além da TAP e das futuras companhias (Aegean Airlines, a Air India, a Brussels Airlines e a TAM), a Star Alliance tem também como membros a Adria Airways, Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Blue 1, BMI, Continental Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shanghai Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, Swiss, Turkish Airlines, THAI, United e US Airways. No conjunto, a rede da Star Alliance oferece 19.500 voos diários para 1.071 destinos em 171 países.

AMERICAN AIRLINES SKICLUB PROMOVE CONCURSO CULTURAL E LEVA GANHADOR E ACOMPANHANTE PARA VAIL

A temporada de inverno nos Estados Unidos começa no fim deste mês, quando as pistas das estações de esqui abrem para esquiadores e snowboarders, e o American Airlines SkiClub vai levar duas pessoas com tudo pago para Vail, no Colorado. O maior programa de turismo de neve para brasileiros promove no site www.aaskiclub.com.br o concurso cultural “Fique Bem na Foto”.

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do concurso www.aaskiclub.com.br/concurso e enviar uma foto (onde esteja presente) em algum destino de neve dos Estados Unidos. O prazo para inscrições e envio da foto encerra em 29 de novembro e uma votação popular entre 14 e 20 de dezembro irá definir o ganhador. O resultado será divulgado no site em 23 de dezembro.

Prêmio – O ganhador terá direito a duas passagens aéreas em classe econômica na American Airlines, quatro noites de hospedagem em quarto duplo e quatro dias de acesso ilimitado aos teleféricos e gôndolas que levam às pistas de Vail, no Colorado.

O segundo melhor ganha quatro noites de hospedagem em quarto duplo e a três dias de ski-lift em Aspen, no Colorado. O terceiro colocado ganhará os cinco dias de ski-lift em Park City, em Utah. O prêmio é válido apenas para esta temporada e terá de ser usado até 11 de abril de 2010, exceto em feriados, como Natal, réveillon e carnaval.

Viagem começa na internet – O site www.aaskiclub.com.br foi todo remodelado para a temporada de inverno 2009-2010 nos EUA e traz informações, fotos, dicas, calendários de eventos dos destinos, glossário de esqui e notícias das estações.

Lá, os visitantes podem conhecer também os descontos e facilidades que os pacotes do AA SkiClub e seus parceiros oferecem. As notícias, novidades e promoções para as estações de esqui podem ser acompanhadas também pelo Twitter no endereço twitter.com/AASkiClub.

PALESTRA SOBRE FEE É REALIZADA NA ABAV-RJ

A palestra Cobrança de Serviços para Agências de Viagens Corporativas, realizada hoje (13) na sede da ABAV/RJ (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio de Janeiro), contou com a participação de 54 agências de viagens, representadas por 103 profissionais inscritos.



Na ocasião, o presidente da ABAV/RJ, Luiz Strauss de Campos, ressaltou a importância da participação dos associados da entidade. “Nosso papel é fortalecer a qualificação dos nossos associados e, como qualquer associação, precisamos sentir o retorno e interesse deles, pois, somente dessa forma, podemos crescer, aumentar a grade de cursos e realizar outras ações”, afirma.



Segundo o palestrante Júlio Verna, instrutor do CICTUR (Calendário Integrado de Cursos de Turismo), a cobrança de serviços é de extrema importância para os agentes de viagens, pois a comissão que esses profissionais recebem está cada vez mais reduzida. Além disso, a adoção do FEE proporciona o preparo para um mercado que, por ser globalizado, está muito competitivo. “A globalização fez tudo uma coisa só, não há mais fronteiras, o concorrente não é somente o cara da loja da esquina”, comenta.



Uma das participantes, a agente de viagens Stella Tuttolomondo, elogiou a palestra e destacou a necessidade da implantação da cobrança de serviços em todas as agências de viagens. “Há muito tempo não ouvia uma palestra tão útil. Acho importante que todos participem e reflitam sobre isso, quanto mais pessoas passarem a cobrar o serviço, será melhor”.



A palestra é fruto do apoio da entidade ao Projeto de Capacitação sobre Fee, promovido pelo Favecc (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais) e a Gol Linhas Aéreas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GALO DA MADRUGADA HOMENAGEIA DIVERSIDADE CULTURAL DE PERNAMBUCO NO CARNAVAL 2010

Em reconhecimento pelo título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco, o maior bloco de rua do mundo desfila em 2010 com o tema "Galo: Pernambuco de todos os Carnavais”. O Clube das Máscaras Galo da Madrugada vai homenagear todas as manifestações carnavalescas presentes do Litoral ao Sertão. No Sábado de Zé Pereira (13/02), os principais ícones representativos de Pernambuco, como os Caiporas, os Papangus e o Cavalo Marinho, poderão ser conferidos por mais de 1,5 milhão de pessoas pelas ruas do Recife. A agremiação também promete muita alegria para a criançada com o lançamento do bloco infantil Pinto da Madrugada, que sai às ruas na terça-feira (16/02).

A agremiação recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco em fevereiro de 2009 e chega ao seu 33º desfile com muitas novidades. Ao todo, serão aproximadamente 30 trios num percurso de cinco quilômetros pelo Bairro de São José e Avenida Guararapes, dois trios a mais que no ano passado. Os trios do Maracatu e Caboclinho continuam acompanhando as orquestras de frevo no revezamento das apresentações. “Vamos começar o desfile pontualmente às 9h da manhã com festa até às 18h30 na Guararapes”, explica Rômulo Meneses, presidente da agremiação.

Segundo Meneses, Pernambuco tem uma rica e ampla cultura, o que motivou a diretoria a homenagear as manifestações culturais de todo o Estado. “No que diz respeito à cultura carnavalesca, é muito mais ampla e rica do que muita gente imagina. Em várias cidades do interior, existe tradição carnavalesca, com uma cultura própria. Então, o Galo da Madrugada, espelhado em um programa do Governo do Estado, através da Fundarpe, resolveu homenagear a todos os municípios que possuem tradição carnavalesca como Vitória, Nazaré, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, entre outros”, completa.



Outra novidade é que a programação incluirá em 2010 o Encontro de Gigantes com os tradicionais bonecos de Olinda e o Galo da Madrugada, além de Maracatus Rurais e Blocos Líricos. A folia acontece na segunda e terça-feira de Carnaval.



Já a criançada terá uma atração só sua. Pela primeira vez, a garotada vai poder se divertir na terça-feira de Carnaval com o lançamento do bloco infantil Pinto da Madrugada, com desfile das 9h ao meio-dia.



“O Galo da Madrugada é um patrimônio do povo pernambucano que anualmente atrai milhares de turistas. É seguramente o maior e mais conhecido bloco de rua do mundo e símbolo do nosso Carnaval. Uma festa democrática e a prova viva que para cair na folia em Pernambuco é só chegar”, afirmou o secretário de turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho.



Para Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife, o desfile do Galo da Madrugada é um dos pontos altos do Carnaval da cidade. “O Galo da Madrugada é mais do que uma referência para o Carnaval do Recife. É uma tradição e uma representação de nossa alegria, uma vitrine para o mundo inteiro”, acrescenta.

CAMAROTE VIP- Para os que buscam conforto durante o desfile, a opção continua sendo o Camarote Oficial do Galo da Madrugada. Sucesso em 2009, o espaço chega a sua segunda edição com área VIP para 600 pessoas e pista para mil pessoas, na Praça Sérgio Loreto. O local costuma receber a visita de todas as celebridades que escolhem passar o Carnaval na ‘Capital Multicultural do Brasil’. É ainda ponto de encontro de artistas locais, personalidades, autoridades e formadores de opinião, que não dispensam acompanhar de perto a festa em posição privilegiada: na altura dos trios elétricos e com muito conforto.



Camarote Privativo



Já está à venda o camarote privativo do Carnaval 2010 do Galo da Madrugada. São 66 camarotes, com capacidade para 20 pessoas, cada. A localização é privilegiada: a Praça Sérgio Loreto, um dos mais animados pontos de concentração do maior bloco do mundo. Até 31 de dezembro, o valor tem desconto de 15% e será o mesmo do Carnaval 2009: R$ 3.500 (1° piso) ou R$ 4.500 (2° piso). Outras informações: 81 - 3224.2899 / 3224.9615 / 3224.0204 ou pelo site www.galodamadrugada.org.br



Memorial do Galo



A sede da agremiação, o Palácio Enéas Freire, abrigará uma exposição permanente que conta a história do bloco através de fotos, textos, objetos e vídeos das mais de três décadas de Carnaval da agremiação.



Quinta no Galo

Às quintas-feiras, o Palácio Enéas Freire recebe apresentações de manifestações culturais de Pernambuco. A festa, que começa às 19 h, tem apresentações de frevo, maracatu, caboclinho, coco, ciranda, blocos líricos e desfiles de fantasias da agremiação.

Endereço: Rua da Concórdia, 984, Bairro de São José

(81) 3224-2899 | (81) 3224-9615

R$ 10



Almoço no Galo

Todas as quintas e sextas, a partir das 12h, a sede do bloco dá espaço à gastronomia pernambucana, com o projeto Almoço do Galo. Buchada, arrumadinho e escondidinho de charque são alguns dos pratos da culinária pernambucana que devem conquistar o paladar dos turistas e público em geral.

HISTÓRICO – Presença marcante no imaginário do Carnaval brasileiro, o Galo da Madrugada foi fundado em 1978, por Enéas Freire, com o intuito e resgatar o espírito dos velhos Carnavais de rua. À época, o Carnaval de clube e as escolas de samba descaracterizavam a genuína festa popular, com cordões de isolamento que segregavam os foliões. Naquele ano, membros das famílias Freire e Menezes resolveram reviver o carnaval histórico do Recife, cujas características principais eram os cortejos pelas ruas e bairros lendários da cidade, com foliões fantasiados e de máscaras.

Cerca de setenta e cinco pessoas participaram do primeiro desfile do bloco. No ano seguinte, o número de participantes dobrou e a agremiação gravou seu Hino, que é hoje umas das músicas oficiais do Carnaval do Recife, com seu refrão “Ei pessoal, vem moçada, Carnaval começa no Galo da Madrugada”. Em 1996, o Galo da Madrugada arrastou mais de um milhão de foliões e foi declarado o maior bloco da terra pelo Guinness Book.



PROGRAMAÇÃO Galo 2010



DIA 11/02/2010 (Quinta-feira )



Desfile da Quinta-Feira



Concentração - Praça da Independência e Av. Guararapes

Encerramento - Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo

Início do desfile - 20h30

Final do Desfile - 23h30



Atrações: Grupo Galo-1978, 1 Boneco Gigante, 3 Carros Alegóricos, 40 Cabeções, 1 Grupo de Passistas ( 30 participantes ), 4 Trios, 2 Blocos Líricos, Maracatu Nação.

Orquestras/Bandas: Galo da Madrugada - Gustavo Travassos, Edilza Aires, Lima Neto.







DIA 13/02/2010 ( Sábado de Zé Pereira )



Grandioso Desfile do Galo da Madrugada



Concentração - Bairro de São José (Praça das 5 Pontas, Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto e Av. Sul )

Encerramento - Rua Primeiro de Março

Início do desfile - 9h

Encerramento - 18h30



Atrações: Grupo Galo-1978, 3 Bonecos Gigantes, 5 Carros Alegóricos, 100 Cabeções, 3 Grupos de Passistas (30 participantes cada um), 30 Trios.



Orquestras/Bandas: Galo da Madrugada - Gustavo Travassos, André Rio, Almir Rouche, Asas da América, Maestro Spok, Trombonada, Edilza Aires, Capital do Frevo, Som da Terra, Lima Neto, Quinteto Violado.





DIA 15/02/2010 ( Segunda-Feira )



Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo



9h - 12h - Encontro de Gigantes ( Bonecos Gigante de Olinda e do Galo da Madrugada )

12h - 14h - Encontro de Maracatus Rurais

14h - 16h - Saída do "Bloco do Cacique"

17h - 21h - Saída do "Bloco das Ilusões"





DIA 16/02/2010 ( Terça-Feira )



Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo



10h - 13h - Saída do Bloco "Pinto da Madrugada"

14h - 16h - Saída do "Bloco do Cacique"

15h - 17h - Encontro de Blocos Líricos

17h - 21h - Saída do "Bloco das Ilusões"

GALO DA MADRUGADA HOMENAGEIA DIVERSIDADE CULTURAL DE PERNAMBUCO NO CARNAVAL 2010

Em reconhecimento pelo título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco, o maior bloco de rua do mundo desfila em 2010 com o tema "Galo: Pernambuco de todos os Carnavais”. O Clube das Máscaras Galo da Madrugada vai homenagear todas as manifestações carnavalescas presentes do Litoral ao Sertão. No Sábado de Zé Pereira (13/02), os principais ícones representativos de Pernambuco, como os Caiporas, os Papangus e o Cavalo Marinho, poderão ser conferidos por mais de 1,5 milhão de pessoas pelas ruas do Recife. A agremiação também promete muita alegria para a criançada com o lançamento do bloco infantil Pinto da Madrugada, que sai às ruas na terça-feira (16/02).

A agremiação recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco em fevereiro de 2009 e chega ao seu 33º desfile com muitas novidades. Ao todo, serão aproximadamente 30 trios num percurso de cinco quilômetros pelo Bairro de São José e Avenida Guararapes, dois trios a mais que no ano passado. Os trios do Maracatu e Caboclinho continuam acompanhando as orquestras de frevo no revezamento das apresentações. “Vamos começar o desfile pontualmente às 9h da manhã com festa até às 18h30 na Guararapes”, explica Rômulo Meneses, presidente da agremiação.

Segundo Meneses, Pernambuco tem uma rica e ampla cultura, o que motivou a diretoria a homenagear as manifestações culturais de todo o Estado. “No que diz respeito à cultura carnavalesca, é muito mais ampla e rica do que muita gente imagina. Em várias cidades do interior, existe tradição carnavalesca, com uma cultura própria. Então, o Galo da Madrugada, espelhado em um programa do Governo do Estado, através da Fundarpe, resolveu homenagear a todos os municípios que possuem tradição carnavalesca como Vitória, Nazaré, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, entre outros”, completa.



Outra novidade é que a programação incluirá em 2010 o Encontro de Gigantes com os tradicionais bonecos de Olinda e o Galo da Madrugada, além de Maracatus Rurais e Blocos Líricos. A folia acontece na segunda e terça-feira de Carnaval.



Já a criançada terá uma atração só sua. Pela primeira vez, a garotada vai poder se divertir na terça-feira de Carnaval com o lançamento do bloco infantil Pinto da Madrugada, com desfile das 9h ao meio-dia.



“O Galo da Madrugada é um patrimônio do povo pernambucano que anualmente atrai milhares de turistas. É seguramente o maior e mais conhecido bloco de rua do mundo e símbolo do nosso Carnaval. Uma festa democrática e a prova viva que para cair na folia em Pernambuco é só chegar”, afirmou o secretário de turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho.



Para Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife, o desfile do Galo da Madrugada é um dos pontos altos do Carnaval da cidade. “O Galo da Madrugada é mais do que uma referência para o Carnaval do Recife. É uma tradição e uma representação de nossa alegria, uma vitrine para o mundo inteiro”, acrescenta.

CAMAROTE VIP- Para os que buscam conforto durante o desfile, a opção continua sendo o Camarote Oficial do Galo da Madrugada. Sucesso em 2009, o espaço chega a sua segunda edição com área VIP para 600 pessoas e pista para mil pessoas, na Praça Sérgio Loreto. O local costuma receber a visita de todas as celebridades que escolhem passar o Carnaval na ‘Capital Multicultural do Brasil’. É ainda ponto de encontro de artistas locais, personalidades, autoridades e formadores de opinião, que não dispensam acompanhar de perto a festa em posição privilegiada: na altura dos trios elétricos e com muito conforto.



Camarote Privativo



Já está à venda o camarote privativo do Carnaval 2010 do Galo da Madrugada. São 66 camarotes, com capacidade para 20 pessoas, cada. A localização é privilegiada: a Praça Sérgio Loreto, um dos mais animados pontos de concentração do maior bloco do mundo. Até 31 de dezembro, o valor tem desconto de 15% e será o mesmo do Carnaval 2009: R$ 3.500 (1° piso) ou R$ 4.500 (2° piso). Outras informações: 81 - 3224.2899 / 3224.9615 / 3224.0204 ou pelo site www.galodamadrugada.org.br



Memorial do Galo



A sede da agremiação, o Palácio Enéas Freire, abrigará uma exposição permanente que conta a história do bloco através de fotos, textos, objetos e vídeos das mais de três décadas de Carnaval da agremiação.



Quinta no Galo

Às quintas-feiras, o Palácio Enéas Freire recebe apresentações de manifestações culturais de Pernambuco. A festa, que começa às 19 h, tem apresentações de frevo, maracatu, caboclinho, coco, ciranda, blocos líricos e desfiles de fantasias da agremiação.

Endereço: Rua da Concórdia, 984, Bairro de São José

(81) 3224-2899 | (81) 3224-9615

R$ 10



Almoço no Galo

Todas as quintas e sextas, a partir das 12h, a sede do bloco dá espaço à gastronomia pernambucana, com o projeto Almoço do Galo. Buchada, arrumadinho e escondidinho de charque são alguns dos pratos da culinária pernambucana que devem conquistar o paladar dos turistas e público em geral.

HISTÓRICO – Presença marcante no imaginário do Carnaval brasileiro, o Galo da Madrugada foi fundado em 1978, por Enéas Freire, com o intuito e resgatar o espírito dos velhos Carnavais de rua. À época, o Carnaval de clube e as escolas de samba descaracterizavam a genuína festa popular, com cordões de isolamento que segregavam os foliões. Naquele ano, membros das famílias Freire e Menezes resolveram reviver o carnaval histórico do Recife, cujas características principais eram os cortejos pelas ruas e bairros lendários da cidade, com foliões fantasiados e de máscaras.

Cerca de setenta e cinco pessoas participaram do primeiro desfile do bloco. No ano seguinte, o número de participantes dobrou e a agremiação gravou seu Hino, que é hoje umas das músicas oficiais do Carnaval do Recife, com seu refrão “Ei pessoal, vem moçada, Carnaval começa no Galo da Madrugada”. Em 1996, o Galo da Madrugada arrastou mais de um milhão de foliões e foi declarado o maior bloco da terra pelo Guinness Book.



PROGRAMAÇÃO Galo 2010



DIA 11/02/2010 (Quinta-feira )



Desfile da Quinta-Feira



Concentração - Praça da Independência e Av. Guararapes

Encerramento - Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo

Início do desfile - 20h30

Final do Desfile - 23h30



Atrações: Grupo Galo-1978, 1 Boneco Gigante, 3 Carros Alegóricos, 40 Cabeções, 1 Grupo de Passistas ( 30 participantes ), 4 Trios, 2 Blocos Líricos, Maracatu Nação.

Orquestras/Bandas: Galo da Madrugada - Gustavo Travassos, Edilza Aires, Lima Neto.







DIA 13/02/2010 ( Sábado de Zé Pereira )



Grandioso Desfile do Galo da Madrugada



Concentração - Bairro de São José (Praça das 5 Pontas, Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto e Av. Sul )

Encerramento - Rua Primeiro de Março

Início do desfile - 9h

Encerramento - 18h30



Atrações: Grupo Galo-1978, 3 Bonecos Gigantes, 5 Carros Alegóricos, 100 Cabeções, 3 Grupos de Passistas (30 participantes cada um), 30 Trios.



Orquestras/Bandas: Galo da Madrugada - Gustavo Travassos, André Rio, Almir Rouche, Asas da América, Maestro Spok, Trombonada, Edilza Aires, Capital do Frevo, Som da Terra, Lima Neto, Quinteto Violado.





DIA 15/02/2010 ( Segunda-Feira )



Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo



9h - 12h - Encontro de Gigantes ( Bonecos Gigante de Olinda e do Galo da Madrugada )

12h - 14h - Encontro de Maracatus Rurais

14h - 16h - Saída do "Bloco do Cacique"

17h - 21h - Saída do "Bloco das Ilusões"





DIA 16/02/2010 ( Terça-Feira )



Praça Sérgio Loreto / Sede do Galo



10h - 13h - Saída do Bloco "Pinto da Madrugada"

14h - 16h - Saída do "Bloco do Cacique"

15h - 17h - Encontro de Blocos Líricos

17h - 21h - Saída do "Bloco das Ilusões"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

VÔOS REGULARES EM OUTUBRO TÊM 13,8% DE ATRASOS

No mês de outubro, 13,8% dos voos regulares no Brasil decolaram com atrasos acima de 30 minutos, de acordo com os dados levantados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra, em todos os estados brasileiros. O mau tempo – que levou ao fechamento de alguns dos principais aeroportos do país em diversas ocasiões – contribuiu mais uma vez para a elevação do índice, que havia sido de 10,2% em setembro de 2009 e 12,5% no mesmo mês de outubro em 2008. Em julho de 2009, os atrasos já haviam alcançado 12,3% devido ao fechamento de aeroportos e restrições nas operações e pouso e decolagem provocados pelo mau tempo em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, que concentram a maioria dos voos domésticos.

Entre as cinco maiores empresas aéreas brasileiras, que detêm 97,7% do tráfego doméstico de passageiros, a Azul foi a única que reduziu seu índice de atrasos em outubro: apenas 6,9% de seus voos saíram com mais de 30 minutos de atrasos, contra 8,5% em setembro. A OceanAir, que em setembro registrara 6,1% de atrasos, em outubro teve o índice elevado para 9,5%; a Gol/Varig também passou de 9,5% para 11,7%; e a Webjet de 8,4% para 12,6%. O maior aumento foi o da TAM, que saltou de 9,5% em setembro para 14,7% em outubro.

Entre as principais companhias brasileiras que realizam rotas regionais, o menor índice de atrasos em outubro foi da Pantanal (11,6%), seguida pela Passaredo (16,0%). A Trip/Total teve um aumento de 16,1% em setembro para 22,3% em outubro. Juntas, Trip/Total, Passaredo e Pantanal transportam cerca de 2,2% dos passageiros em voos domésticos.

Entre as companhias estrangeiras que realizam mais de 70 voos por mês partindo do Brasil, os menores atrasos foram da Lan Chile (6,8%), Copa Airlines (7,6%) e Continental Airlines (7,7%). Com quantidade semelhante de voos, as empresas menos pontuais em outubro foram a Aerolíneas Argentinas (36,2%), Lan Express (35,5%), Iberia (33,3%) e TAM Mercosur (31,5%). Considerando as estrangeiras com mais de 30 e menos de 70 voos com origem no Brasil, a Lan Peru teve o melhor desempenho, com apenas 2,2% de atrasos, seguida pela Taca Peru (3,0%), KLM (3,1%) e Emirates (6,5%). Por outro lado, com praticamente o mesmo número de voos, os atrasos foram maiores na TAAG Angola Airlines (87,1%), Aerosur (28,2%) e na Aeromexico (22,6%).

Com poucas partidas do Brasil – menos de 30 voos por mês – os atrasos foram menores na Mexicana (4,2%), Korean Air (6,3%) e Japan Airlines (6,7%), enquanto as decolagens menos pontuais foram da Iberworld (75%), Livingston (70%), El Al (46,2%), Air Italy (45,8%) e Condor Flugdienst GMBH (40,0%). A TACV não registrou nenhum atraso acima de 30 minutos, porém cancelou um terço de seus voos programados para outubro no Brasil.

MSC CRUZEIROS ELOGIA RECEPTIVO TURÍSTICO DO RECIFE






O assessor executivo da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, Carlos Braga, conversou sobre as perspectivas para a temporada de cruzeiros 2009/2010 com o comandante italiano Raffaele Pontes, do navio Melody, vindo de Veneza, e a diretora de Operações da MSC, Márcia Leite. No encontro, a equipe da MSC agradeceu o caloroso receptivo ao desembarcar na cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, recebe os turistas com apresentações de frevo, maracatu, distribuição de folders e mapas turísticos com dicas de roteiros e programação.



Até abril de 2010, circularão pelo Recife cerca de cem mil turistas de 82 navios. Ao comparar com a temporada anterior (2008/2009), espera-se um incremento de cerca de 45% no número de navios. “Os turistas já desembarcarão sabendo mais da cidade. As expectativas para esta temporada são mais do que positivas, devendo aquecer ainda mais o turismo e a economia na cidade, pois os números de navios e passageiros são superiores aos da temporada passada”, comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

PAULO GAUDENZI APRESENTA AVALIAÇÃO DO PLANO EMERGENCIAL PARA O TURISMO DE NATAL NO DIA 12

A prefeita da Cidade do Natal, Micarla de Sousa, através da SETURDE – Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estará recebendo convidados para participar da Avaliação do Plano Emergencial para o Turismo de Natal, do consultor Paulo Gaudenzi, e do Lançamento da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

O evento acontecerá em espaço reservado, seguido de almoço oferecido aos convidados.



Local – Churrascaria Sal e Brasa (Av. Roberto Freire, 1426) Dia – 12 de Novembro de 2009

Hora –10h30 (chegada)

11h00 (inicio dos trabalhos)

NOVO FRADE, EM ANGRA DOS REIS PROMOVE TORNEIO ABERTO DE GOLFE EM JANEIRO

1º Open de Golfe do Frade será realizado entre 22 e 25 de janeiro de 2010

O Novo Frade, em Angra dos Reis, irá promover de 22 a 25 de janeiro de 2010 o “I Open de Golfe do Frade”, evento que abrirá o calendário de competições de Golfe no País. Excelente oportunidade para os golfistas aliarem competição de alto nível e dias de descanso e lazer com a família no resort com atividades de mar e montanha.

Realizado pelo Novo Frade e com a organização da Golf Travel (11-3262-4060; www.golftravel.com.br), o I Open de Golfe do Frade ocorre na semana dos feriados carioca e paulistano, 20 e 25 de janeiro, respectivamente. O dia 22 ficará reservado para treinos e para o coquetel de abertura.

As disputas ocorrem em 23 e 24 de janeiro e deverá reunir os melhores golfistas de todo País. Para Arthur Borges, do Novo Frade, os participantes podem esperar o que há de melhor. “Será uma competição impecável e estamos nos preparando para uma recepção fantástica a todos”, garante.

Celso Teixeira, da Golf Travel, afirma que os “Opens” são o momento em que o empreendimento mais se prepara para receber. “É como uma festa em nossa casa, onde buscamos sempre oferecer o melhor”.

Borges destaca ainda que parte da renda do evento será destinada ao “Dispensário Santa Terezinha do Menino Jesus da Gávea”, instituição existente desde 1926 num galpão atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição no Rio de Janeiro e que atende a 320 crianças com idade entre 1 e 10 anos. Elas recebem diariamente quatro refeições, além de oficinas de artesanato, laboratório de informática, coral, aulas de flauta doce e atividades recreativas com professores especializados.

Cartão de visita – Cercado pela Mata Atlântica e pelo mar, cortado por rios cristalinos e repleto de lagos naturais, o campo de golfe é um dos bons motivos para se visitar o resort Novo Frade, em Angra dos Reis. O campo profissional com 18 buracos é considerado por especialistas um dos melhores do País.

Projetado na década de 1980 pelos ingleses Dave Thomas e Peter Allis, o lugar passou por uma completa reforma. O golfista profissional Rafael Navarro, também consultor técnico e designer, coordenou toda a obra que consumiu R$ 800 mil.

O campo é moderno e conta com formatos ondulados e movimentados. A principal reforma foi na grama, totalmente substituída. A grama do tipo bermuda que ficava nos fairways (raia principal de cada buraco) foi substituída pela grama do tipo esmeralda, o que facilitou muito o melhor jogo dos golfistas.

Inscrição – O pacote para os golfistas inclui três noites de hospedagem com pensão completa, incluindo coquetel de abertura e jantar de encerramento, e três rounds de golfe. Custa a partir de R$ 1.570,00 por jogador e R$ 1.330,00 por pessoa para não-golfistas. Informações e reservas podem ser feitas na Golf Travel (11-3262-4060; www.golftravel.com.br).
O resort Novo Frade fica no quilômetro 508 da rodovia BR 101 (Rio – Santos), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e foi estrategicamente construído entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Baía da Ilha Grande. Próximo aos grandes centros, o resort é de fácil acesso. Informações pelo site www.novofrade.com.br

SEMINÁRIO INTERNEWS DEBATE LEIS DE INCENTIVO DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

A realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro oferece a incomparável oportunidade para as empresas utilizarem os benefícios fiscais da Lei de Incentivo ao Esporte e associarem as suas marcas à melhoria do desempenho dos atletas brasileiros. O país anfitrião sempre redobra os seus esforços na preparação dos seus desportistas e aumenta significativamente a quantidade de medalhas da sua delegação na maior festa do esporte mundial.
A Lei de Incentivo ao Esporte, aprovada em 2007, permite destinar valores para patrocínio ou doação correspondente a dedução de 1% do Imposto de Renda devido, para pessoas jurídicas. Para pessoas físicas o limite é de 6%. Sempre desvinculados de outras deduções previstas. Os recursos oriundos do incentivo fiscal não podem remunerar atletas profissionais.
Segundo dados do Ministério do Esporte, ao todo, 1,5 milhão de esportistas foram beneficiados com a Lei de Incentivo ao Esporte. Entre 2007 e 2008, R$ 127 milhões foram captados para o patrocínio e financiamento de atletas e clubes.
Porém, muitas dúvidas na aplicação da lei ainda persistem, especialmente em relação às regras para aprovação dos projetos desportivos pelo Ministério do Esporte. Em 2007, dos 629 projetos apresentados 416 foram rejeitados. Já em 2008, 466 foram apresentados e 260, aprovados.
Participe deste Seminário InterNews e discuta com profissionais experientes e com o presidente da Comissão de Lei de Incentivo do Ministério do Esporte todas as regras e vantagens desta lei. Saiba com os especialistas como elaborar e ter seu projeto aprovado. Desde o cadastramento à prestação de contas, a lei estabelece normas rígidas que devem ser seguidas, sob pena de pagamento, pelo infrator, de multa correspondente a duas vezes o valor da vantagem auferida indevidamente. Analise as vantagens que sua empresa terá apoiando o esporte nacional.
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 Regras para Elaboração e Aprovação dos Projetos Desportivos
Ricardo Cappeli
Presidente da Comissão de Lei de Incentivo do Ministério do Esporte
10h20 Coffee break
11h40 Oportunidades de Negócios para a sua Empresa com a Lei de Incentivo ao Esporte
José Estevão Cocco
Presidente da J.Cocco Comunicação e Marketing e da J.Cocco Sport Marketing. Foi diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Volleyball, da Confederação Brasileira de Basketball, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Federação Paulista de Ciclismo. Foi também Diretor de Marketing e Propaganda de Bicicletas Caloi S.A.
12h00 Almoço
14h00 Como Tornar sua Empresa uma Patrocinadora do Esporte
Fábio de Sá Cesnik
Sócio da Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Co-autor dos livros "Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio" e “Globalização da Cultura”. Autor do livro “Guia do Incentivo à Cultura”
15h10 Lições Aprendidas com a Lei de Incentivo ao Esporte
Luiz André Mello
Gerente da Golden Goal Sports Ventures. MBA em Administração Esportiva pela Escuela de Administración de Empresas (Barcelona, Espanha). Professor do MBA em Marketing da Universidade Gama Filho e MBA Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.
16h20 Coffee break
16h50 Como Captar Recursos com a Lei de Incentivo ao Esporte
Luis Eduardo Pinheiro Lima
Consultor da Presidência do Esporte Clube Pinheiros e idealizador dos Projetos da Lei de Incentivo ao Esporte no clube
18h00 Encerramento
INFORMAÇÕES
Data
11 de dezembro de 2009
Local
Mercure Paulista Hotel
Rua São Carlos do Pinhal, 87
Bela Vista - São Paulo - SP
INSCRIÇÕES
Você pode efetuar sua inscrição através dos telefones (11) 3751-3430 (SP) ou 0800-177707 (demais localidades), fax (11) 3751-3468, pelo e-mail atendimento@internews.jor.br, informando seu nome, cargo, empresa, endereço, telefone, fax ou on-line, clicando aqui.
Preço
R$ 1.890,00 para inscrições pagas até o dia 4 de dezembro de 2009
R$ 2.140,00 para inscrições pagas após o dia 4 de dezembro de 2009

PARQUE HOTEL ALPESTRE É A PEDIDA EM GRAMADO

PARQUE HOTEL ALPESTRE É A PEDIDA EM GRAMADO

HOTEL ALPESTRE EM GRAMADO PREPARA-SE PARA TEMPORADA DE VERÃO

Um dos mais tradicionais hotéis de Gramado/RS passa por fase de revitalização com o objetivo de recepcionar turistas que buscam a Serra como opção de lazer no verão
Os hóspedes que passarem pelo Hotel Alpestre, de Gramado, irão se deparar com um empreendimento ainda mais confortável. O tradicional hotel da Serra Gaúcha passa por uma fase de revitalização em todos os apartamentos luxo. A nova “roupagem” que os ambientes ganharão incluem não só upgrade na estrutura, mas também na decoração de cada quarto. Os ambientes ganharão novas e amplas camas, além de ar condicionado. O objetivo é manter o estilo e o charme do hotel, mas oferecendo diferenciais na estrutura dos quartos, que ganham um visual requintado, moderno e funcional. O trabalho de renovação tem previsão de término já na primeira quinzena de novembro.
A área de circulação interna também passará por uma revitalização. Para isso, o Hotel Alpestre encomendou um carpete desenvolvido com exclusividade para o empreendimento. “Fizemos um investimento para que o produto atendesse as necessidades do hotel, com os padrões de qualidade e design que mais se enquadram no perfil de nossos hóspedes”, destaca o gerente Mauro Valmórbida.
Além da qualidade da estrutura dos apartamentos, o Hotel Alpestre, de Gramado, dispõe de 10 mil metros quadrados de área, uma sugestão irresistível para caminhadas ao ar livre. Piscinas, pista de cooper, quadra de tênis e grill junto as piscinas externas completam as opções que o hóspede encontra no empreendimento. Um dos grandes diferenciais do Alpestre é o Coffee Shop, que atende os hóspedes do hotel e turistas que vêm para Gramado.
Através de pesquisas com clientes, o hotel Alpestre é reconhecido pelo excelente atendimento, conforto, culinária, lazer e tranqüilidade, e figura entre os principais hotéis do Brasil na sua categoria.
Mais informações: www.hotelalpestre.com.br

INAUGURAÇÃO DO MORAR MAIS SERÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM NATAL

Com buffet Versailles e bebidas da Garraferia Lusa, a inauguração do “Morar Mais por Menos – O chique que cabe no bolso” já está em contagem regressiva. A festa será realizada na próxima segunda-feira, 16 de novembro, quando a Casa dos Governadores, no Tirol, será aberta aos convidados. No dia seguinte (17), o espaço estará pronto para receber o grande público que poderá conferir os 45 ambientes desenvolvidos pelos mais de 50 arquitetos potiguares, com toda a criatividade e as tendências de arquitetura, decoração e paisagismo. O evento segue até o dia 16 de dezembro.

SOL MELIÁ INAUGUROU EM OUTUBRO A SUA QUINTA UNIDADE NA CIDADE ALEMÃ DE DUSSELDORF

A Sol Meliá, primeira rede espanhola do mundo por números de quartos conforme o ranking elaborado anualmente pela revista norte-americana 'Hotels, inaugurou
em outubro, a sua quinta unidade na cidade alemã de Dusseldorf sob a
marca Meliá Hotels & Resorts. Situado junto ao parque mais antigo do
país, o Hofgarten, e bem perto da famosa zona comercial da cidade
conhecida como 'Königsallee', o Meliá Dusseldorf conta com 201
apartamentos, incluindo oito Suites Junior e três Executive Junior
Sui. O Meliá Dusseldorf é um hotel quatro estrelas superior de nova
construção, sendo o segundo estabelecimento na Alemanha sob a marca
Meliá.

Voltado também ao segmento de negócios, o hotel conta com um moderno
centro de negócios e convenções com 1.200 metros quadrados equipados
com a mais alta tecnologia, composto por nove salas com capacidade
para até 250 pessoas.

Outro diferencial é o amplo espaço destinado a gastronomia, o
charmoso Restaurante Aqua e um Lobby Lounge, ambos pertencentes à nova
essência dos hotéis Meliá, para satisfazer os paladares mais
exigentes ladeardos por um ambiente sofisticado.

E para o momento relax, a dica é dar uma passada pelo SPA Yhi
Wellness, que entre outras opções, inclui fitness center, duas
saunas, banho turco, e diversos espaços destinados às mais
estimulantes experiências para relaxar seus clientes depois de um dia
exaustivo de trabalho.

Além do Meliá Dusseldorf, a rede Sol Meliá conta ainda com mais duas
unidades da marca Tryp (Tryp Dusseldorf Kresfeld e Tryp Dusseldorf
Airport) e duas Innside Premium em Dusseldorf (Innside Premium Hotel
Dusseldorf Derendorf e Innside Premium Hotels Dusseldorf Seestern).

VI ENCONTRO EMPRESARIAL DE INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS E TURÍSTICOS DO NORDESTE BRASILEIRO ACONTECE NOS DIAS 12 E 13 NO RECIFE PALACE HOTEL

VI Encontro Internacional de Investimentos Imobiliários e Turísticos do Nordeste Brasileiro

XI Reunião de Associados ADIT



DADOS DO EVENTO:

Data: 12 e 13 de novembro de 2009

Local: Recife Palace Hotel (Av. Boa Viagem, 4070 - Boa Viagem – Recife/PE)

Fone: (+55) 81 4009-2500 Fax: (+55) 81 4009-2525

QUINTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2009

11h Reunião de Comissão do Meio Ambiente

14h Reunião de Diretoria



SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2009

08h30 - 09h15

Solenidade de Abertura / Início das atividades

v Marcello Chagas Gomes, Presidente da ADEMI – PE

v José Antonio de Lucas Simon, Vice-presidente ADIT para o estado de Pernambuco

v Felipe Cavalcante, Presidente ADIT

v Hermano Carvalho, Diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo do Brasil

v Silvio Costa Filho, Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco



09h15 - 10h00

PALESTRA: "Oportunidades de negócios com o mercado espanhol".

v José Manuel Galindo, Presidente da Associação de Incorporadores da Espanha (APCE) e da Associação de Promotores Imobiliários de Madri (ASPRIMA)



José Manuel Galindo é presidente da Associação de Incorporadores da Espanha – APCE (entidade análoga a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e presidente da Associação de Incorporadores de Madri (entidade análoga ao SECOVI). Essas duas instituições representam os principais players/developers do setor imobiliário espanhol, reunindo as mais importantes e sérias empresas na Espanha."



10h00 - 10h40

PALESTRA: Entendendo o investidor Americano - As melhores estratégias para atração de investimentos ao Nordeste brasileiro



v Andy Levine, Presidente/Chefe de Criação - DEVELOPMENT COUNSELLORS INTERNATIONAL (DCI)

v Maria Mantz, Supervisora de Contas - DEVELOPMENT COUNSELLORS INTERNATIONAL (DCI)



A Development Counsellors International (DCI), empresa americana líder em relações públicas e marketing nos Estados Unidos, presente em mais de 350 cidades, além de países na Europa, Ásia e Oceania, América Latina e Canadá. A DCI atua exclusivamente e também é especializada na captação de investidores interessados no mercado overseas voltados para o desenvolvimento turístico e econômico em diferentes ramos de atuação. A empresa oferece uma vasta gama de serviços na área de publicidade e marketing direto, proporcionando um elevado padrão de qualidade aos seus clientes.



Andy Levine é o atual presidente da DCI. Filho de Ted Levine – fundador da Development Counsellors International - ingressou na empresa como executivo e passou a liderar as atividades de gerenciamento da agência. Sob o comando de Andy, a DCI quadruplicou em tamanho e tornou-se a maior companhia de marketing direto do mundo.



Maria Mantz é atualmente chefe supervisora das principais contas de clientes na agência. Formada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade do estado da Pensilvânia, especializou-se em Relações Internacionais. Ingressou na DCI em 2005, após seu desempenho em um trabalho de reconstrução de um grande empreendimento na área de Filadélfia (Pensilvânia - EUA)



10h40 – 11h00 Coffee-break







11h00 – 12h30h

PAINEL: Projeto Nordeste Copa do Mundo 2014: Oportunidades para os mercados imobiliário e turístico do Nordeste



Moderador: Hermano Carvalho, Diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo do Brasil



Painelistas (Estados sede no Nordeste da Copa do Mundo 2014)

v Silvio Costa Filho, Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco

v Fernando Fernandes, Secretário de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte

v Bismark Maia, Secretário de Estado de Turismo do Ceará

v Domingos Leonelli, Secretário de Estado de Turismo da Bahia



12h30h – 14h00h Almoço (Plenária de Associados – Cronograma de Ações ADIT 2010)



14h00 – 15h00

PAINEL: Mudanças na legislação ambiental: o impacto no desenvolvimento imobiliário e turístico do Brasil ***

Painelistas

v Izabella Mônica Vieira Teixeira, Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente

v José Antonio de Luca Simon, Vice Presidente da ADIT Pernambuco e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

v Ivon D' Almeida Pires Filho, Sócio Diretor do Pires Advogados & Consultores

v Maria da Glória Brito Apurre, Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de meio Ambiente (ABEMA)

v Grace Nogueira, Gerente da área de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

v Oswaldo Trigueiros Júnior, Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)



15h00 - 15h50

PAINEL: O mundo volta suas atenções para o Brasil: como se preparar para obter recursos de investidores nacionais e internacionais

Painelistas:

v Luiz Eugenio Figueiredo, Presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP)

v Stephen Box, CEO da UNIVEST Corporation (Londres)

v Marcelo Augusto Farias, Gestor da UNIADIT – Universidade Corporativa ADIT



15h50 - 16h20 Coffee-break



16h20 – 17h10

PAINEL: Os planos dos grupos hoteleiros internacionais para o Brasil

Moderador: Danilo Canuto – Gerente Executivo ADIT

Painelistas

v Júlio Gavinho, Diretor de Desenvolvimento do Hyatt no Brasil

v Viviene Boverio, Diretora de Aquisição e Desenvolvimento no Brasil, Starwood Hotels & Resorts

v Eduardo Camargo, Gerente de Desenvolvimento no Brasil, Intercontinental Hotels Group



17h10 – 18h00

PALESTRA:

v John D. Markunas, VP International Business Development - First American Title Insurance Company



18h00m Coquetel de encerramento



21h Jantar de Confraternização



Eventos paralelos: dia 13/novembro

16h00 – 18h00 Reunião de Comitê Gestor ADIT/APEX

CVC LANÇA PACOTE PARA SHOW DO AC/DC EM BUENOS AIRES

A CVC Turismo, maior operadora de viagens da América Latina, acaba de lançar mais uma novidade em sua programação de roteiros.

Aos fãs e aficionados pela banda AC/DC, a operadora está lançando um pacote turístico exclusivo, que inclui ingresso para assistir ao show dos australianos marcado para os dias 4 e 6 de dezembro, em Buenos Aires, no Estádio do River Plate.

O pacote de viagens CVC inclui transporte aéreo de ida e volta, traslados aeroporto/hotel/aeroporto, três noites de hospedagem no Hotel Unique, em apartamento duplo com café da manhã, além de um ingresso - setor plateia alta - para o show “Black Ice”, título da nova turnê mundial da banda.

A novidade está à venda nas filiais CVC pelo Brasil e em qualquer uma das 8 mil agências de viagens credenciadas, com preços a partir de US$ 733 por pessoa (preço referente à saída de São Paulo), com parcelamento em até 10 pagamentos sem juros.

Para consultar preços com saídas de outras regiões do País, consulte uma das lojas CVC ou agente de viagem mais próximo, no site www.cvc.com.br ou telefone (11) 2191-8911.

HENRIQUE ESTÁ OTIMISTA PARA A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO DA PARTILHA, QUE PODE SER NESTA SEMANA

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), relator do Projeto de Lei da partilha do pré-sal, está confiante e acredita na aprovação do seu texto na próxima semana, pelo plenário da Comissão Especial. O relatório que trata do marco regulatório e da adoção do sistema de partilha para a exploração das reservas do pré-sal foi apresentado no final de outubro, sob uma forte pressão do governo federal. Henrique disse que foi uma grande luta reajustar para 15% a alíquota dos royalties para exploração do petróleo e delinear uma nova divisão dos recursos.

“Estou fazendo um resgate importante, uma nova distribuição federativa. O texto é bom para o país e bom para os estados e municípios. O cidadão não mora na união, mora no município e com estes recursos acabamos com a política do pires na mão.”, enfatizou o deputado relator.

O relatório de Henrique Alves privilegia a distribuição mais equitativa dos royalties de petróleo entre estados e municípios. O parecer do deputado é favorável à proposta do governo que adota o regime de partilha para a exploração do petróleo na camada pré-sal (PL 5938/09). Os demais projetos que tramitavam em conjunto com este foram rejeitados pelo relator. Alves explica que o modelo de concessão, adotado nos outros contratos, serviu em uma fase anterior em que o Brasil não tinha tecnologia e o risco exploratório era alto. “Naquele caso (concessão) quem explora paga a participação especial e os royalties e o resto do lucro é dele,” explicou. “Este modelo está superado para o pré-sal; uma área de baixo risco exploratório e que deve render mais lucro em valores absolutos.”, augurou.

O relator apresentou oito emendas à proposta do governo. A mais polêmica eleva de 10% para 15% a alíquota dos royalties pagos pela exploração do petróleo. No caso de lavra na plataforma continental, 18% dos recursos serão destinados aos estados produtores e 6%, aos municípios produtores.



Dez vezes mais recursos

Alves explicou que, no modelo atual (com a alíquota de 10%), 40% dos recursos dos royalties vão para a União, 22,5% para os estados produtores e apenas 7,5% para um fundo especial que redistribui os recursos para estados e municípios.

No modelo proposto em sua emenda (já com a alíquota de 15%), o índice que cabe à União cai para 30%, e 44% serão distribuídos a todos os estados e municípios do País. Para Henrique Eduardo Alves, o novo modelo faz uma distribuição mais justa sem prejudicar os estados e municípios produtores.

Ele avalia que, com essa mudança, deve-se elevar em cerca de dez vezes os recursos que estados e municípios recebem de royalties pela exploração de petróleo, por meio dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).

"Os estados (produtores) tinham 22,5% de 10% dos royalties. Eu estou reduzindo para 18%, mas estou elevando a alíquota para 15%, então, há uma compensação. Além disso, não estou mexendo nas áreas já licitadas do pré-sal, onde tudo vai continuar do mesmo jeito, no regime de concessão - o que é, portanto, um ganho para esses estados produtores. No modelo atual, somente 59 municípios brasileiros recebem recursos da exploração do petróleo; temos cinco mil e quinhentos municípios que não recebem nada. Apenas daqui para frente é que eu faço uma distribuição mais justa, mais equitativa entre todos os municípios e estados brasileiros porque o petróleo é um bem de todo povo brasileiro,” concluiu.



Meio ambiente

Outra novidade no relatório de Henrique Eduardo Alves é a destinação de 3% dos royalties para o meio ambiente. Os recursos deverão constituir um fundo especial para o desenvolvimento de programas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O chamado "bônus de assinatura", que é o valor pago pela concessionária vencedora de licitação de campos exploratórios de petróleo, terá o seguinte destino: 90% dos recursos para a União e 10% para estados e municípios.

O relatório mantém a Petrobras como operadora única em toda a área de influência do pré-sal, como previa o projeto original. "Isso é estrategicamente importante para que a Petrobras possa se aperfeiçoar e adquirir nova tecnologia a cada campo a ser explorado."

AZUL PROMOVE EVENTO PARA APRESENTAR NOVO VÔO PARA NATAL AOS AGENTES DE VIAGENS

Na próxima quinta-feira, dia 12 de novembro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras promove um evento para os agentes de viagem de Natal. A proposta é apresentar ao mercado local a nova rota Natal-Campinas e as possibilidades de conexão para mais 13 destinos servidos pela nova empresa. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, acontece às 12h na Churrascaria Sal e Brasa (av. Roberto Freire, 1426).

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a operar a rota Campinas-Natal, sem escalas, no próximo dia 1.° de dezembro. Com isso, a companhia aérea passa a servir 15 destinos em todo o Brasil. A nova rota será atendida por dois voos diários entre as duas cidades. Diariamente, um voo partirá de Campinas às 10h com chegada a Natal às 12h20. E, o outro, sairá de Natal às 12h50, com chegada a Campinas às 17h10.

As passagens aéreas podem ser compradas nas agências de viagem, no site (www.voeazul.com.br) e no call center: 3003 2985 (3003 AZUL).

EU, CRISTINA LIRA RENUNCIEI A PRESIDENCIA DA ABRAJET-RN

Este foi o termo escrito por mim, e dirigido a Abrajet-RN, no qual renuncio a presidencia da Abrajet-RN. As razões são muitas, e acredito que tenha dado minha parcela de contribuição, e que chegou o momento de deixar e cuidar da minha vida profissional e pessoal com muito mais garra. Aqui deixo a mensagem para meus leitores internautas.

NATAL, 09 DE NOVEMBRO DE 2009.


À ABRAJET-RN







TERMO DE RENÚNCIA










Eu, Maria Cristina Bezerra Lira, jornalista, associada e Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, seccional do RN(Abrajet-RN), venho, respeitosamente, por meio deste, comunicar a minha Renúncia à Presidência da ABRAJET-RN por razões de foro íntimo, bem como requerer o meu desligamento da referida entidade.



Apesar da participação do associado ter sido sempre muito reduzida, conseguimos conquistar mais atuação em diversas frentes como o Conselho Estadual de Turismo (Conetur), o Conselho de Turismo do Pólo Costa das Dunas. Agradeço o reconhecimento pelo esforço para manter atuante a ABRAJET-RN, no Estado e nacionalmente, tendo sida reeleita para o cargo.



Entretanto, atualmente compromissos pessoais me impedem de continuar na luta para o fortalecimento cada vez mais dessa entidade. Desse modo, desejo que o próximo a presidí-la tenha o mesmo empenho para que consiga a realização de novas metas.


Cordialmente,


Cristina Lira

Jornalista

MTB DF 000990 JP

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PELÉ, SERRA E KASSAB ASSISTEM AO LANÇAMENTO DO VÍDEO NO QUAL O REI CANTA SÃO PAULO

O vídeo já está disponível no link https://www.yousendit.com/download/TzY3MWZBUzh1Yk1LSkE9PQ.
Também é possível baixar somente o áudio no link
http://imprensa.spturis.com/imprensa/imprensa.php?id=olha-la-sp-pele.
OBS: É permitida a reprodução apenas para uso jornalístico e não promocional.



Pelé, Serra e Kassab assistem ao lançamento do vídeo no qual o Rei do Futebol canta São Paulo



O governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito Gilberto Kassab receberam o ex-jogador Pelé nesta segunda-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, para o lançamento do vídeo na qual Pelé canta uma música composta por ele que homenageia a cidade de São Paulo. Estiveram presentes também o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o secretário do Governo Municipal, Clóvis Carvalho, e o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, entre outros presentes.



Pelé, que escreveu a letra da composição – além de cantar e dançar no vídeo – cedeu todos os direitos de uso de imagem à filmagem e ressaltou que é uma honra participar do projeto. “Agradeço a oportunidade de dar esse presente para a cidade”, disse.



O governador José Serra elogiou o desempenho do ex-jogador como cantor e o prefeito Gilberto Kassab destacou o grande ganho que a campanha poderá trazer para a capital paulista. “É um orgulho ter o Pelé, um ícone nacional, como agente deste filme, que será, com certeza, um importante instrumento de desenvolvimento para o turismo em São Paulo", declarou.



O presidente da SPTuris, Caio Carvalho, lembrou ainda o que o vídeo também vem a calhar por conta da Copa de 2014. “Será uma grande ferramenta de promoção para a cidade, já que o Pelé é o brasileiro mais conhecido no mundo”, afirmou.



O vídeo – desenvolvido pela produtora Zero Filmes, com arranjos do maestro Ruriá Duprat e direção de Sérgio Amon – foi feito em diferentes versões, uma de quatro minutos e outras quatro de 30 e 60 segundos, e fará parte da campanha “Visite São Paulo. Cantada por muitos, construída por todos”, que será divulgada a partir de 20 de novembro para o interior do Estado e principais mercados emissores de turistas do Brasil e da América do Sul.



A campanha reforça o bom momento que vive o turismo na cidade. Somente nesse ano, São Paulo recebeu vários prêmios e reconhecimentos, entre eles: primeiro destino das Américas e 12º lugar no mundo em eventos internacionais, segundo a ICCA (Internacional Congress & Convention Association); cidade mais digital de toda a América Latina, de acordo com estudo da Motorola e Convergencia Research; oitava posição no ranking mundial de moda, divulgado pela Global Language Monitor; e melhor cidade do Brasil segundo o prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”.



São Paulo pretende atrair muitos visitantes para o Natal e fechar o ano acima dos 11 milhões de turistas, marca inédita conquistada já em 2008. Além das atrações espalhadas pela cidade e que farão parte do projeto Natal Iluminado, as compras de fim de ano devem atrair milhares de pessoas de fora à capital paulista, que além do comércio popular, possui uma oferta de 90 shoppings e mais de 240 mil lojas de todos os tipos: daquelas de varejo com grandes ofertas às grifes da Oscar Freire, eleita a nona rua mais luxuosa do mundo pela Excellence Mystery Shopping Internacional, organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de diversos países.

GOL REGISTRA LUCRO LÍQUIDO DE R$77,9 MILHÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE

A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, divulgou hoje ao mercado os resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2009. No período, a Companhia registrou lucro líquido de R$ 77,9 milhões, com margem líquida em 5,2%, em comparação ao prejuízo de R$ 510,7 milhões no mesmo período de 2008 e ao lucro líquido de R$ 353,7 milhões apurado no segundo trimestre de 2009.

“A GOL detém uma posição singular em um dos melhores mercados do mundo para o desenvolvimento acelerado do transporte aéreo, combinando dois fatores isoladamente expressivos: uma das mais baixas taxas de voos per capita do planeta e crescimento acelerado da classe média”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL. “Estamos muito bem posicionados no mercado. Contamos com a maior frequência entre os principais aeroportos domésticos, uma das mais baixas estruturas de custos operacionais do mundo, além de instrumentos de fidelização de clientes e estímulo à demanda, como o SMILES e o Voe Fácil”.

O resultado operacional foi positivo pelo quinto trimestre consecutivo, atingindo R$ 99,1 milhões, com margem operacional de 6,6%. Já a margem EBITDAR (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves), importante indicador de desempenho operacional, chegou a R$ 298,7 milhões (margem de 20%) no trimestre.

A taxa de ocupação média no trimestre foi de 65,7%, sendo que mais de 6,7 milhões de passageiros foram transportados no período. A Companhia está adicionando menos capacidade que as demais empresas aéreas, tanto na comparação trimestral, com aumento de 12,6%, quanto na acumulada no ano, com crescimento de 3,9%.

Por sua vez, as disponibilidades encerraram o trimestre em R$ 662,8 milhões, representando aumento de 12% em comparação ao final de 2008 e de 8% em comparação à posição de 30 de junho de 2009. Os principais fatores que propiciaram a melhoria nas condições de liquidez foram a geração de caixa operacional e uma série de iniciativas implementadas de forma bem-sucedida pela Companhia ao longo do ano, como o aumento de capital, a emissão de debêntures e a parceria dos cartões co-branded SMILES com o Banco do Brasil e o Bradesco, entre outras.

“Com o sucesso da oferta de ações e a nova posição de caixa acima de 20% da sua receita líquida, a GOL completou o leque de vantagens competitivas que a tornam uma das companhias aéreas mais bem posicionadas para gerar rentabilidade no setor de transportes”, destaca Leonardo Pereira, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da GOL.

Os custos e despesas operacionais totalizaram R$1,4 milhão, 17% abaixo do montante verificado no terceiro trimestre de 2008 e 7,2% acima do 2T09, respectivamente. O desempenho deve-se às sinergias operacionais obtidas após a fusão das operações da GOL e VARIG e ao cenário mais favorável à Companhia em relação ao câmbio e ao combustível.

Para os próximos trimestres, a Companhia tem o desafio de continuar a prover transporte seguro e de qualidade, com foco na satisfação do cliente, pontualidade e regularidade operacional. De acordo com a administração da GOL, esses objetivos somente são alcançados por uma equipe dedicada e motivada em tornar a empresa cada vez melhor, líder na preferência do consumidor e em rentabilidade, sem necessariamente ser líder em participação de mercado.

Mais informações sobre os resultados do segundo trimestre de 2009 podem ser encontradas no site de Relações com Investidores da GOL, em www.voegol.com.br/ri.