Total de visualizações de página

sábado, 19 de setembro de 2009

PARCERIA ENTRE GRUPO MENDES E NASCIMENTO TURISMO OFERECE OPÇÃO DE ESTACIONAMENT PARA A TEMPORADA DE CRUZEIROS



Aproveitar um cruzeiro por Santos pode ser sinônimo de uma viagem apaixonante. Com facilidades na hora de ir para o porto, os mares se tornam ainda mais favoráveis. Uma parceria do Grupo Mendes, de Santos, com a Nascimento Turismo disponibiliza aos viajantes opções de transporte e estacionamento já para esta temporada.

Agora, os passageiros que chegam à Baixada Santista podem deixar o automóvel no Mendes Convention Center e seguir para o porto em um transporte especial, como carro, van, micro-ônibus ou ônibus, e garantir assim toda comodidade para embarcar em seu cruzeiro. O estacionamento e o transporte ida e volta do porto custam R$ 35 por dia, tarifa bem inferior à cobrada por outros estacionamentos da cidade. Para garantir mais economia, são cobrados no máximo cinco dias.

O serviço ainda garante segurança, pois o passageiro fica com a chave do automóvel. Outras vantagens são agilidade no retorno pós desembarque, entrega do carro sem fila e congestionamento no Concais, além de pagamento somente na retirada do veículo.

"Além de facilitar o acesso ao porto, sempre congestionado, podemos dinamizar a atividade turística da região", comenta Renato Chammas, diretor de operações do Grupo Mendes.

Sobre o Mendes Convention Center

O Mendes Convention Center é a grande referência em local de realização de eventos na Baixada Santista. São 25 mil m² para sediar feiras, congressos, seminários, shows, eventos corporativos e sociais. A infraestrutura do empreendimento conta com um pavilhão de 10 mil m², uma sala de convenções, formada por espaços moduláveis que comporta eventos para até 4.600 pessoas, cinco salas de apoio com capacidade de 80 a 250 pessoas. O local ainda conta com um heliporto, a Black Jaw Chopperia e a Capital Eventos.

INTERCITY PREMIUN NATAL HOSPEDA BANDA AMIGOS SERTANEJOS

O InterCity Premium Natal hospeda, neste final de semana, a banda Amigos Sertanejos, uma das mais novas revelações do cenário musical regional. A banda participa, do show Harem dos Amigos, neste sábado,com apresentação do mix de sertanejo e country e curte a melhor vista de Natal dos apartamentos do InterCity, o hotel das celebridades em Natal. Os lofts do IntercIty tem sido a escolha para hospedagem de artistas, empresários e executivo, com amplo espaço no apartamento de pé direito duplo, 2 wcs e área intima em andar separado.

CRUZEIROS TEMÁTICOS DA COSTA CRUZEIROS

“Os cruzeiros temáticos são um grande gancho para a venda fora do período das férias escolares”, garante Claudia Del Valle, gerente de Vendas e Marketing do Grupo Costa Cruzeiros no Brasil.

Pela primeira vez, o mercado brasileiro recebe um catálogo exclusivo sobre os cruzeiros temáticos. A publicação compõe o rico material promocional distribuído pela Costa para agências de viagens durante o 32º Encontro Comercial Braztoa, realizado em São Paulo, nos dias 17 a 18 de setembro de 2009 e que permanece a disposição, em âmbito nacional, como recurso de orientação, a toda rede de agenciamento e operações turísticas no país.

Novo site:

Durante o 32º ECB a Costa Cruzeiros lançou um website dedicado aos cruzeiros temáticos: http://www.tematicoscosta.com.br, com imagens exclusivas dos 6 projetos operados pela empresa, informações de atividades, atrações, protagonistas, roteiro, tarifas e videos de cobertura dos cruzeiros realizados em 2009.

Criadora do conceito “cruzeiro temático”, a armadora italiana apresenta em detalhes a sua intensa programação de atividades, contemplando a realização de 6 roteiros, sendo 3 deles realizados a bordo do maior navio da temporada (Costa Concordia): o 8º Cruzeiro do Bem-estar, 7º Dançando a bordo e o 16º Cruzeiro Fitness. Os outros 3, que também compõem a programação da próxima temporada verão 2009/2010, serão realizados a bordo do segundo maior navio dedicado ao mercado brasileiro (Costa Magica ). São eles: 3º Tango e Milonga, 10º Prata All´Italiana e 3º Prata Gourmet.

“Assim, com foco na qualidade do produto e garantindo a melhor relação preço-qualidade para o cliente das agências de viagens, podemos comemorar mais um recorde de mercado. Ou seja: apesar da crise, a Costa Cruzeiros comemora crescimento de vendas em 2009, ao anunciar, hoje (17/09), que atingimos o passageiro de número 100 mil. Em 2008, a marca foi alcançada em dezembro. Na prática, antecipamos nosso próprio recorde 3 meses antes”, declara Del Valle.

Na opinião da executiva, o surpreendente desempenho de vendas da Costa Cruzeiros, que não encontra paralelo no mercado, deve ser atribuído ao valor da marca Costa, que além de estar presente há mais de 60 anos no Brasil, obtém, junto aos seus cliente, o melhor índice de satisfação: 98,7%.

“Os cruzeiros temáticos são um grande gancho para a venda fora do período das férias escolares”, garante Claudia Del Valle, gerente de Vendas e Marketing do Grupo Costa Cruzeiros no Brasil.

Pela primeira vez, o mercado brasileiro recebe um catálogo exclusivo sobre os cruzeiros temáticos. A publicação compõe o rico material promocional distribuído pela Costa para agências de viagens durante o 32º Encontro Comercial Braztoa, realizado em São Paulo, nos dias 17 a 18 de setembro de 2009 e que permanece a disposição, em âmbito nacional, como recurso de orientação, a toda rede de agenciamento e operações turísticas no país.

Novo site:

Durante o 32º ECB a Costa Cruzeiros lançou um website dedicado aos cruzeiros temáticos: http://www.tematicoscosta.com.br, com imagens exclusivas dos 6 projetos operados pela empresa, informações de atividades, atrações, protagonistas, roteiro, tarifas e videos de cobertura dos cruzeiros realizados em 2009.

Criadora do conceito “cruzeiro temático”, a armadora italiana apresenta em detalhes a sua intensa programação de atividades, contemplando a realização de 6 roteiros, sendo 3 deles realizados a bordo do maior navio da temporada (Costa Concordia): o 8º Cruzeiro do Bem-estar, 7º Dançando a bordo e o 16º Cruzeiro Fitness. Os outros 3, que também compõem a programação da próxima temporada verão 2009/2010, serão realizados a bordo do segundo maior navio dedicado ao mercado brasileiro (Costa Magica ). São eles: 3º Tango e Milonga, 10º Prata All´Italiana e 3º Prata Gourmet.

“Assim, com foco na qualidade do produto e garantindo a melhor relação preço-qualidade para o cliente das agências de viagens, podemos comemorar mais um recorde de mercado. Ou seja: apesar da crise, a Costa Cruzeiros comemora crescimento de vendas em 2009, ao anunciar, hoje (17/09), que atingimos o passageiro de número 100 mil. Em 2008, a marca foi alcançada em dezembro. Na prática, antecipamos nosso próprio recorde 3 meses antes”, declara Del Valle.

Na opinião da executiva, o surpreendente desempenho de vendas da Costa Cruzeiros, que não encontra paralelo no mercado, deve ser atribuído ao valor da marca Costa, que além de estar presente há mais de 60 anos no Brasil, obtém, junto aos seus cliente, o melhor índice de satisfação: 98,7%.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AZUL PARCELA TARIFAS EM ATE 12 XSEM JUROS E AINDA OFERECE O DOBRO DE PONTOS NO PROGRAMA DE VANTAGENS TUDO AZUL



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou hoje uma nova promoção. De hoje (18/09), a quarta-feira (23/09) as passagens aéreas poderão ser parceladas em 12 vezes sem juros no cartão de crédito Mastercard. Clientes Visa, Diners, Hipercard, Amex podem parcelar em 10 vezes, também sem juros.

Um exemplo de tarifa é a rota Campinas-Porto Alegre a partir de R$ 69 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta). Ou Campinas-Salvador a partir de R$ 99 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta).
Mas, as reservas precisam ser feitas até o próximo dia 23 de setembro e, para estas tarifas, há permanência mínima de 3 dias.

Para viagens realizadas até dia 30 de novembro, o cliente ainda ganha o dobro de pontos no Programa de Vantagens Tudo Azul. Isto é, 10% do valor pago na tarifa (e não 5% como normalmente) serão revertidos em créditos no programa e depois poderão ser usados para a compra de outros bilhetes.

Informações e reservas:
Tarifas sujeitas a restrições e disponibilidade de assentos. Para ganhar créditos em dobro, o cliente tem que estar inscrito no Programa de Vantagens Tudo Azul e realizar suas viagens até 30/11/2009.

As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br Ou através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

Saiba mais sobre a Azul
A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 14 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Manaus. Com as linhas de ônibus, são 19 as cidades conectadas pela Azul.

Além da malha área cada vez mais completa, os clientes da Azul contam com um plano de vantagens: o Tudo Azul. Nas compras de passagens aéreas, os clientes cadastrados acumulam 5% do valor em pontos e a cada 50 pontos podem obter um voucher de R$ 50 para ser usado na compra de novo bilhete, tanto para o pagamento parcial quanto integral da passagem.

Em nove meses de operações, a nova companhia aérea transportou mais de 1,2 milhão de clientes e espera fechar o ano de 2009 com 2 milhões. Paralelamente, a entrada da nova companhia já provocou um impacto imediato no mercado, com a geração de 1.200 empregos diretos, devendo chegar a 5.000 em 2013.

Fundada por David Neeleman, executivo que traz na bagagem a criação de outras três companhias aéreas, incluindo a americana Jetblue, a Azul chegou ao mercado com uma proposta diferenciada, operar com aeronaves 100% brasileiras, ligar cidades brasileiras com voos sem escalas e oferecer diversas frequências por dia. Para começar a operar, a empresa encomendou 40 aeronaves Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36. Hoje já conta com 12 aeronaves e vai fechar 2009 com 14.
Mais notícias em www.egom.com.br

ESTA BLOGUEIRA RECEBENDO CONVITE DO SESC PERNAMBUCO PARA II ENCONTRO DE TURISMO SOCIAL SESC PERNAMBUCO

INDÚSTRIA POTIGUAR PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL INTERNACIONAL EM RECIFE

A indústria potiguar Hemfibra Tecnologia em Saneamento – do empresário Raimundo Diniz - participa a partir deste domingo (20) até o próximo dia 24 de setembro, em Recife, Pernambuco, da Fitabes 2009 (8ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental), maior e mais expressiva feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, que reunirá as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. No estande da Hemfibra, além de detalhes dos sistemas desenvolvidos e instalados pela empresa em 20 estados do país, de todas as regiões, e de novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e adotadas pela indústria potiguar, haverá ainda o lançamento do livro “Água, Métodos e Tecnologia de Tratamento”, do engenheiro curitibano Carlos Alfredo Richter, um dos maiores especialistas do mundo em saneamento ambiental e em estações e técnicas de tratamento de efluentes, que é, inclusive, é consultor técnico da Hemfibra.

Sobre a Hemfibra

A história de sucesso da indústria norte-rio-grandense Hemfibra é marcada pelo pioneirismo e visão de futuro, que fizeram dela uma empresa reconhecida em todo o setor de saneamento, pela coragem de inovar, pelo tratamento diferenciado oferecido aos cerca de 200 clientes, entre órgãos públicos e empresas privadas, da sua carteira, e pela qualidade dos seus equipamentos e eficácia das soluções tecnológicas oferecidas. Juntas, as mais de 500 Estações produzidas e implantadas pela Hemfibra, tratam diariamente cerca de 1,86 bilhão de litros, entre águas e efluentes, beneficiando uma população de aproximadamente 12,4 milhões de habitantes em 20 estados do país.
Para manter-se neste nível de qualificação, a indústria potiguar mantém parcerias com diversas empresas de consultoria e desenvolvimento de projetos ligados ao saneamento, centros de pesquisas de Universidades e fabricantes de equipamentos e softwares, utilizados em conjunto com os seus equipamentos nos sistemas que desenvolve, fabrica e implanta.

Mais Informações

III SEMANA DO NACIONAL DO TURISMO NO CONGRESSO NACIONAL

Entre os dias 21 e 25 de setembro as Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal realizarão diversas atividades para comemorar o Dia Mundial do Turismo, assinalado em 27 de setembro pela Organização Mundial do Turismo.


Acompanhe a Programação da Semana

21 a 25 de setembro

Exposição “Turismo celebrando a Diversidade”

Local: Hall da Taquigrafia - Câmara dos Deputados

22 de setembro

18h - Coquetel de Abertura da Exposição

Local: Hall da Taquigrafia – Câmara dos Deputados

23 de setembro

14h30 – Inauguração da Galeria dos Presidentes da CTD

Local: Plenário 5 da Câmara dos Deputados


24 de setembro

10h—Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo

Local: Plenário do Senado Federal

14h—Reunião do Conselho Nacional do Turismo

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

25 de setembro

10h—53ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Local: Sala de Reunião da CNC (SBN—Qd.1—Bl.B—nº 14—18º andar, Brasília)

AS CIDADES COM A MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO MUNDO


Zurique, uma cidade cosmopolita com habitantes procedentes de 170 países
Legenda da foto: Zurique, uma cidade cosmopolita com habitantes procedentes de 170 países

Há muito que, em termos de qualidade de vida, as cidades suíças de Zurique, Genebra e Berna figuram entre as mais bem classificadas no mundo.

Os três centros suíços beneficiam-se, em particular, de um contexto histórico favorável, dimensões humanas e uma política de desenvolvimento sustentável.

Nenhuma destas três cidades conta com o patrimônio histórico de Roma, a modernidade de Nova York, o dinamismo econômico de Xangai ou o fascínio cultural de Paris. Mas Zurique, Genebra e Berna oferecem algo mais importante: melhores condições de vida.

De fato, todos os anos, as três aparecem no topo da lista, resutado de pesquisa realizada pela empresa inglesa de consultoria Mercer, que analisa a qualidade de vida em 420 cidades de diferentes partes do mundo. Na última década, Zurique ocupou 7 vezes o primeiro lugar.

O estudo toma por base 39 critérios diferentes, subdivididos em 10 categorias, relacionadas particularmente com a situação política do país (nível de liberdade individual, censura, etc.), o quadro econômico (bens de consumo disponíveis, serviços bancários), o contexto social (salubridade, criminalidade, transportes), a possibilidade de ensino, oferta cultural, atividades recreativas, clima, meio ambiente...

Mas será que realmente daria para comparar cidades pequenas do porte de Genebra com metrópoles do tamanho de Londres ou Tóquio ? "Claro que sim! Tomemos, por exemplo, a criminalidade: todos os centros urbanos possuem estatísticas indicando com clareza os riscos para a segurança dos seus habitantes", afirma a responsável pela informação global da Mercer em Genebra, Christa Zihlmann.

Os dados coletados pela Mercer são utilizados principalmente por empresas públicas e privadas para calcular as indenizações de residência pagas a seus colaboradores no exterior. Em cidades como Viena e Zurique, nos primeiros lugares da classificação, as indenizações serão mínimas ou inexistentes. Já em Bagdá, Dacca ou Bangui - que se acham na parte inferior da lista - as indenizações atingem os níveis mais elevados.

Mas será que realmente daria para comparar cidades pequenas do porte de Genebra com metrópoles do tamanho de Londres ou Tóquio ? "Claro que sim! Tomemos, por exemplo, a criminalidade: todos os centros urbanos possuem estatísticas indicando com clareza os riscos para a segurança dos seus habitantes", afirma a responsável pela informação global da Mercer em Genebra, Christa Zihlmann.

Os dados coletados pela Mercer são utilizados principalmente por empresas públicas e privadas para calcular as indenizações de residência pagas a seus colaboradores no exterior. Em cidades como Viena e Zurique, nos primeiros lugares da classificação, as indenizações serão mínimas ou inexistentes. Já em Bagdá, Dacca ou Bangui - que se acham na parte inferior da lista - as indenizações atingem os níveis mais elevados

ESCOLA SUIÇA DE SÃO PAULO LANÇA LIVRO DE RECEITAS


Um típico "Butterzopf", o famoso pão de manteiga trançado.
Legenda da foto: Um típico "Butterzopf", o famoso pão de manteiga trançado. (Keystone)

A Escola Suíço-brasileira em São Paulo transformou em livro uma das interações culturais mais apetitosas: a alimentação.

Velhas e novas receitas, segredinhos e até a famosa dupla brasileira do arroz com feijão enchem as páginas do livro Nossas Receitas – Unsere Rezepte, produzido pelos pais e pelos alunos da escola, depois de incansável trabalho em equipe.

A idéia de produzir o livro veio como resultado de um evento que ocorre todos os anos na escola. Os temas variam a cada ano e o último deles foi justamente o da culinária.

O trabalho mostra que a comida representa um dos traços mais marcantes das raízes de uma cultura, nesse caso a suíça ou a brasileira. O livro reúne 68 receitas em alemão e português que remontam os costumes de diversas famílias.

Não poderia faltar, por exemplo, a Butterzopf, o famoso pão trançado suíço que encanta os brasileiros, acostumados ao pãozinho francês de cada dia. Entre os pratos suíços aparece ainda o rösti, um "hambúrguer" de batata cozida, ralada e frita que acompanha o "emincé de veau zurichois", ou em bom português, vitela à moda de Zurique.

(Divulgação)

Receitas suíças e brasileiras

O Rüblitorte, ou bolo de cenoura que nada tem a ver com o bolo de cenoura feito no Brasil, exceto pelo ingrediente comum, é uma das receitas mais populares na comunidade da escola, segundo a coordenadora da edição do livro, a farmacêutica Lizana Moraes. "A receita é famosa, é um clássico", afirma.

Entre as receitas brasileiras, o bolo de banana ocupa o primeiro lugar do ranking. "Recebemos várias receitas de bolo de banana, e por causa disso fizemos uma seleção", explica Lizana.

Não faltam, porém, pratos bem típicos de várias regiões do Brasil como a paçoca de carne de sol, pão de queijo, tacacá, dobradinha com feijão branco, camarão na moranga e até o afro-brasileiro acarajé.

Mas para quem acha que as receitas tropicais são demasiado exóticas, vale tentar a musse de chocolate Toblerone ou um bom "birchermüesli", a mistura de iogurte cereais e frutas, que fazem a alegria de muitos suíços, a qualquer hora do dia.

A coordenação da edição foi feita por Lizana Moraes, mãe de uma ex-aluna da escola suíça e de um aluno do último ano. A ligação dela com a cultura suíça é puramente devida à escola. "Durante os anos em que os filhos estudaram na ESBSP, Escola Suíço-brasiliera de São Paulo, ela diz ter ficado satisfeitíssima com o ensino da instituição".

Esse fato levou-a a construir o vínculo emocional com os costumes suíços e a escola. Lizana acabou se envolvendo no trabalho com os eventos da ESBSP. Ela já tinha experiência com o trabalho em diversos eventos da escola e havia chegado a publicar

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MINISTÉRIO DO TURISMO EM PARCERIA COM A ABETA REALIZARÁ TRÊS CURSOS A DISTÂNCIA DE QUALIFICAÇÃO EM TURISMO DE AVENTURA

O Ministério do Turismo – MTur em Parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Abeta realizará entre os meses de setembro e novembro, três cursos à distância de qualificação em Turismo de Aventura.

Serão oferecidas vagas, para os 65 destinos indutores e aos demais destinos que compõem as instâncias de governança regionais, conforme detalhamento abaixo:

Gestão Empresarial – 105 VAGAS

Direcionado aos empresários e gerentes de operadoras de Ecoturismo e Turismo de Aventura, tem como destaque a abordagem voltada para o mercado de aventura.

Sistema de Gestão de Segurança – 165 VAGAS

Contribui para a interpretação da norma técnica ABNT NBR 15331 Turismo de Aventura – Sistema de Gestão de Segurança – Requisitos. É uma excelente ferramenta para empresários e gestores conhecerem e iniciarem a implementação do Sistema nas suas operações.

Competências Mínimas do Condutor – 105 VAGAS

Aborda as competências mínimas necessárias ao condutor de Turismo de Aventura e Ecoturismo, tendo como base a norma técnica ABNT NBR 15285 – Turismo de Aventura - Condutores – Competência de pessoal. Visa disseminar informação e qualificar o condutor para o atendimento de qualidade e segurança.

Os cursos são gratuitos, têm duração de seis semanas, os horários são flexíveis e você pode acessar de onde estiver conectado, sendo possível realizar apenas um curso de cada vez.

As inscrições são exclusivamente pela internet, em formulários específicos, disponíveis no endereço http://www.abeta.com.br/aventura-segura/pgn.asp?id_pg=4&nivel=2&n1id=1&n2id=4, do sítio www.aventurasegura.org.br, no período de 17 a 22 de setembro, impreterivelmente.

Tendo em vista que os cursos terão início em 28 de setembro, solicitamos o empenho de V. Sa. para a ampla divulgação desta iniciativa junto aos integrantes dessa instância de governança regional e nos principais meios de comunicação desse importante destino.

PERNAMBUCO E BAHIA REALIZAM WORKSHOP NOS PRINCIPAIS MERCADOS EMISSORES DE TURISTAS LGBT DOS EUA


O "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop” reuniu cerca de 200 operadores e agentes de viagens em São Francisco e Miami

Divulgar os estados de Pernambuco e Bahia como destinos ‘gay-friendlys’ nos principais mercados americanos emissores de turistas LGBT. Foi com esse objetivo que a EMPETUR e a BAHITURSA realizaram com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, nos últimos dias 16 e 18 deste mês, em São Francisco e Miami, o evento "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop”.

Contando com parceiros como International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), a America Airlines e a Prime Travel, os workshops agregaram um total de 200 pessoas em ambas as cidades. “Reunimos operadores e agentes de viagens e personalidades do trade turístico de São Francisco e Miami – dois dos maiores polos emissores de turistas LGBT do mundo – com objetivo de reforçar a imagem de Pernambuco e Bahia como destinos receptivos ao público gay”, diz Luciana Fernandes, gestora de mercado internacional da Empetur. “Com esta ação, além de aumentar o fluxo turístico em ambas as cidades, esperamos também consolidar os vôos da América Airlines”, complementa.

Segundo Rosana França, diretora de relações internacionais da Bahiatursa, esta ação é uma grande oportunidade para apresentar os roteiros turísticos da Bahia e de Pernambuco para os profissionais americanos especializados no mercado LGBT. “Durante os dois encontros, capacitamos os operadores e agentes de viagens locais com informações sobre os dois destinos e aproveitamos para apresentar os roteiros que a Bahia e Pernambuco oferecem para o público LGBT. Hoje, as duas capitais são vistas com destinos gay-friendly no Nordeste”, cita Rosana. Em Miami também foram convidados para participar do evento os membros da câmera de comércio gay da cidade, a Miami and Dade Gays and Lesbian Chamber of Commerce.

Durante os encontros em São Francisco e Miami, o Recife Convention & Visitors Bureau apresentou o projeto “Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você”, que tem o intuito de capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos turísticos e culturais pernambucanos a bem receber o turista LGBT, e distribuiu o Guia da Diversidade - que apresenta todos os espaços e roteiros gay-friendlys do estado. “Aproveitamos os workshops para apresentar um pouco das ações realizadas pelo Recife CVB em Pernambuco em prol de desenvolver o turismo LGBT no Estado. Em paralelo, realizamos uma ação de benchmarking nos principais espaços gays das duas cidades americanas com objetivo de conferir o que é oferecido para o público LGBT em ambos os destinos e trazermos novas idéias que possam ser aplicadas em nosso estado”, diz Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB. “Após essas ações, a Empetur, a Bahiatursa e o RCVB já programam famtours com os agentes e operadores de viagens participantes para que eles possam vivenciar os encantos que Pernambuco e Bahia oferecem”, reforça Tatiana.

Para Luís Nunez, gerente regional da America Air Lines em São Francisco, a promoção de estados como Pernambuco e Bahia nos Estados Unidos é um importante passo para que o mercado americano conheça novas opções de destinos. “O público LGBT norte-americano tem o interesse em conhecer opções de destinos friendlys e é nesse cenário que o Brasil se destaca, pois, além de ser um país tropical, oferece diversidade turística, cultural e preços bem acessíveis. Não tenho dúvidas que a realização de workshops como esse terão um importante impacto no incremento de novos visitantes LGBT nos estados de Pernambuco e Bahia, especialmente agora que ambos estão preparados para recebê-los”, diz Luís.

Sombrinhas de frevo e fitas do senhor do Bonfim - Os encontros, realizados no Etiquette Lounge, em São Francisco, e no Hotel Conrad, em Miami, receberam decoração especial com sombrinhas de frevo e fitinhas do senhor do Bonfim em tamanho gigante, com intuito de caracterizar os espaços com adereços típicos das duas capitais nordestinas. “Os ambientes receberam um toque especial com objetos que fazem alusão à cultura de ambos os destinos. Além disso, oferecemos um jantar com especiarias típicas da gastronomia baiana e pernambucana, degustamos cachaça da Cachaçaria Carvalheira e recebemos todos os convidados com miniaturas de acarajé e tapioca”, fala Luciana Fernandes.


Os diretores do Mussulo Beach Resort by Mantra, o primeiro resort da Paraiba, recebem a imprensa dia 30 para um brunch. Esta colunista convidada participa da festa para convidados vips, no dia 07 de outubro, a convite do secretário municipal de turismo do Conde, Saulo Barreto. O novo resort fica na praia de Carapibus no Conde, junto a Tambaba.

CONVENTION BUREAU E MSC VÃO TRAZER 30 MIL TURISTAS PARA JOÃO PESSOA




João Pessoa vai receber 30 mil turistas de cruzeiros a partir de dezembro deste ano até abril de 2010. Esse número representa 120 voos charters com 200 passageiros por voo. A capital paraibana entrou neste ano no roteiro da empresa MSC Cruzeiros, de bandeira italiana, onde fará 14 atracações do MSC Melody, via Convention Bureau e que navegará durante a temporada exclusivamente no Nordeste. A primeira delas acontecerá no dia 09 de dezembro.

O diretor da MSC Cruzeiros do Brasil, Adrian Ursilli, esteve acompanhado do presidente do Convention Bureau, Gstavo Garcia, onde esteve fazendo uma vistoria no Porto de Cabedelo e afirmou que esta será a maior quantidade de passageiros marítimos já recebida na cidade.

“Esse é um marco histórico e um momento impar muito importante”, afirmou ele, acrescentando que haverá um forte investimento na economia local dos restaurantes, receptivo, artesãos entre outros.

O MSC Melody será o maior navio de passageiro já vindo para o Porto de Cabedelo, com capacidade para duas mil pessoas a bordo e com 35 mil toneladas. Um dos grandes diferenciais da empresa, segundo o presidente da empresa Docas, Wagner Breckenfeld, é que os passageiros paraibanos poderão embarcar em Cabedelo, “um feito inédito conquistado pelo CVB paraibano e que proporcionará a possibilidade dos paraibanos de viajarem em um cruzeiro marítimo saindo de casa. São 14 opções de embarques incluindo Natal, Réveillon, Carnaval e todo o mês de dezembro, janeiro e fevereiro”.

O executivo da MSC Cruzeiros elogiou bastante o Bureau pessoensse o Porto de Cabedelo, pela sua localização, facilidade de acessos e excelente gestão. Ele comentou que a Paraíba venceu uma disputa com outros portos do Nordeste, como o do Rio Grande do Norte. Ursilli destacou ainda o empenho das autoridades e do trade turístico paraibanos, fato que foi decisivo pela escolha.

O presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Gustavo Garcia, enalteceu a vinda dos navios, “visto que o número de turistas será muito grande e precisamos também divulgar o destino para esses turistas relâmpagos”, afirmou.

Na opinião dele, uma grande parte retornará para João Pessoa. “Portanto, precisamos aproveitar o momento e mostrar nossa cidade de braços abertos para que o turista retorne”, enfatizou Garcia. O JPACVB está formando uma comissão para organizar as ações que serão realizadas para as paradas do navio.

CURITIBA DE PONTA A PONTA


Voltou de uma viagem com a sensação de não ter conhecido a cidade por inteiro? Deixe de lado o gostinho de quero mais e aproveite a promoção do Four Points by Sheraton Curitiba, um dos hotéis mais luxuosos da capital paranaense. Até 31 de dezembro, o pacote inclui hospedagem, transfer (aeroporto/hotel/aeroporto), mais city tour com duração de três horas e ainda motorista particular.

O roteiro percorre a cidade de ponta a ponta, passando por espaços emblemáticos como a Praça Tiradentes, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque Alemão e a Ópera de Arame. Das 7 às 17h, os hóspedes embarcam também em um passeio de trem pela Serra do Mar com visitas a Morretes, em que é possível mergulhar na cultura da região e experimentar o barreado, prato típico da região

A diária em apartamento duplo luxo sai a partir de R$ 948 para o casal, com café da manhã e almoço - cardápio do dia. Quem se hospedar no fim de semana pode degustar a feijoada aos sábados e curtir o brunch com música ao vivo aos domingos. Todas as refeições são servidas no premiado restaurante Catanzaro.

OS DESAFIOS DO SETOR TURISTICO PARA SEDIAR A COPA DE 2014 EM NATAL

A escolha pela FIFA das cidades sedes para a Copa do Mundo de 2014 se deu a partir de critérios técnicos avaliados em várias cidades do Brasil. E Natal, a capital mais próxima do continente Europeu, facilita tanto a vinda das seleções participantes do torneio, como a dos milhares de turistas ansiosos por diversão. Com certeza esse foi um dos motivos que pesou para a sua escolha, e essa será uma oportunidade ímpar para mostrar ao mundo todo o seu potencial turístico.

O grandioso projeto "Arena das Dunas", vencedor de vários prêmios de arquitetura, foi feito tendo em vista a verdadeira dimensão do progresso que chegará não só para a cidade, mas também para toda Região Metropolitana. A melhoria das vias de trânsito e dos transportes públicos, o aumento na rede de saneamento básico, além do crescimento econômico serão alguns dos benefícios que virão através do Poder Público para os moradores.

"Os investimentos privados por sua vez serão direcionados para ampliar a oferta de serviços turísticos, tais como meios de hospedagem, centro de convenções, restaurantes, novas empresas de eventos, edifícios comerciais e empresas de consultoria", explica o Prof. Maurício Formiga, Diretor do curso de Turismo na UnP.

O Professor destaca ainda: "Com a realização da Copa do Mundo em Natal, e de tantos investimentos na infraestrutura urbana e em novos empreendimentos privados, um novo marco se inicia na direção de transformar Natal e sua Região Metropolitana em um Centro Indutor de Turismo, agora na ótica de ser um centro receptor de qualidade, conforme dispõe a Política Nacional de Turismo".

De olho neste acontecimento a Universidade Potiguar, através do curso de Turismo, realiza nos dias 23 e 24 de setembro a IV Jornada de Turismo, com o tema "Turismo e Copa do Mundo: Cenários e Desafios", que acontece no Auditório II do campus Floriano Peixoto. O evento engloba os seus discentes e docentes, além de profissionais da área e interessados no assunto, e visa discutir a importância do tema, bem como os seus reflexos para o turismo.

Na programação os participantes contaram com várias oficinas, palestras e uma mesa redonda com o tema: "Cenários para a Copa do Mundo Natal 2014", sobre os assuntos ligados a realização do maior evento esportivo do planeta. As inscrições serão realizadas no Núcleo de Eventos, situado no campus Roberto Freire, ou pelo telefone (84) 3216-8609.

32ºEncontro Comercial Braztoa : operadoras voltam a contratar e já estimam temporada 10% maior

A estimativa é do presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, com base na movimentação que já é sentida entre os 74 operadores associados da entidade, que hoje e amanhã promovem no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o 32º Encontro Comercial Braztoa, antecipando para o mercado as novidades que estarão disponíveis em suas prateleiras na temporada 2009/2010.

Na opinião do dirigente, a rigor, os efeitos da crise – um ano depois de deflagrada – impactaram menos do que a Gripe A (H1N1), especialmente no emissivo, que perdeu 21% da movimentação, enquanto o doméstico manteve, em média, 9% de crescimento, no primeiro semestre Para este semestre, a expectativa dos operadores, no entanto, é de equilíbrio entre as vendas nacionais e internacionais. O aumento do poder de compra do consumidor, aliado à faixa de câmbio que tem se mantido favorável aos brasileiros e a manutenção de campanhas agressivas por parte de alguns destinos internacionais mais impactados – seja pela crise ou pela pandemia de gripe -, estimularam a projeção positiva para a temporada. “Já estamos sentindo também uma grande movimentação de contratação entre as operadoras, o que nos dá outro bom motivo para acreditar que o momento é de recuperação e crescimento”, diz Barbosa.

Também presente à coletiva, o diretor de Comunicação da Braztoa, Plínio Nascimento (Nascimento Turismo), lembrou que o cenário favorecerá, especialmente, o consumidor que puder antecipar a compra da sua viagem. “O brasileiro estava se habituando a essa antecipação, mas o temor pelos efeitos da crise acabou por alterar um pouco esse comportamento. Com a recuperação da confiança na economia, a tendência é que ele retome esse planejamento”.

Sinergia estimulada

Os operadores Braztoa também aproveitam a participação neste 32º Encontro Comercial para estreitar o relacionamento com outros segmentos da indústria. Com as companhias aéreas, a diretoria da entidade tem trabalhado fortemente nos últimos meses e alinhavado ações que garantam não apenas preço, mas disponibilidade de assentos aos operadores, especialmente em tempos de desregulamentação de tarifas. Hoje as operadoras, e por consequência o segmento de lazer, já respondem por 20% da ocupação das aeronaves, segundo Carla Davidovich, Diretora de Relações com Companhias Aéreas da Braztoa. A sinergia com o segmento foi reforçada neste Encontro Comercial com a participação das diretoras da Iberia, Carmen Lage, e da Aeromexico, Bruna de Freitas, que ressaltaram a importância do papel das operadoras como organizadora da oferta disponibilizada à rede de distribuição. “Esse é o grande diferencial, o trabalho que é feito na retaguarda, por isso a importância de mantermos esse relacionamento”, ressaltou Carmen. “Atuamos em pontas diferentes, mas com um objetivo comum”, completou a diretora de Vendas da Aeromexico, Bruna de Freitas.

Paralelamente ao trabalho que tem desenvolvido junto aos fornecedores, a entidade está angariando parcerias também entre os destinos. No segmento doméstico, um passo adiante em direção a esse objetivo foi dado hoje com a assinatura de um acordo de intenções entre o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, e o secretário de Turismo do Espírito Santo, Marcus Vicente. Pelos próximos meses, uma série de ações serão desenvolvidas visando ampliar a presença dos atrativos do Estado nas prateleiras dos operadores Braztoa. A parceria envolve desde cooperação em publicidade a ações de capacitação dos próprios operadores e também dos agentes de viagens, como rede de distribuição, passando por um programa de viagens de familiarização. Até o momento, 11 operadoras já aderiram à parceria.

Marketing e redes sociais dominam pauta do Fórum

Este ano em segunda edição, o Fórum Braztoa, que a exemplo da edição passada abriu a programação do Encontro Comercial, reuniu nomes de peso do Marketing e da Comunicação. O publicitário Luiz Lara, da Lew Lara Comunicações, destacou o poder das marcas e as múltiplas formas de se exercitar o marketing, sempre com o foco nas necessidades do novo consumidor e o que ele espera de um produto ou serviço. Trazendo o cenário à realidade do Turismo, Lara disse que hoje, com o volume de informações que recebe, o destino conta muito menos na escolha de uma viagem do que a experiência que ela possibilitará ao viajante. “Além de souvernires, as pessoas buscam cada vez mais significados em suas viagens. Hoje, quem não oferecer uma história, não concretizará negócios”, afirma Lara, para quem o profissional de viagem moderno deve atuar como um roteirista, alguém que possa construir uma história que possibilite vivências ao seu cliente.

O Fórum, que teve a mediação do publicitário Edson Campos, foi encerrado pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas, que concentrou sua participação no poder das redes sociais, que estão provocando uma segunda revolução após o advento da internet, e que devem ser encaradas como aliadas e não como ameaça. De acordo com Tas, hoje as pessoas não querem apenas receber conteúdo, mas também participar da sua formação, o que justifica a proliferação de blogs, e de seguidores na rede Twitter. Segundo o jornalista, os profissionais têm de aprender a tirar partido desses espaços, como a melhor oportunidade de ouvir o seu cliente, ainda que potencial. E lembra que a comunicação não é o que se fala, mas o que é entendido. Como dica final, o jornalista foi categórico: mantenham-se no presente. “Quando fica muito ansiosa com o futuro, ou angustiada com o passado, a pessoa se ausenta do presente, e pode perder o único momento em que se pode, efetivamente, fazer ou alterar a ordem das coisas”.

20 anos de Braztoa

O primeiro dia de programação deste 32º Encontro Comercial marca também os 20 anos de fundação da Braztoa. Além da homenagem prestada logo após a solenidade de abertura da área de exposições, quando, alguns pessoalmente e outros em mensagens de vídeo, ex-presidentes e diretores da entidade tiveram o trabalho destacado ao longo das duas últimas décadas, o evento terminou com a entrega de placas a alguns dos operadores associados.

ADETUR AMAZÔNIA LANÇA PROJETO DURANTE A BRAZTOA

A Adetur Amazônia (Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte) vai anunciar durante entrevista coletiva que acontece na próxima sexta-feira, 18 de setembro, no 32º Encontro Comercial Braztoa, o lançamento do projeto Roteiros Integrados da Amazônia. A entidade irá incentivar as operadoras a criarem pacotes que contemplem mais de um destino da região, mantendo o turista por mais tempo na Amazônia. Participam da entrevista coletiva o consultor Aristides de La Plata Cury, o conselheiro da entidade Cassiano Marques de Oliveira e a diretora executiva do Amazonas Convention & Visitors Bureau, Adriana Papa.

Data: 18 de setembro

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Horário: 16 horas


ATENDENDO A PEDIDOS, A GOL ANTECIPA PROMOÇÃO DE PASSAGENS


Devido ao grande número de pedidos, a GOL vai antecipar o lançamento de sua próxima promoção de passagens para os primeiros minutos de amanhã (18/09). Até as 6 horas da quarta-feira (23/09), os clientes poderão comprar bilhetes aéreos mais baratos, parcelando o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito – e também no cartão Voe Fácil GOL –, com parcelas mínimas de R$ 15,00.

A ação é válida para qualquer trecho operado por GOL ou VARIG entre os 58 destinos atendidos pela Companhia no Brasil e América do Sul. O trecho Porto Alegre-Montevidéu, por exemplo, sai a R$ 69. São Paulo-Belo Horizonte (Confins) está disponível a R$ 80 e São Paulo-Santiago (Chile) por R$ 299. A promoção ainda permite o acúmulo de 30% de milhas SMILES.

Clientes da Companhia podem comprar os bilhetes promocionais pelo site www.voegol.com.br, via call center ou agentes de viagem e as viagens devem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. As tarifas são válidas apenas para viagens com estadia mínima de uma noite e volta obrigatória.

Mais informações e o regulamento completo da promoção poderão ser acessados no site da Companhia.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE EaD DO PROAGÊNCIA II

A ABAV e o SEBRAE, através do PROAGÊNCIA II e sob a coordenação do ICCABAV, oferecem a partir do dia 05 de outubro os cursos “Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações Turísticas”, “De Agente a Consultor de Viagens” e “Desenvolvendo o Turismo Receptivo”, por meio da metodologia de educação à distância.

“O PROAGÊNCIA II veio com a missão de cuidar permanentemente da qualificação dos profissionais de turismo, preparando e qualificando o agente de viagens considerando os novos desafios do mercado”, explica o coordenador de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Dival Schmidt.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 21 a 24 de setembro, clicando no link do PROAGÊNCIA, disponível no Portal ABAV (www.abav.com.br). As plataformas de ensino também serão ministradas através do Portal, com duração de duas semanas e estima-se que, para a realização das atividades, seja necessária a dedicação de uma hora por dia.

“Estamos ampliando os cursos, pois uma maior capacitação profissional resultará diretamente em uma melhor qualidade nas atividades turísticas do Brasil”, ressalta o diretor do PROAGÊNCIA/ICCABAV, Antonio Azevedo.

O curso “Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações Turísticas” será ministrado pela consultora de Qualidade Profissional e Empresarial Eliana Maia e tem como objetivo preparar gestores para integrar suas equipes de trabalho para atuação em níveis de excelência, de forma que satisfaça as necessidades dos clientes.

Já o curso “De Agente a Consultor de Viagens”, visa preparar o agente para atuar como consultor, captando novos clientes, a partir de um atendimento diferenciado, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio. Será ministrado pelo consultor de viagens, turismo e eventos Maurício Weichert.

O terceiro curso, “Desenvolvendo o Turismo Receptivo”, prepara o agente de viagens para atuar como operador de turismo receptivo, ocupando-se principalmente de criar roteiros turísticos locais, individuais ou em grupos, promovendo a cultura local e zelando pelas questões relacionadas à sustentabilidade do destino. Será ministrado pelo consultor de projetos turísticos Carlos Silvério.

São 60 alunos por turma e a ABAV reserva um mínimo de 50% das vagas para seus associados, sendo que a seleção se dará por ordem de inscrição. Será aceito apenas um aluno por agência de viagens.

GOL LANÇA NESTA SEXTA(18) NOVA PROMOÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS COM PARCELAMENTO EM ATÉ 10 x SEM JUROS





A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, vai lançar mais uma promoção de passagens. Das 20h de amanhã (18/09) até as 6h da quarta-feira 23, clientes poderão comprar bilhetes aéreos mais baratos, parcelando o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão, com parcelas mínimas de R$ 15,00.

A ação é válida para qualquer trecho operado por GOL ou VARIG entre os 58 destinos atendidos pela Companhia no Brasil e América do Sul. O trecho Porto Alegre-Montevidéu, por exemplo, sai a R$ 69. São Paulo-Belo Horizonte (Confins) está disponível a R$ 80 e São Paulo-Santiago (Chile) a R$ 299. A promoção permite acúmulo de 30% de milhas SMILES.

Clientes da Companhia podem comprar os bilhetes promocionais pelo site www.voegol.com.br, via call center ou agentes de viagem e as viagens devem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. As tarifas são válidas apenas para viagens com estadia mínima de uma noite e volta obrigatória.

Mais informações e o regulamento completo da promoção podem ser acessados no site da Companhia.



CRUZEIRO UNIVERSITÁRIO VAI TER DOIS NAVIOS ESTE ANO E SHOW COM CHICLETE COM BANANA; PACOTES VARIAM A PARTIR DE R$840,00



Considerado um dos mais animados cruzeiros temáticos, o cruzeiro universitário este ano acontece de 16 a 19 de dezembro e restam poucas vagas. Serão dois navios, um partindo de Santos e outro do Rio de Janeiro, e os dois se encontrarão em Búzios para uma micareta com o Chiclete com Banana. Os preços por pessoa, em qualquer um dos navios, variam a partir de R$ 840, que podem ser pagos em 10 parcelas. O valor varia em função do tipo de cabine escolhido, e inclui o cruzeiro de três noites, cinco refeições por dia, lazer, shows, festas, abadá do evento e seguro viagem.

Já estão confirmadas também as presenças de Seu Jorge, Banca Eva, Grupo Revelação, Araketu e Chiclete com Banana, além de inúmeros DJs. Eles se apresentarão em palcos construídos nos navios especialmente para o Cruzeiro Universitário.

As bebidas consumidas a bordo, assim com demais despesas pessoais, são pagas à parte. Os valores estão sujeitos a disponibilidade e são válidos para reservas antecipadas. Mais informações em www.cruzeirouniversitario.com.br

Saiba mais sobre os roteiros:

Cruzeiro a partir de Santos: O navio MSC Lírica parte de Santos, na quarta-feira, dia 16 de dezembro, e terá neste dia shows do Grupo Revelação, da Banda Eva e uma festa a fantasia. No dia seguinte, chega a Búzios, com a apresentação do Araketu; sexta-feira o navio passa por Ilhabela, com show do Seu Jorge, e sábado, dia 19, atraca em Santos. A proposta é oferecer aos jovens 60 horas de festa a bordo de cada embarcação.

Com capacidade para 2069 passageiros, em 780 cabines, o MSC Lírica conta com aproximadamente 700 tripulantes e uma estrutura que inclui minigolf, cassino, discoteca, teatro, spa, lojas, salão de beleza, restaurantes, academia, biblioteca, bares, piscinas, jacuzzis e cafeteria.
Cruzeiro a partir do Rio de Janeiro: a bordo do MSC Opera, no primeiro dia tem Seu Jorge, Araketu e festa a fantasia, no segundo dia o navio atraca em Búzios. Haverá show com a Banda Eva, na sexta, seguindo para Ilhabela, Revelação, com retorno ao Rio de Janeiro previsto para o sábado.

O MSC Opera conta com discoteca, teatro, videogames, cassino, biblioteca, sala de jogos, solarium, talassoterapia, salão de beleza, sauna, piscina e shopping. Ao todo são 856 cabines, capazes de hospedar 2055 passageiros. A tripulação também é de aproximadamente 700 pessoas. Nos dois navios, as cabines são equipadas com ar condicionado, TV, telefone, frigobar e cofre.

CAMAROTES PARTICULARES DO CARNATAL 2009 JÁ ESTÃO SENDO VENDIDOS

Começaram as vendas para os camarotes particulares para o Carnatal 2009. Para quem não perde a folia, mas não é muito adepto a pular o Carnatal no meio da multidão do corredor, a Destaque proporciona boas opções: os camarotes particulares. Além da privacidade de dividir espaço somente com convidados ou mesmo com a família, os camarotes proporcionam uma melhor visão de tudo o que acontece no corredor e mesmo em cima dos trios elétricos.

Para esse ano estão sendo disponibilizados mais de 250 camarotes. As cabines têm espaço para vinte pessoas. Os camarotes estão sendo vendidos na Central do Carnatal, que fica no Natal Shopping Center, ao preço de R$ 4.800 (à vista) e R$ 5.200 parcelado nos cartões Hiper, Visa ou em cheque.

Camarotes particulares

Forma de pagamento:
até 8x no Hiper ou 6x no Visa, sem juros
ou no cheque, sendo o último para dia 15 de novembro

Vendas:
Central do Carnatal Natal Shopping
Telefone para informações (exclusivo do camarote):
3606-8183

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FLIPA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DESTACA IMPORTÃNCIA DA PIPINHA LITERÁRIA


*Estão confirmadas as presenças do cantor e compositor Lobão, e dos romancistas e escritores Marina Colasanti, Danuza Leão, Daniel Piza, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Heloísa Buarque de Holanda, Lílian Rodrigues, Márcia Monteiro de Carvalho, entre outros

*Do Rio Grande do Norte participam como debatedores e mediadores Ney Leandro de Castro, Sanderson Negreiros, Moacyr Cirne, Geraldo Queiroz, Humberto Hermenegildo, Patrício Júnior, Woden Madruga, Dorian Gray Caldas, Tácito Costa, Isaac Ribeiro, Carlos de Souza, Marize Castro, Diva Cunha, Josimey Costa, Gilmara Benevides, Luiz Assunpção, entre outros

*Na Pipinha Literária, destaque para a oficina “A Preparação do Escritor”, com o renomado escritor Raimundo Carrero, e da oficina sobre “Cordel” com o historiador, escritor e poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo

A dez dias do I Festival Literário da Pipa-FLIPA a programação já está fechada. De 24 a 26 de setembro na praia localizada ao litoral sul potiguar, a 70km da capital Natal, o FLIPA reunirá algumas das maiores cabeças pensantes do Rio Grande do Norte e do Brasil em debates de alto nível. Serão dez mesas literárias, com presença de Danuza Leão, Ronaldo Correia de Brito, Lobão, Marina Colasanti, Daniel Piza, Heloísa Buarque de Hollanda, entre outros autores; quinze oficinas dentro do projeto inédito Pipinha Literária envolvendo 15 profissionais, entre professores, mestres, escritores e arte-educadores, e ainda a oficina “A Preparação do Escritor”, com Raimundo Carrero. E mais, a Livraria Oficial da Flipa - Siciliano, tenda de debates, espaço de autógrafos, e a presença do Sebo Vermelho e do maior editor de livros do RN, o sebista Abimael Silva, além de vários lançamentos de livros, shows musicais e exposições.

O I Festival Literário da Pipa é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, sob a coordenação da Fundação Cultural Helio Galvão.

Uma estrutura climatizada, com capacidade para 300 pessoas sentadas, será montada especialmente para o encontro, que vai priorizar a discussão sobre a literatura no Brasil: formas de linguagens, temáticas, narrativas, criação e teorias literárias.

Na quinta-feira, dia 24, estarão presentes na Pipa a escritora e jornalista Danuza Leão, que falará sobre o tema “Literatura, jornalismo, Memórias”, tendo como mediador o jornalista Woden Madruga. Danuza, que acaba de lançar suas memórias no livro “Quase Tudo”, abordará temas que vão do universo cultural ao meio jornalístico.

Com o tema “Literatura e Viagens”, a escritora Marina Colasanti também é presença no primeiro dia do Festival Literário, tendo como mediadora a jornalista Josimey Costa. Também na programação do dia 24 a mesa “Clementino Câmara: Do nascimento em Pipa à Censura no Estado Novo”, que resgata a obra deste professor e escritor considerado um dos maiores intelectuais nascidos na região. Estarão nesta mesa o professor e escritor Geraldo Queiroz, com mediação do professor Humberto Hermenegildo.

A sexta-feira abre com a mesa literária “Hélio Galvão: a cultura praieira”, tendo as participações de Sanderson Negreiros, Diva Cunha e Gilmara Benevides, numa radiografia da trajetória humana e da riqueza cultural produzida pelo historiador e etnógrafo potiguar. A segunda mesa da programação será “A Cultura das Periferias”, tendo como convidada a escritora e professora Heloísa Buarque de Hollanda, e como debatedor o escritor pernambucano Raimundo Carrero mediados pelo jornalista e escritor Carlos de Souza. A terceira mesa do dia 25 abrirá com a exibição do documentário “Um Paraíso Perdido”, dirigido pelo escritor e jornalista Daniel Piza com fotografia de Tiago Queiroz. O curta de 24 minutos reconstitui a viagem à Amazônia realizada em 1905 pelo escritor Euclides da Cunha. A mesa literária também abordará o tema “A Amazônia de Euclides”, completando este mergulho no universo pouco explorado da obra euclideana — a sua relação com a natureza e a ciência. Piza, que além de escritor é jornalista do jornal O Estado de São Paulo-Estadão, refez ele mesmo a viagem do escritor de Os Sertões. A mesa terá como mediador o jornalista e crítico literário Tácito Costa.

O último dia do Festival Literário da Pipa terá uma diversificada temática nas quatro mesas literárias. Começa às 16h com a mesa “O romanceiro potiguar”, com participação da Doutora em Letras pela UFPB, Lílian Rodrigues, e do professor potiguar Luiz Assunção. A mesa seguinte resgata a obra do maior romancista da região, Homero Homem de Siqueira, autor de obras importantes da literatura brasileira como “Cabra das Rocas” e “Menino de Asas”. Para debater sobre Homero Homem estarão Ney Leandro de Castro, Dorian Gray e Marize Castro.

A 3ª mesa da noite reunirá o cantor e compositor Lobão em conversas variadas cujo ponto de partida será a pergunta: “Lobão tem Razão?” Para debater com o roqueiro estará o poeta, escritor e publicitário Patrício Júnior, do coletivo Jovens Escribas, com mediação do jornalista, cantor e músico Isaac Ribeiro.

A última mesa do Festival Literário da Pipa recebe o escritor vencedor de 2009 do Prêmio São Paulo de Literatura, o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, que falará sobre o seu romance “Galiléia”, considerado um dos melhores livros lançados este ano. Participam da mesa o escritor Moacir Cirne e o jornalista Osair Vasconcelos.

BLUE DREAM RESORT EM BARRA DO CUNHAU NO RIO GRANDE DO NORTE FECHA PARCERIA COM OPERADORA DA ALEMANHA

O VISUAL DE BARRA DO CUNHAU E O KITESURF
OLA BIRGERSSON E O ESPORTISTA ALEMÃO MARCO PETER

O empresário sueco Ola Birgersson, diretor do Blue Dream resort, localizado na praia de Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, que em agosto o resort foi sede do mundial de kitesurf-Kiteracing 2009,fechou uma parceria com a operadora alemã Orca, que tem em seu banco de dados só de kitesurfistas mais de 15 mil pessoas. O Blue Dream resort é referência no kitesurf mundial, onde possue uma escola de kitesurf dirigida pelo austríaco Roman Eder, que durante o ano recebe esportistas de todo o mundo para praticar o esporte na praia. O empresário sueco comemora a parceria, que além de trazer esportistas da Alemanha e de outros países, vai incrementar a ocupação até fevereiro. Durante o mundial de kitesurf o Blue Dream recebeu turistas praticantes do esporte da Polônia e Alemanha, como o atleta alemão Marco Peter.

BSH INTERNATIONAL DIVULGA RELATÓRIO SOBRE INVESTIMENTOS NO CEARÁ



A BSH Travel Research, divisão de estatísticas da BSH International, acaba de divulgar um relatório sobre as oportunidades de investimentos hoteleiros no Ceará. O documento traz informações sobre o perfil de desenvolvimento turístico do Brasil, orientações legais para quem quer investir, informações sobre o mercado turístico e os projetos que atualmente representam oportunidades reais de investimentos no Ceará.

Os dez projetos mais adiantados foram destaque, como a Fazenda Praia Canoé, Caponga Hotel, Aquiraz Riviera, Projeto Uruaú, Nova Atlântida Cidade Turística, Lagoinha Suites Resort, Morro Branco Resort, Complexo Turístico Dunas Douradas, Cumbuco Golf Resort e Villa Duas Barras.

Segundo o presidente a BSH International, José Ernesto Marino Neto, “o relatório tem como objetivo mostrar a real situação do mercado cearense e os projetos com maior condição de serem viabilizados, até porque o Brasil apresenta riscos de investimentos próprios e que não são conhecidos por investidores estrangeiros”.

A BSH International é a principal empresa brasileira na área de consultoria de investimentos hoteleiros e de imobiliário turístico, centrada na conceituação, planejamento, desenvolvimento e gestão de investimentos hoteleiros. A BSH Travel Research é uma divisão da BSH International que publica relatórios de tendências.

MARSANS VIAGENS NO 32ºENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA QUE ACONTECE EM SÃO PAULO


A Marsans Viagens estará presente no 32º Encontro Comercial Braztoa, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Em seu estande, a Marsans dará destaque aos pacotes para a Copa do Mundo de 2010, que têm sete opções de roteiros com duração de dez a 34 dias para as diversas fases ou para toda a competição.

Para as viagens nacionais, a empresa indicará os fretamentos nacionais TAM, com voos para Porto Seguro, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza e saídas durante todos os finais de semana até o carnaval do ano que vem, além de apresentar uma grande oferta de viagens e de resorts.

Na área de Cruzeiros, a Marsans apresentará o primeiro cruzeiro católico do Brasil - Navegando com Nossa Senhora, que terá a presença do Padre Fábio de Melo, Eros Biondini, Celina Borges e Myrian Rios. O cruzeiro já está com 80% das cabines comercializadas.

Durante a feira, a Marsans Viagens apresentará ao mercado o novo gerente geral da filial São Paulo, Valter Onishi, recente contratação da empresa para dar prosseguimento ao crescimento da operadora no estado.

EMPROTUR LANÇA JORNAL

Emprotur lança Jornal para divulgar ações da empresa e potencialidades do RN

A partir deste mês, hotéis, organizações e entidades ligadas ao turismo começam a receber o Jornal Emprotur. O informativo da Empresa Potiguar de Promoção Turística, que terá uma periodicidade mensal, abordará as últimas ações de promoção e divulgação das potencialidades do turismo do RN pelo Brasil e pelo mundo. Nesta primeira edição, o Jornal Emprotur traz notícias sobre a interiorização do turismo no estado, a passagem do SBT Repórter e do apresentador Álvaro Garnero pelo RN, além das participações em eventos nacionais e os investimentos no Turismo de Aventura/Ecoturismo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

MEU TÍTULO DE CIDADÃ NATALENSE: UM MOMENTO MUITO ESPECIAL NA MINHA VIDA

6/12/2007
Jornalista Cristina Lira é homenageada na CMN

Repórter: Riccelli Araújo

Jornalista especializada na área do turismo, Maria Cristina Bezerra Lira, recebeu no início da noite dessa quinta-feira (06), o Título de Cidadã Natalense das mãos do vereador Salatiel de Souza (PSB), que preside a Comissão de Turismo na Câmara Municipal do Natal.

No terceiro ano do seu mandato, só agora o parlamentar faz a entrega da primeira homenagem garantida por votação em plenário dos demais vereadores. Salatiel de Souza justifica e disse que "foi muito criterioso na apresentação do nome da jornalista Cristina Lira, pois o reconhecimento pelo trabalho que ela faz em prol do turismo da capital e do Estado é unânime no segmento turístico, e como presidente da Comissão de Turismo da CMN, é testemunha desse trabalho".

Emocionada, a homenageada agradeceu a presença de familiares, amigos e autoridades políticas e do trade turístico que prestigiaram a solenidade. Estiveram presentes o secretário adjunto de Turismo do RN, Arnaldo Saint Brisson, o presidente da Emprotur, Armando José, o secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes, e os vereadores Hermano Morais (PMDB), Júlio Protásio (PSB) e Aquino Neto (PV).

Cristina Lira é filha do potiguar Dagoberto Félix Bezerra de Araújo Galvão e da baiana Sylvia Carvalho Bezerra, tendo nascido na cidade de Salvador (BA). A homenageada é mãe de Diego e André Bezerra Lira e escreve colunas especializadas em turismo em alguns veículos de comunicação como o JH 1ª Edição. Cristina Lira também preside a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-RN).