REVISÃO DE GASTOS AJUDA A COMEÇAR O NOVO ANO NO AZUL, SEGUNDO ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Uma boa maneira de começar o novo ano no azul é fazer uma revisão dos gastos em 2009 e conhecer um pouco mais do comportamento financeiro da família. “Veja o quanto gastou por mês de água, luz, combustível, supermercado, compras, lazer e prestações de maneira geral, coloque tudo em uma planilha e veja o que pode reduzir”, recomenda Antonio Fernando de Julio, consultor de finanças pessoais e educador financeiro do Moneyfit. Segundo, ele as despesas relacionadas ao consumo, como são variáveis, acabam sendo mais fáceis de reduzir.

Nesta época do ano, com a chegada das festas, o período de férias e viagens, a tendência das pessoas é gastar ainda mais e, muitas vezes, de maneira impulsiva. Por isso, Julio recomenda: “Só pense em adquirir um novo bem se estiver financeiramente preparado para isso”. Segundo ele, o mundo não vive só de empréstimos e financiamentos, quem já tem um carro pode esperar mais um pouco para comprar outro. Ou ainda estudar um consórcio como uma boa opção.

Para planejar o orçamento doméstico para o próximo ano, o especialista em educação financeira recomenda um bate-papo em família. “É fundamental sentar com a mulher ou o marido, e os filhos, se já tiverem uma idade mínima para compreender, e discutir os objetivos para 2010”, explica. Julio defende a teoria de que time que joga unido tem mais chances de ser campeão do que um time em que um artilheiro não passa a bola para ninguém.

Quem é Antonio Fernando De Julio – É conferencista, palestrante e coach. Criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit®, atua na área de finanças há cinco anos. Tem como formação a análise de sistemas e a publicidade, atua como trader independente de ações e opções na Bovespa e como consultor de finanças pessoais, utilizando o método MoneyFit®.

Comentários