CUIDADOS COM A COLUNA NAS VIAGENS DE FIM DE ANO

Estão chegando as férias, as viagens e o merecido descanso. Todos esses elementos mudam radicalmente o ritmo físico e biológico de todas as pessoas, portanto é preciso tomar cuidado para que nada atrapalhe seu bem estar e sua saúde, inclusive a saúde da sua COLUNA, que merece preocupação redobrada.
Os cuidados com a coluna começam durante os preparativos para as viagens, já que as "costas" podem ser seriamente machucadas se forem usadas de forma errada para carregar peso. Preste atenção quando estiver levantando alguma carga do chão: sempre flexione os joelhos para dividir com a coluna o peso a ser erguido. Se for carregar um objeto pesado, flexione os cotovelos, mantendo o peso perto do corpo para evitar lesões causadas por mau-jeito. Para sacolas ou malas, procure dividir o peso nas duas mãos, não sobrecarregando um lado do corpo.
Outras precauções são necessárias ao longo do percurso das viagens tanto de avião, ônibus ou carro. Como geralmente os trajetos são mais longos do que os percorridos no dia-a-dia, posturas incorretas podem trazer desde ligeiros cansaços musculares até sérios casos de lombalgias ou dores no pescoço. Para tentar minimizar estes efeitos, esteja sempre atento a um posicionamento mais ereto, mas sempre mantendo o conforto. Isto é garantido com apoios lombares e apoios cervicais, como pequenas almofadas entre o assento e a região inferior das costas, ou almofadas em formato “meia-lua” que servem para descansar o pescoço. É bom sempre lembrar de fazer pausas a cada 2 horas em longos trechos de viagem, levantando-se e alongando o corpo.
Durante as férias existe outro fator que apesar de ser muito agradável pode trazer conseqüências dolorosas: as longas horas de sono. Grande parte dos problemas de coluna são agravados com maus posicionamentos na hora de dormir. Quando mais tempo disponível para o sono, mais pequenos problemas são maximizados e podem gerar desconforto e dor. Além disso, a mudança de colchão e travesseiro podem trazer situações posturais novas e potencialmente nocivas. Portanto é importante tomar algumas medidas, como dormir de lado e escolher um travesseiro de altura média, nem alto nem baixo, não sobrecarregando as curvaturas da coluna. Se for possível também é indicado levar para a viagem o travesseiro do dia a dia, o qual a coluna já está acostumada.
A prática esportiva merece atenção especial. Cuidado com o excesso, especialmente para as pessoas que estão em uma situação sedentária. O sedentarismo aliado à falta de preparo físico pode deixar “o atleta de verão” com sérios traumas musculares e espinhais. O ideal é progredir lentamente na intensidade e na modalidade dos exercícios, começando por atividades de baixo impacto, respeitando os limites físicos. Alongamentos realizados antes e depois de qualquer atividade diminuem substancialmente o stress físico, possibilitando sempre uma prática saudável .
E por falar em saúde do corpo, não esqueça de aproveitar o sol com protetor solar, e manter uma alimentação bem equilibrada, abusando da ingestão de frutas e sempre bebendo muita água.
Tomando essas precauções você está livre para deixar o salto alto e o terno de lado para descansar e aproveitar suas férias sem nenhum problema.

Comentários