CRESCIMENTO DO TURISMO DO RECIFE É DIVULGADO EM REUNIÃO DO TRADE TURÍSTICO

O Recife comemora um incremento de 30% na procura de pacotes de turismo em 2009 e taxa média anual de ocupação hoteleira de 85%. O dado integra a retrospectiva do turismo no Recife que foi apresentada, nesta quinta-feira (3), durante a última reunião de 2009 do Conselho do Turismo do Recife (Conture), na sede do Galo da Madrugada. O secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Samuel Oliveira, fez a apresentação com um levantamento das importantes conquistas para o setor e traçou uma perspectiva para o ano de 2010. Na ocasião, foram empossados os novos conselheiros Paulo Menezes, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Lizete Maioli.

Na lista de importantes conquistas do turismo no Recife está a primeira plenária exclusiva do Orçamento Participativo (OP) do Turismo, realizada em agosto. Recife é a primeira cidade a ter uma plenária voltada especificamente para o setor. Estiveram presentes no encontro 1,5 mil pessoas que escolheram os delegados e as três prioridades para o turismo: turismo na comunidade, promoção do Recife e qualificação profissional. “Outra conquista é o projeto Turismo na Comunidade, que está entre os 45 finalistas do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM Brasil, do Governo Federal, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para a premiação, foram inscritos 1,5 mil projetos de todo o País”, completou o secretário Samuel Oliveira.

O setor de hotelaria voltou a crescer no Recife. Serão construídos oito novos hotéis em Boa Viagem. Também foi registrado um aumento de 44% no número de navios na temporada 2009/2010 de cruzeiros marítimos, ao comparar com o período anterior (2008/2009). A expectativa é de que circulem cem mil turistas pela Cidade.

Além disso, entre os destaques da retrospectiva, está o lançamento do Recife Mais – Plano de Aceleração da Competitividade Turística 2009-2012/13. O projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 480 milhões.

A qualificação foi outro ponto importante na apresentação, pois foram beneficiados profissionais da cadeia produtiva do turismo no Recife, com o apoio do Trade Turístico e do Governo Federal.

“Em 2009, foram criados novos roteiros turísticos como Recife Acessível, Circuito dos Museus e o Pedala Recife, disponíveis na 4ª edição da revista Recife te Quer, lançada neste segundo semestre. Também editados os folhetos Recife para Passageiros de Cruzeiros Marítimos e Espaço Cultural Pátio de São Pedro”, comentou Oliveira. Em infraestrutura, está em andamento a execução de seis projetos com recursos do Prodetur, como Requalificação Urbana do Molhe Brasília Teimosa/Parque das Esculturas Francisco Brennand, Requalificação do Forte das Cinco Pontas, com implantação do Portal Metropolitano, Trilhas do Patrimônio, Caminhos do Recife e Cruz do Patrão / Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira.

O fortalecimento das ações de vendas e divulgação do Recife como destino turístico, em 2009, também foi destacado entre as conquistas assim como a segunda edição do Programa de Prêmios Recife te Quer/Game Show e a veiculação de matérias na imprensa especializada, nacional e local. “Vamos mostrar ainda nossas participações em eventos turísticos nacionais e internacionais e apoio aos eventos locais”, explicou o secretário.

Depoimentos Trade Turístico:

Abrasel – Valter Jarock: Registramos um crescimento médio de 10% nas vendas e público dos bares e restaurantes.

Abav – Jorge Sales: Tivemos um aumento de 20% no faturamento e de 30% nas vendas do turismo de lazer.

Recife Convention Bureau – Tatiana Menezes: Os eventos captados esse ano vão gerar um aumento de 14% no número de turistas até 2014.

Sindloc/Abla – João Regueira: Houve um aumento de 20% na locação de veículos para o turismo.

SERVIÇO:

WWW.recife.pe.gov.br
WWW.recifetequer.com.br
turismo@recife.pe.gov.br
Telefone: (81) 3232.8125

Comentários