AZUL CELEBRA UM ANO DE OPERAÇÕES NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA COM RESULTADOS ACIMA DOS ESPERADOS


Na foto: O diretor de IT e comercialização da Azul,Antonio Americo e o presidente executivo Pedro Janot.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras comemora na próxima terça-feira, dia 15, um ano de sucesso. Com 14 aeronaves, 19 rotas, milhões de clientes transportados e a maior taxa de ocupação no mercado, os resultados da nova companhia aérea nesses primeiros 12 meses de operações ficaram bem acima do esperado. “Em menos de um ano nós já ultrapassamos a marca dos 2 milhões de clientes transportados, um recorde na aviação mundial”, disse David Neeleman, fundador da empresa e Presidente do Conselho.

Na visão do executivo, que fundou três outras companhias aéreas bem sucedidas, o projeto da Azul já decolou. “Nosso plano original focava nossas operações a partir de Viracopos. Hoje, já temos mais de 50% do mercado de Campinas, uma região com um elevado poder aquisitivo. Nossos voos saem cheios de clientes satisfeitos. Literalmente, a Azul colocou o interior de São Paulo no mapa da aviação comercial.”

Neeleman lembrou que, em termos de investimentos iniciais, a Azul também é recordista mundial, por ser a empresa mais capitalizada da história da aviação, ao ser fundada, pois nasceu com aporte de US$ 200 milhões. “Temos muito capital para conduzir com segurança os planos de crescimento de nossa empresa”, completou Neeleman.

A Azul começou a operar em dezembro do ano passado com duas rotas, de Campinas para Porto Alegre e de Campinas para Salvador. De lá para cá inaugurou bases em Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus. Na próxima terça, na data em que completa um ano, a Azul começa a voar de Campinas para Florianópolis.

Sempre com a proposta de oferecer horários e frequências convenientes e conectar cidades que até então não eram atendidas sem escalas pela malha aérea nacional, a companhia inovou e vem colhendo os frutos. Do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Azul voa sem escalas para Porto Alegre, Salvador e Campinas. A ligação Campinas-Santos Dumont já é chamada pelos clientes de “Nova Ponte Aérea.” David Neeleman comentou sobre o papel de estimulação de mercado: “No Brasil as pessoas viajam uma vez a cada quatro anos. Estamos aumentando este número. Queremos mais pessoas voando conosco porque nossos voos são mais convenientes”.

A taxa de ocupação dos voos da Azul também reforça a convicção de que há demanda reprimida no mercado brasileiro. “Desde março de 2009, operamos com a maior taxa de ocupação do mercado. Nossas aeronaves decolaram em alguns meses com ocupação acima de 85%”, disse Neeleman, destacando que é grande o número de clientes satisfeitos. “O melhor marketing da companhia quem faz são os nossos clientes, eles voam uma vez, retornam e recomendam.”

Para celebrar o sucesso de seu primeiro ano de operações, a empresa está desenvolvendo diversas ações promocionais. Por exemplo, distribuição de vouchers e sorteio de uma passagem de graça em todos os voos regulares da companhia até o dia 15/12. Estas são algumas das muitas inovações promocionais que diferenciaram a companhia desde o seu lançamento. Outros grandes exemplos são as tarifas Azul 30 Dias (com preços menores para compras com antecedência) e o Passaporte Azul, que virou uma febre entre os viajantes e permitiu a milhares de pessoas a possibilidade de voar para vários destinos em todo o Brasil.

Em 2010, os planos de crescimento mostram que a Azul vai receber mais 7 E-Jets da Embraer e fechará o ano com uma frota de 21 aeronaves. Com isso, novos destinos deverão ser incorporados à malha da empresa. Até 2013, a companhia vai contar com 80 E-Jets e contará com 5 mil colaboradores. Ao completar um ano de operações, a empresa possui 1.500 “tripulantes-azul”, como são chamados todos os funcionários da Azul.

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