1º SALÃO DE 2010 É O AUTO EXPO ÍNDIA

O 10º Salão de Nova Delhi, de 5 a 11 de janeiro, terá, mais uma vez, como grande atração, a exibição e lançamento de carros pequenos, mercado no qual a Ford se inseriu, este ano, com o lançamento, pelo CEO da empresa, Alan Mulally, do modelo Figo. O plano da empresa é transformar o Figo no nosso futuro Fiesta, aqui no Brasil, com produção prevista para a unidade de Camaçari-BA, com motorização flex nas versões 1.0 e 1.6.

O mercado indiano ainda é pequeno em relação à sua população de 1,2 bilhão de habitantes, a segunda maior do mundo. Em 2009, o País deve alcançar a marca de 1,4 ou 1,5 milhão de veículos produzidos, um crescimento de 16% em relação ao ano passado. Mas, o objetivo atual da indústria indiana é chegar a 2014 com uma produção de 2,4 milhões de automóveis, dos quais 70% carros pequenos. O curioso do mercado indiano é ser composto em mais de 80% de motos e triciclos e apenas 16% de automóveis.

A Ford produz na Índia, atualmente, modelos como o Fiesta, Ikon, Fusion (igual ao modelo europeu e diferente do nosso, produzido no México) e o utilitário Endeavour. E, para acelerar sua participação no mercado indiano de apenas 2%, a empresa, que está na Índia desde 1907, quando lançou seu modelo A, desenvolve um plano para, a cada 12 ou 15 meses, colocar um novo produto naquele País.

A Índia se destaca, atualmente como novo pólo emergente, com as vendas da indústria automobilística em crescimento. Após o lançamento do Figo, um investimento de 500 milhões de dólares, a Ford India Private Ltd. espera triplicar sua participação no mercado de veículos da Índia.

FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA FORD

Comentários