TRABALHADORES DA LINHA DE FRENTE DO SETOR DE TURISMO TERÃO CURSOS GRATUITOS DE INGLÊS E ESPANHOL

A Copa do Mundo de futebol de 2014 já começa a mudar a vida dos brasileiros. O programa “Olá, Turista!” capacitará 80 mil recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros profissionais nos idiomas inglês e espanhol.

As aulas serão gratuitas e realizadas pela internet, da casa dos interessados ou em telecentros. Divididos nos módulos básico, profissional e regional, o curso tem duração de 11 meses e dá direito a certificado após a conclusão. A intenção do programa é preparar as cidades-sede da Copa para a recepção dos turistas que virão ao País.

“O programa estimula a relação com as entidades que trabalham na ponta e sabem das necessidades do setor”, afirmou o ministro do turismo Luiz Barreto durante o lançamento do “Olá, Turista!” na última sexta-feira (13) em São Paulo.

Para participar do programa, que é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, os sindicatos, associações ou cooperativas devem se cadastrar até o dia 31 de dezembro pelo site www.olaturista.org.br. Municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo já podem efetuar os cadastros. Empreendedores individuais também podem participar se cadastrando diretamente no site. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 77 38696.

Escola on-line - Os cursos do projeto “Olá, Turista!” foram desenvolvidos pela empresa Education First (EF), fundada em 1965 com a missão de ensinar idiomas e diminuir barreiras culturais. Hoje a EF conta com mais de 15 milhões de alunos.

Os cursos de inglês e o de espanhol contam com uma metodologia que integra aulas de conversação dirigidas por professores on-line com orientações para atividades de estudo individual. A metodologia permite ao aluno interagir com a escola e os conteúdos sem limite de acesso. A estrutura possibilita o desenvolvimento da fala, escuta, escrita e leitura.

Interação - A escola on-line possui ainda um ambiente de interação entre os alunos. Pelas “Comunidades”, os participantes têm contato com estudantes de diversos países. Pelos grupos de discussões trocam experiências, aprimoram e praticam os conteúdos já aprendidos.

Módulos do curso

Básico - O objetivo é abordar os principais aspectos da língua, introduzindo o aluno que não possui conhecimento prévio.

Profissional - O objetivo é familiarizar o público com situações, diálogos e vocabulário pertinentes a cada categoria ligada ao turismo que irá corresponder a uma unidade do curso, com diferentes diálogos e vocabulários específicos. As categorias são: hotelaria, gastronomia, segurança e saúde, comércio, atrativos turísticos, transporte, serviços turísticos e educação.

Regional - Este módulo pretende abordar atrativos turísticos de cada região que fará parte do projeto e tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais de cada localidade, agregando valor ao conteúdo do curso e ao contexto de vida prática dos alunos.

Comentários