SEBRAE/RS MOSTRA NO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO O ROTEIRO DOS BONS VENTOS

O Sebrae/RS mostrará no 21º Festival de Turismo de Gramado como o tempo e a meteorologia podem soprar a favor das MPEs e dos visitantes do Litoral do Estado. A instituição lança nesta sexta-feira (20), às17h, o Roteiro dos Bons Ventos. A novidade do município de Osório celebra a sustentabilidade ambiental. De acordo com o Atlas Eólico do Rio Grande do Sul – elaborado pelo governo do Estado e parceiros - ao longo dos 630 km de extensão do Litoral gaúcho, existem 986 km2 de areia e dunas, sopradas por ventos intensos e constantes.



Em Osório, essa característica regional climática é aproveitada no Roteiro dos Bons Ventos com a proposta de atividades náuticas esportivas, como a prática de vela na beira da Lagoa dos Barros, visita exclusiva no Parque Eólico de Osório para 10 pessoas por dia. A planta instalada tem potência para a geração de 150 megawatts por ano, sendo o maior projeto de produção de energia eólica da América Latina. Na sequência do roteiro, almoço em uma propriedade rural, passeio nas cascatas naturais do Morro da Borússia e café rural.

Os detalhes da novidade poderão ser esclarecidos em estande no setor de Ecoturismo, do Festival de Turismo de Gramado. Lá, através do projeto Turismo do Litoral Norte Gaúcho, uma parceria entre o Sebrae/RS com 90 empresários do segmento hoteleiro, gastronômico, de agências de viagem e artesãos divulgará os produtos e ações dos 13 municípios da região e 10 da Encosta da Serra Geral. “Além de ser um dos maiores eventos do setor no Estado, que propicia uma grande troca de experiência e negócios, o festival acontece em uma época ideal para divulgar o Litoral Norte gaúcho, por conta do início da alta temporada de verão”, destaca a gestora do projeto, Camila Ferraz Jacques. Ela complementa que a participação no evento é uma ação estratégia de mercado, com o objetivo de apresentar a região como opção de destino que vai além de sol e mar.

As empresas participantes do projeto Turismo do Litoral Norte Gaúcho apresentaram na alta temporada de 2007/2008 uma ocupação média hoteleira de 52%, enquanto que na baixa temporada 2008, 16%. A estratégia de mercado pretende cada vez mais equilibrar e ampliar estes índices acompanhados pelo projeto nos diferentes períodos do ano. Camila explica que a iniciativa objetiva comercializar os atrativos e produtos valorizando e preservando as riquezas naturais e o patrimônio cultural encontrado na região. “Temos uma flora e fauna muito rica, porém nossos ecossistemas são extremamente frágeis. Em função disto, o cuidado na hora de planejarmos e formatarmos produtos e a parceria com órgãos e entidades competentes como o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) é fundamental”. Um exemplo desse ecossistema é a Lagoa do Peixe, com 40 km de extensão e 1,5 km de largura. Está inserida no Parque nacional da Lagoa do Peixe, criado em 1986 e detentor de quatro títulos mundiais de preservação. O local abriga diferentes ecossistemas e é considerado um dos maiores santuários de aves migratórias do Hemisfério Sul. Cerca de 26 espécies chegam do hemisfério Norte, e outras 183 visitam o parque no decorrer do ano.

Manufatura

Trabalho complementar e que agrega valor ao turismo, o Litoral lançará também a coleção de artesanato Luz dos Bons Ventos e Abelhas Arteiras. A primeira foi desenvolvida a partir de um elemento natural típico da região – a fibra da bananeira empregada em luminárias. A segunda é vinculada ao Roteiro Ecomel, de Balneário Pinhal, conhecido como a Cidade do Mel. O roteiro evidencia questões ecológicas, culturais e religiosas, baseada no apiturismo, destacando a tradicional produção do mel, referência no Estado e uma das principais atividades econômicas do município. “Os expositores tem foco na possibilidade de fechar negócios com as operadoras e agências e fortalecer a imagem da Região com um destino turístico preparado”, afirma Camila.



Serra Gaúcha

Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil, a Serra gaúcha levará ao festival, em um único estande, três propostas: Uva e Vinho, Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra. A primeira opção reúne um aglomerado de municípios voltados para diversos setores da economia, com destaque para vitivinicultura, responsável por grande parte da produção nacional.



Colonizada predominantemente por alemães e italianos, a segunda alternativa - Região das Hortênsias - composta pelas cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis e Picada Café. Oferece como principais atrativos a arquitetura, a gastronomia e o estilo de vida europeu combinado com o frio, marcantes no território. Já Campos de Cima da Serra destaca-se pela união das belezas naturais de grandes cânions e pelo tradicionalismo gaúcho, que tem no tropeirismo o retrato de sua cultura.



A divulgação dos produtos turísticos da Serra gaúcha para as agências e operadoras de viagem será realizada no Estande Integrado. O gestor do Sebrae/RS, Emerson Bittencourt Monteiro, explica que o espaço projetado no festival por si só deverá servir como atrativo aos visitantes do evento. Em seu layout foram incorporados símbolos locais, como o pórtico de Gramado e as representações das cidades da Região das Hortênsias, o ambiente italiano da Uva e Vinho, os cânions e tropeirismo dos Campos de Cima da Serra. “Mas o nosso trabalho não termina com o encerramento do festival, pelo contrário. O pós-evento requer maior esforço, uma vez que as MPEs necessitam desenvolver ações e fechar parcerias comerciais com agências e operadoras prospectadas”, explica.



Para isso, nesta sexta-feira o Sebrae/RS realizará uma reunião de negócios entre agências de turismo já consolidadas na Serra com o objetivo de prospectar parcerias e incluir novos produtos e atrativos nos pacotes turísticos da região. “Queremos ampliar esses produtos e promover a aproximação comercial entre o turismo da Uva e Vinho, Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra”, adianta o gestor.

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