RECIFE DEBATE DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE TURISMO ACESSÍVEL

Sair pelo mundo, viajar, ultrapassar fronteiras. Ter uma viagem fantástica para recordar é o sonho de muitos, inclusive das pessoas com deficiência. O chamado turismo acessível tem um potencial ainda maior, caso consideremos ainda que tal público costuma viajar na companhia da família ou amigos. Os desafios e oportunidades do turismo acessível serão discutidos durante o 2° Congresso de Turismo Muito Especial de Pernambuco, que acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Recife Palace Hotel. O evento é uma iniciativa do Instituto Muito Especial e terá as presenças do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, do presidente da ABAV-PE, Jorge Sales, do presidente da ABIH-PE e Recife Convention Bureau, José Otávio de Meira Lins.Esta colunista será palestrante da mesa : Como divulgar o turismo acessivel no dia 02 de dezembro ao lado do presidente da Abrajet-Pe, Luiz Felipe Moura e Luiza Sampaio editora da revista Sentidos

Com inscrições gratuitas, o evento esperar reunir cerca de mil pessoas entre profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo local, autoridades, empresários, gestores públicos, organizações não governamentais e imprensa. De acordo com o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa, o congresso visa estimular o desenvolvimento do turismo para as pessoas com deficiência no Brasil, difundindo o conceito de turismo especial. “Queremos acima de tudo contribuir para um melhor atendimento às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no turismo brasileiro. Atingiremos tal meta a partir da quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais”, reflete.

Para Scarpa, o Congresso também vai contribuir para atualizar o conhecimento técnico dos profissionais da área. Entre os assuntos discutidos, pode-se destacar: Destinos Acessíveis; Acessibilidade Urbana – Transporte; Turismo Cultural Acessível; Vantagens Econômicas do Turismo Acessível; O Ambiente Profissional Inclusivo do Turismo; Transporte Aéreo e o Turismo Acessível; Ecoturismo e Turismo de Aventura para pessoas com deficiência.

Durante a programação do evento, haverá a apresentação de painéis. Assim, a comunidade científica terá a oportunidade de informar à população as pesquisas desenvolvidas atualmente na academia. Os pesquisadores interessados em inscrever trabalhos deverão enviar, até 20 de novembro, um resumo do projeto de pesquisa para o e-mail producao3@muitoespecial.com.br, de acordo com as instruções do envio. Os trabalhos serão submetidos a uma comissão julgadora.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há pessoas com deficiência física (tetraplegia e paraplegia), mental (leve, moderada, severa e profunda), auditiva (total ou parcial), visual (cegueira total ou visão reduzida) e múltipla (duas ou mais deficiências associadas). A organização estima que aproximadamente 10% da população do mundo tenha alguma deficiência. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo 2000, aponta que 14,5% ou 24 milhões de pessoas no Brasil tenham alguma necessidade especial.

Evento: 2° Congresso de Turismo Muito Especial de Pernambuco

Data: 30 de novembro a 03 de dezembro

Local: Recife Palace Hotel

Endereço: Av. Boa Viagem, 4070 – Boa Viagem – Recife - Pernambuco
Período de inscrição dos trabalhos científicos: Até 20 de novembro de 2009
E-mail: producao3@muitoespecial.org.br
Telefone para informações: (21) 3239-1864

Comentários