RECIFE CVB APRESENTA PROJETO "FRIENDLY LGBT.PERNAMBUCO SIMPATIZA COM VOCE" DURANTE FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO

Entre os dias 20 e 21 de novembro, o Recife Convention & Visitors Bureau participará da edição 2009 do Festival do Turismo de Gramado. Na ocasião, que contará pela primeira vez com um pavilhão voltado exclusivamente para o turismo LGBT, a entidade apresentará o projeto “Friendly LGBT. Pernambuco simpatiza com Você”.

“O turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem no mundo. No Brasil, o mercado está em verdadeira expansão. É a primeira vez que participamos de um Festival de Turismo com um estande voltado exclusivamente para divulgar as potencialidades turísticas de Pernambuco para o visitante LGBT”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB e da ABIH – PE. Segundo Meira Lins, o mercado segmentado merece atenção especial: “Este público chega a apresentar gastos 30% superiores aos héteros e a capital pernambucana é um dos principais destinos do Nordeste para estes clientes”, analisa.

Durante o Festival de Turismo, o Recife CVB distribuirá o Guia da Diversidade – que reúne diversas opções de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, boates, agências de receptivo e locadoras de carros direcionadas ao visitante LGBT. “O Guia é uma importante ferramenta no auxilio do turista quanto à sua programação em Pernambuco. Nele, sugerimos espaços credenciados ao projeto e outros que já recebem o público gay, é uma forma de asseguramos que esse visitante não passará por qualquer tipo de constrangimento e se identifique com o destino”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB.

Friendly LGBT. Pernambuco simpatiza com você – Criado em 2008, o projeto, que hoje reúne 22 espaços associados, foca na capacitação dos profissionais que atuam nos atrativos turísticos e culturais locais para bem receber o turista LGBT. “Promovemos encontros de sensibilização com todos os profissionais e empresários que estão à frente dos equipamentos turísticos que solicitaram o selo Friendly. Nessas palestras, desmistificamos estereótipos e listamos várias situações que não podem acontecer durante a estada deste turista em nosso estado. Com esta ação, pretendemos atingir a excelência nos serviços prestados ao nosso visitante”, cita José Otávio de Meira Lins.

Turismo LGBT – Com intuito de promover Pernambuco nacionalmente e internacionalmente como destino turístico LGBT, o Recife CVB associou-se à ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS) e a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA). “Ambas associações são grandes referências no turismo, lazer e entretenimento gay no Brasil e mundo. Acreditamos que esta parceria pode ser positiva para o fomento no turismo LGBT em Pernambuco”, acredita Tatiana Menezes.

Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop - Divulgar os estados de Pernambuco e Bahia como destinos ‘gay-friendlys’ nos principais mercados americanos emissores de turistas LGBT. Foi com esse objetivo que a EMPETUR e a BAHITURSA realizaram com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, em setembro passado, o evento "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop” nas cidades de São Francisco e Miami.



Contando com parceiros como International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), a America Airlines e a Prime Travel, os workshops agregaram um total de 200 pessoas em ambas as cidades. “Reunimos operadores e agentes de viagens e personalidades do trade turístico de São Francisco e Miami – dois dos maiores polos emissores de turistas LGBT do mundo – com objetivo de reforçar a imagem de Pernambuco e Bahia como destinos receptivos ao público gay”, diz Tatiana Menezes. “Durante os dois encontros, capacitamos os operadores e agentes de viagens locais com informações sobre os dois destinos e aproveitamos para apresentar os roteiros que a Bahia e Pernambuco oferecem para o público LGBT”, complementa. Após essas ações, a Empetur e o RCVB programam famtours com os agentes e operadores de viagens participantes para que eles possam vivenciar os encantos que Pernambuco oferece.

Comentários