NATAL: SUIÇA OU BANGLADESH

Caros amigos

A revista VEJA desta semana dá total destaque ao Projeto da futura Arena das Dunas de Natal.

O destaque fica por conta da sustentabilidade ambiental do Projeto que, dentre todos os outros apresentados pelas cidades-sede da Copa de 2014, é o que mais está em sintonia com a ética e as necessidades impostas a uma sociedade moderna:

Diz a VEJA sobre o projeto da Arena das Dunas de Natal:

Água: todos os prédios do complexo vão captar e drenar a água da chuva para um reservatório. Lá ela será tratada e despejada num lago. A água deverá ser constantemente reutilizada na limpeza e irrigação. Os sanitários contam com equipamentos que reduzem o consumo de água. Haverá ainda uma estação de tratamento de esgoto - depois de tratada, a água voltará a servir todo o complexo.





Enquanto as pessoas que amam Natal se inspiram na Suiça, de olho no futuro sócio-econômico e ambiental sustentável de nossa cidade, a CAERN se espelha na Bangladesh medieval, quando projeta dois emissários arcáicos para nossa cidade:

1 - O primeiro lançará esgotos precariamente tratados junto às praias da cidade, ameaçando a atividade econômica mais importante da cidade - o Turismo

2 - O segundo emissarío vai coletar a água quase pura das chuvas em Capim Macio de despejá-la - de forma totalmente irresponsável - no mar da Via Costeira; quando a melhor opção seria criar um Parque Ecológico, alí mesmo, defronte a Capim Macio, na área do Exército onde hoje funciona um campo de areomodelismo ( em anexo abaixo apresento um esboço detalhado do projeto que defendemos para a área ).

Quem vai dizer se queremos a Suiça ou Bangladesh como exemplo para Natal somos nós e não a CAERN.

É de notório saber que presentemente tanto Natal quanto Mossoró estão querendo rescindir a Concessão de Prestação de Serviços - hoje monopolizada pela CAERN.

Também é de notório saber que esse órgão público está defasado tecnológicamente; sofre de falta crônica de recursos; o que somados a outros probelmas, põem em sério risco o abastecimento de água de Natal e também a coleta, tratamento, e reuso dos produtos (água e matéria orgânica) derivados do tratamento dos esgotos da cidade.

É hora de dizer um basta.........ou optar por Bangladesh!

Logo mais às 14:00h a CAERN convida a todos para se fazerem presentes em sua sede, onde seus técnicos irão apresentar - como não se deve fazer - um emissário!!!!

Com um cordial abraço,


EDUARDO BAGNOLI

Comentários