LIVRO PARA SER GRANDE CONTA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE 20 EMPREENDEDORES BRASILEIROS

Lançando pela Editora Panda Books, o livro PARA SER GRANDE conta a trajetória profissional de 20 empreendedores brasileiros, e também a história pessoal de cada um deles: de onde vieram, como foi sua infância, principais desafios e especialmente os valores que embasaram suas conquistas. Três deles são importantes figuras do turismo brasileiro:

Guilherme Paulus
Era 1972 e a sociedade estava firmada: Guilherme Paulus entraria com seu trabalho e experiência, enquanto o então deputado Carlos Vicente Cerchiari entraria com o dinheiro e a vontade de abrir o negócio. Nascia assim a agência de viagens CVC, no ABC paulista. As dificuldades iniciais foram muitas e passados quatro anos de trabalho, Cerchiari simplesmente deu sua parte do negócio para Paulus. Oferecendo viagens a preços populares e atendendo especialmente funcionários de fábricas da região em que a empresa era sediada, Paulus foi crescendo, ganhando mercado e ampliando seu ramo de atuação. Hoje, a CVC tem mais de 300 lojas no Brasil, está em outros quatro países e já transportou mais de dez milhões de passageiros para os mais diversos destinos do Brasil e do mundo.

Elói D'Avila de Oliveira
Ele nasceu em Esteio, no Rio Grande do Sul, 14º filho de um casal bastante pobre. Antes de completar dois anos de idade, ele assistiria à morte de sua mãe. Daí em diante, passaria alguns poucos anos acompanhando o pai andarilho e outros tantos morando na casa de uma irmã mais velha. A dura convivência com o cunhado, no entanto, fez o garoto fugir de casa aos 8 anos de idade. Daí em diante, levaria uma vida entre ruas, albergues, abrigos, voltas pra casa e outras fugas. Aos 12 anos ingressou no turismo, ao conseguir um emprego como office-boy na agência de viagens Stella Barros. Foram cinco anos por lá e mais algumas vivências em outras empresas do setor, até fundar aos 23 anos de idade a EDO, empresa representante no Brasil da LAP (Linhas Aéreas Paraguaias) e que seria o embrião da Flytour. Cerca de 30 anos mais tarde, a Flytour é hoje a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina e maior rede de agências de viagens no país.

Chieko Aoki
Nascida no Japão, ela veio para o Brasil ainda criança. Formada em Direito, entrou na hotelaria para ajudar o marido na administração de um hotel do qual havia se tornado sócio – especializou-se e se apaixonou pela área, da qual nunca mais saiu. Em 1997, criou a administradora de hotéis e resorts Blue Tree, que hoje está à frente de quase trinta estabelecimentos distruibuídos entre Brasil, Chile e Argentina.


Abaixo, relação dos 20 empresários presentes no livro:


Abraham Kasinsky, fundador da Cofap e da Kasinski Motos
Alberto Saraiva, Habib’s
Aleksandar Mandic, Mandic: Mail
Alex Periscinoto, SPG&A
Ângelo Salton Neto, Vinícola Salton
Camilo Cola, Viação Itapemirim
Chieko Aoki, Blue Tree Hotels
Cristiana Arcangeli, fundadora da Phytoervas e da Éh
Daniel Rivas Mendez, Sapore Benefícios
Elói D’Ávila de Oliveira, Flytour
Guilherme Paulus, CVC Turismo
Ivan Fábio Zurita, Nestlé
Laércio Cosentino, Totvs
Lirio Albino Parisotto, fundador da Videolar
Luiz Sebastião Sandoval, Grupo Silvio Santos
Michael Klein, Casas Bahia
Ozires Silva, criação da Embraer
Peter Graber, Graber Sistemas de Segurança
Robinson Shiba, China in Box
Washington Olivetto, W/Brasil

“Prepare-se para uma grata surpresa. Marina Vidigal inova por adotar aqui uma linha bastante intimista, revelando, sobretudo, a essência de cada um dos protagonistas, seus sentimentos e anseios desde a infância até os momentos de maior desenvolvimento como líderes. A evolução das empresas dos entrevistados é relatada pontuando seus maiores desafios, não sob a ótica de tendências ou teorias de administração, mas sob o ponto de vista dos próprios. Ao revelar a força, as reflexões e as inseguranças destes renomados protagonistas, Para ser grande oferece uma abordagem mais humanizada para o fenômeno de empreender, uma forma de aprendizado bastante peculiar e emocionante.”
Marília Rocca

A autora
Nascida em São Paulo em agosto de 1975, Marina Vidigal é formada em tradução pela Associação Alumni e em Publicidade e Propaganda pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1996 começou a trabalhar como jornalista, fazendo reportagens e textos sobre os mais diversos temas, especialmente para revistas. Desde 2000 tem atuado também em pesquisa e redação para editoras de livros. Pela Panda Books este é o terceiro livro que publica e, segundo garante, é seu favorito, uma grande realização profissional. Para entrar em contato com a autora: parasergrande@terra.com.br

Comentários