JOÃO PESSOA CONVENTION BUREAU DISCUTIRÁ COM HOTÉIS ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Dia 2 de dezembro, cerca de 300 pessoas do trade turístico e instituições de apoio aos portadores de necessidades especiais, participarão do I Encontro de Paraibano de Turismo Adaptado no auditório da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), em João pessoa, a partir das 8h. O evento tem como desafio discutir questões como demanda, mercado, planejamento e oportunidades da acessibilidade no turismo paraibano.

Segundo Antônio Gualberto, professor e consultor em Acessibilidade, o turismo especial envolve um público “grande e crescente que, embora tenham alta renda, até então não é reconhecido como um significativo mercado potencial”, explica Antônio. Estudos realizados em outros países estimam que 50 milhões de pessoas com deficiência no mundo tenham um rendimento anual de 200 bilhões de dólares. Só na Austrália turistas especiais e seus acompanhantes gastem em média 1,5 bilhão de dólares com turismo.

No Brasil as estatísticas sobre o Turismo Adaptado não são precisas. Em João Pessoa, o cenário não é diferente, além dos dados serem insuficientes a maior parte dos hotéis foram construídos na década de 90, antes da vigência de legislação específica. “Os hotéis precisam entrar em conformidade com as exigências atuais. Não é apenas fazer uma rampa na entrada, existem padrões a serem seguidos, para bem atender esse nicho de mercado” orienta Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae Paraíba.

Capacitação de recursos humanos é outro fator que demanda atenção neste segmento, no qual a qualidade significa acessibilidade física e atendimento adequado de todos os equipamentos turísticos. Antônio Gualberto afirma ser necessário um esforço coletivo, dos poderes públicos e da iniciativa privada, no sentido de equipar a cidade. “Aeroporto, rodoviária, hotéis, bares e restaurantes, agências de viagens, taxistas e prestadores de serviços especializados para pessoas com deficiência, que ofereçam mais segurança e conforto ao turista especial” informa, Antônio.

Estarão presentes nas discussões do encontro representantes do Convention Bureau de João Pessoa, ABIH, Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV), Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), PBTUR, Secretarias Estadual e Municipal de Turismo. O evento é uma realização do Sebrae Paraíba, com apoio do Ministério Público, Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Funad, Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Instituto de Cegos da Paraíba e Mais Brasil Turismo. Mais informações no 2106-1256 Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae Paraíba.

Comentários