COPA 2014 CBF E MINISTÉRIO DO TURISMO REÚNEM CIDADES-SEDES PARA DEBATER COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO TURÍSTICA

“O canhão vai virar na nossa direção assim que o juiz apitar o fim do último jogo na África do Sul”. A declaração do assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resume bem o objetivo do evento realizado durante esta quinta-feira (05), no Sheraton Hotel, Rio de Janeiro, pela Comissão Oficial que prepara a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.



O encontro de trabalho reuniu, sob a coordenação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ministro do Turismo, Luis Barreto, representantes dos 12 comitês organizadores das cidades brasileiras que irão sediar a Copa 2014. Representando Natal, o secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes, e o secretário de Comunicação do Município de Natal, Jean Valério, participaram do evento, considerado essencial para o aperfeiçoamento das estratégias de trabalho em Natal.



Um dos principais focos da reunião foi a necessidade da definição e unificação do discurso e da imagem publicitária brasileira a ser trabalhada. O presidente da CBF abriu o encontro e destacou a importância da atenção especial ao tema “Promoção, Comunicação e Marketing”. Ricardo Teixeira destacou também a importância do Governo Federal investir na modernização dos aeroportos das 12 cidades sede.



O ministro do Turismo, Luis Barreto, que participou de toda a reunião de trabalho, também focou a palestra na eficiência da comunicação da imagem do país em duas vertentes: junto aos brasileiros e fora do país. “Temos a maior oportunidade do país. Vamos vender uma imagem unificada, estratégica, respeitando peculiaridades regionais de cada cidade-sede”, disse Barreto.



O secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, participou do encontro que definiu também a quantidade de destinos turísticos a serem trabalhados pelo Governo Federal no período preparatório para a Copa do Mundo. Ao todo, serão 65 destinos turísticos. Segundo Fernando Fernandes, o Rio Grande do Norte será contemplado com três destinos: Natal, Pipa e Tibau do Sul.



A necessidade de investimento em aeroportos e rodovias, bem como do potencial turístico e econômico que a Copa agrega para as cidades sede, também foi um tema bastante enfatizado no evento. “O objetivo do encontro é de agregar e entrosar as cidades sede, que passarão a utilizar uma linha de promoção turística comum, dentro do mesmo objetivo que é promover a Copa e agregar valor para o turismo brasileiro”, destacou Fernandes.



O secretário de Comunicação da Prefeitura do Natal, Jean Valério, relatou que a reunião destacou aspectos técnicos, legais sobre regras de utilização de imagens e logomarcas. Uma das informações ressaltadas pelo secretário, por exemplo, é de que a logomarca oficial Brasil 2014 só pode ser utilizada pelas cidades-sedes após a realização da Copa da África do Sul. “O esforço para conseguir conceito uniforme e direção eficiente de comunicação é o propósito destas reuniões da Fifa. A Copa de 2010, da África do Sul, já apresenta uma série de aspectos negativos. As mensagens comunicativas não possuem conexão e mostram-se diferentes. Está comprovado que isso compromete o resultado final”, destacou Jean Valério. O secretário relatou ainda que a proposta da CBF é de evitar a associação exclusiva da imagem brasileira ao carnaval e futebol.



“Vamos aproveitar a oportunidade para agregar valor na atração de investimentos. O Comitê Gestor Natal 2014 também terá um desafio de conseguir lançar mão de estratégias de comunicação para atrair turistas e novos negócios, intermediando contatos para o incremento da economia natalense”, destacou o secretário de Comunicação. “A imagem do Brasil será projetada de tal forma que o país deve aparecer como o lugar ideal para o aporte de investimentos, o país que primeiro fugiu da crise e que oferece as melhores condições para prosperar um negócio”, concluiu.

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