CHARLES CHAPLIN TERÁ MUSEU NA SUÍÇA

Charles Chaplin terá museu na Suíça
Um museu baseado em 'Tempos modernos'.

O projeto do Museu Charles Chaplin foi apresentado segunda-feira, em Vevey, oeste da Suíça.O conceito é ambicioso e se chamará "Chaplin's World". O museu será instalado na residência em que a família Chaplin morou. Os promotores garantem que Chaplin não será traído.

"Estou muito feliz pelo fato de a ideia estar quase dando certo", disse Michael Chaplin, presidente da Fundação Charles Chaplin, na segunda-feira (24/11), na apresentação do projeto definitivo do museu em homenagem a seu pai.

A fundação e a Chaplin Museum Development SA convidou a imprensa para uma visita à propriedade em viveu Sir Charles Spencer Chaplin e sua numerosa família de 1953 até sua morte, no Natal de 1977.

O promotores anunciaram que o pedido de permissão para construir o museu foi apresentado em 21 de novembro e que a autorização deve sair em janeiro ou fevereiro do ano que vem.

"Se tudo correr bem e não houver oposição, a construção vai começar em junho de 2010 e o museu será aberto dois anos depois", precisa o arquiteto Philippe Meylan, responsável do projeto.

Passaram-se quase dez anos para que esse projeto ambicioso se concretizasse, um percurso cheio de obstáculos, como recursos na Justiça, oposições, dificuldades financeiras e polêmicas.

Aproveitando a "reta final de procedimentos públicos", segundo as palavras do prefeito do vilarejo de Corsier-sur-Vevey, onde está a propriedade da família Chaplin e onde deverá funcionar o futuro museu, o projeto final foi apresentado.
"Museu dos tempos modernos"


Resumindo, a propriedade do século 19 será reformada para que os visitantes "revivam a intimidade dessa família mítica" e seus visitantes célebres – até Michael Jackson dormiu na garagem.

Os jardins também serão reformados e será construída uma ala de exposições (55 x 17 metros) inteiramente dedicada à obra cinematográfica de Chaplin. Haverá ainda uma loja, um bar, uma sala de teatro com 200 lugares, um estacionamento, uma linha de ônibus, uma via de acesso para pedestres e uma ciclovia, para que cada um possa escolher seu modo de chegar até o museu.

Os custos do projeto são avaliados em mais de 50 milhões de francos (15 milhões para a cenografia do museu). A vista é gratuita para os jardins, o lago Léman e os Alpes franceses. "É uma das mais belas paisagens da região", diz Philippe Meylan. O local fica ainda bem perto das vinhas do Lavaux, tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco.
Os Chaplin, como esses dois irmãos, são uma uma família com muitas histórias.

Comentários