PREFEITURA DO RIO DO FOGO CONTRATA BRASECO S/A

O prefeito de Rio do Fogo (RN), Egídio Dantas (PMDB), contratou a BRASECO S/A, empresa que opera o Aterro Sanitário da região metropolitana da capital potiguar, para destinar os resíduos sólidos domiciliares coletados no município. A atual administração de Rio do Fogo entendeu como prioritária a limpeza pública, tendo em vista também a aproximação da alta estação turística.

Para Egídio Dantas, manter a limpeza das praias e do município como um todo é fator fundamental para o retorno do turista e para a indicação do destino a amigos e conhecidos. Zumbí, Punaú e Praia das Garças, por exemplo, estão entre as mais belas praias do litoral Norte do estado e constituem destinos turísticos que precisam de boas condições para bem receber os visitantes.

A contratação da destinação final dos resíduos domiciliares de Rio do Fogo ainda levanta a questão sobre a razão dos demais municípios do Pólo Costa das Dunas não seguirem o exemplo. Segundo o diretor presidente da BRASECO, Henrique Muniz, a criação de aterros de pequeno porte é o ponta-pé inicial para futuros lixões. “As tarifas cobradas por aterros com capacidade inferior a 400 toneladas por dia são proibitivas e nenhum município do Nordeste tem capacidade de pagar. Existem vários exemplos no Brasil e até aqui mesmo no nosso estado de Aterros de pequeno porte que se transformaram em verdadeiros lixões”, explica.

Comentários