PREFEITURA DE EXTREMOZ NO RIO GRANDE DO NORTE E EMATER INICIAM PROGRAMA DE TURISMO RURAL PARA O MUNICÍPIO

A Prefeitura de Extremoz, por meio das secretarias de Assistência Social, Agricultura e Turismo, em parceria com a Emater, realizaram no último dia 1º reunião de planejamento para a implantação de um projeto de turismo rural para o município. A reunião contou com a presença do secretário de Agricultura, Adriano Veras, da coordenadora de Assistência Social, Neide Pereira, subsecretário de Turismo, Paulo Lopes e vários artesãos.



O objetivo do programa é mobilizar as comunidades para explorar as potencialidades existentes, com o objetivo de gerar emprego e renda. O alvo principal são as famílias envolvidas com agricultura de subsistência e, de acordo com o secretário de Agricultura, Adriano Veras, a idéia é usar recursos do município para a produção de trabalhos artesanais e culinárias regional.



"A contrapartida da secretaria de agricultura é mobilizar as comunidades, fazer a interação entre elas, orientando-as", esclareceu Veras. A Secretaria de Assistência Social estará à frente da organização das associações e cooperativas e a idéia é montar um roteiro de passeios ecológicos aonde o turista venha a conhecer o município e a sua história.



Inscrições

Como resultado desse primeiro encontro, a Emater já anunciou abertura das inscrições - dentro de 15 dias -, para a oferta do curso voltado ao associativismo, onde o objetivo é promover a capacitação para o turismo rural em Extremoz, bem como esclarecer as famílias envolvidas com a agricultura familiar como as associações devem funcionar.Terminado o curso de Associativismo, serão iniciados os cursos de capacitação voltados para as áreas de artesanato e culinária, entre outros.



Programa

O Programa Turismo Rural é uma ação Governo do Estado, executado pela Emater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais, sindicatos e associações rurais. O objetivo é promover a potencialidade turística de forma a melhorar a geração de renda da comunidade, fortalecendo a agricultura familiar por meio da comercialização dos produtos, sensibilizando os envolvidos para a importância do segmento no crescimento pessoal e no desenvolvimento sustentável.

Comentários