LIDERANÇAS MÉDICAS APÓIAM O PROGRAMA NATAL CIDADE EVENTOS E TRAZEM EVENTOS MÉDICOS PARA NATAL






Já está confirmado para o período de 23 a 28 de março de 2010, em Natal, um congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia junto com a Sociedade Mundial de Neurocirurgiões libaneses, com a participação entre 100 a 300 médicos, assegurou o neurocirurgião, Jean Gonçalves de Oliveira, representante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia , e integrante do departamento de Neurocirurgia do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que participou neste final de semana(02 a 04/10) do primeiro grupo de lideranças médicas locais e nacionais, em Natal, com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN),promovido pelo programa “Natal Cidade Eventos”, uma realização da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE). O programa tem na coordenação geral o consultor Paulo Gaudenzi, e na execução a Conemar, através do consultor Raimundo Peres, visa captar eventos e conta com apoio do Natal Convention, ABIH-RN,ABEOC-RN,Coohotur, como parceiros os hotéis: Serhs Natal Grand hotel , Pestana Beach hotel, Praiamar Natal Hotel, Ocean Palace Resorts & Bungalows e Piramide Palace e neste grupo parceria com a TAM Viagens, Luck viagens e Whel Tour.Acompanhando o grupo, o gerente comercial da TAM Viagens de São Paulo, Clovis Casimiro.

O presidente da Associação Médica do RN(AMRN), Álvaro Costa, que deu total apoio para o Natal Cidade Eventos, enfatizou durante o workshop, realizado no Centro de Convenções de Natal, que a AMRN assume o compromisso diante da classe produtiva de Natal que a entidade vai desenvolver junto a Seturde, a TAM Viagens, ao Natal Convention e ao programa Natal Cidade Eventos um movimento para captar eventos. Ele considerou o “Natal Cidade Eventos”, um pontapé inicial , mas ressaltou que as lideranças médicas só poderão fazer eventos se sentar com o Centro de Convenções, se “houver vontade política”. A comunidade médica do Estado estará concentrada neste projeto “Natal Cidade Eventos” que julgamos muito importante, ressaltou Álvaro Costa.

CONGRESSOS CAPTADOS E A SEREM CAPTADOS

O programa “Natal Cidade Eventos” recebeu elogios de todos os participantes, que inclusive já era um anseio da classe para que houvesse um programa que viesse abrir caminhos para trazer eventos para a cidade, sem contar o apoio incondicional do Natal Convention . Outros eventos durante o encontro foram anunciados para acontecer na capital natalense. Um deles, é o I congresso Norte- Nordeste de Endocrinologia e Metabologia que acontece de 09 a 11 de outubro, no Serhs Natal Grand hotel. Para 2010, foi anunciado o I Encontro de Medicina, Ciência e Hospitalidade agendado para 2010, apresentado pela urologista Maria das Graças Araújo, que engloba qualidade de vida, entre outros segmentos e que deverá atrair participantes de todo o país, além da Europa e Estados Unidos. Outro evento confirmado para Natal, é o Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia para o período de 22 a 24 de abril do próximo ano a ser realizado no Centro de Convenções de Natal, e que deverá reunir cerca de 800 profissionais,ressaltou o ortopedista, e presidente da Sociedade de Ortopedista do RN , Fábio Romualdo de Oliveira, participante do grupo. E para 2012, já pleiteia para Natal , o congresso de traumatologia esportiva e o congresso brasileiro de mão.Outros congressos estão sendo trabalhados para serem realizados em Natal, como o brasileiro de Psiquiatria para 2012, e o brasileiro de Urologia para 2013. E Natal será também candidata do congresso brasileiro de cardiologia em 2016.

DESAFIO PARA NATAL
O cardiologista, Itamar Ribeiro de Oliveira, presidente da Sociedade Norte e Nordeste de Hemodinâmica e futuro presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica do RN -2010/2011, lançou o desafio na reunião de avaliação do grupo dos médicos, para que Natal venha a ser sede do congresso brasileiro de Cardiologia em 2014, ano da copa do mundo. Aplaudiu a iniciativa da prefeitura do Natal, do programa “Natal Cidade Eventos”, e ressaltou que o programa deveria ser chamado, de “Uma declaração de amor a Natal”.
A presidente da Sociedade de Pediatria do RN, a pediatra, Rosane Gomes, enfatizou que já trouxe para Natal, curso da Nestlé de atualização em pediatria no ano passado no Centro de Convenções de Natal e foi um sucesso reunindo 3.500 pediatras e agora está tentando trazer o Congresso Brasileiro de Pediatria para 2013 e no dia 09 de outubro participa de uma reunião junto a Sociedade Brasileira de Pediatria, em Brasilia na qual apresentará a proposta de Natal como candidata a sede do evento. No encontro médicos, participaram médicos de várias especialidades, tais como : cardiologia ,endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, psiquiatria, pediatria, alergia imunologia,urologia e cirurgia cabeça e pescoço.

APOIO DO NATAL CONVENTION
O Vice-presidente da Associação Médica do RN e presidente da Cooperativa dos médicos do Estado, Fernando Pinto, elogiou o Natal Convention no apoio quanto a captação de congressos . E enfatizou que dois eventos já estão confirmados com apoio total da entidade, um para 2010, o congresso brasileiro de cirurgia crâniomaxilofacial e o brasileiro de cirurgia de cabeça e pescoço para 2015. O primeiro congresso deve trazer para Natal cerca de 600 pessoas e o segundo em torno de 1.500 pessoas, disse ele. Fernando Pinto elogiou a iniciativa fantástica da prefeitura em realizar um programa inédito “Natal Cidade Eventos” e afirmou que Natal em nada fica a desejar em relação a outras cidade, tem toda infra-estrutura, ressaltou ele. Porém, de uma forma geral, os médicos ressaltaram que o Centro de Convenções ainda não tem condições de realizar eventos médicos para cinco, seis , e oito mil pessoas, e esperam que as autoridades governamentais se comprometam numa ampliação ou na construção de um novo Centro para atender a demanda.

EMBAIXADOR DE EVENTOS
Durante o final de semana, os médicos conheceram a infra-estrutura de eventos de cada hotel parceiro, além do Centro de Convenções, onde foi realizado um workshop com apresentação das entidades envolvidas da cadeia produtiva de eventos . O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte, Álvaro Costa que prestou total apoio ao Natal Cidade Eventos afirmou que no inicio de dezembro fará uma reunião com lideranças médicas para avaliar e dar continuidade a este projeto.Ao final do evento, os participantes foram contemplados com o certificado de embaixador de eventos da cidade do Natal, entregues pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Francisco Soares de Lima Junior.

Comentários