CRISE NÃO AFETA RESULTADOS DA ABAV 2009

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) encerrou o seu 37º Congresso e Feira das Américas, realizado no Riocentro no período de 21 a 23 de outubro. Enquanto todas as feiras de turismo apresentaram redução na área comercializada e na participação de expositores, em conseqüência da crise econômica mundial, a Feira das Américas apontou um crescimento de aproximadamente 5% e atraiu ainda 48 novos expositores.


O número de pré-inscritos no evento totalizou 12.552 visitantes, além de 7.328 profissionais, entre expositores de 42 países, e prestadores de serviços, que ocuparam o espaço de 16.685 m² dos Pavilhões 2, 3 e 4, superior aos 15.952 m² comercializados no ano passado. O crescimento reforça a tese de que o Brasil já se recupera dos efeitos da crise mundial. “O resultado foi bom e estamos muito satisfeitos com a parceria da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que teve apenas cinco meses para preparar a Feira. Isso prova que nossa decisão foi acertada com a Reed e nos anima para que no ano que vem alcancemos resultado muito melhor”, destacou o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.


Este ano, a ABAV, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, adotou um novo modelo de negócios, que ampliou o caráter comercial da exposição e as possibilidades de networking. Das mudanças implementadas, no ponto de vista operacional, destacam-se a introdução de um sistema totalmente eletrônico de pré-credenciamento e a retirada da credencial através de totens de autoatendimento instalados no Pavilhão 1. O novo formulário de inscrição possibilitou ainda a realização de uma pesquisa onde foi possível traçar um perfil dos visitantes do evento. “O credenciamento online foi uma novidade e houve uma certa apreensão, mas foi totalmente aprovada. Sempre havia totens desocupados para a retirada das credenciais, reduzindo ainda o custo com os correios. A navegabilidade desse evento foi tranqüilo e o tempo médio para credenciar foi inferior a 40 segundos, menos tempo de custo do que estivesse pedindo por telefone celular”, completou o dirigente.


Entre os inscritos deste ano, 43% dos profissionais atuam em área de vendas. Metade do público ocupa cargos com poder de decisão – 30% diretores e 19% gerentes. Entre os segmentos de maior interesse do visitante, nas quatro primeiras colocações foram apontadas operadoras de turismo (81%), hotelaria (74%), agências de viagens (67%) e transporte aéreo (64%).


Outra novidade foi a criação de um espaço tematizado, este ano ocupado pela Abremar, e que a partir desta edição passa a compor a planta da Feira, como uma área lúdica e opção adicional de exposição e visibilidade das marcas. Dentro da nova configuração, vale, ainda, destacar a ampliação das áreas de atendimento ao expositor (CAEX), estendida nesta edição aos três pavilhões da feira, e aos profissionais de comunicação, com a manutenção de salas de imprensa nos Pavilhões 5 e 4, esta última com uma área anexa para a realização de entrevistas coletivas, que nos três dias totalizaram 15 apresentações.


Em 2010, o evento retorna ao Rio de Janeiro, onde realizará o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas ente os dias 20 e 22 de outubro. Brasília, que nesse ano estará completando 50 anos de fundação, demonstrou interesse em ser o patrono da edição. “Para 2010 quero, até 15 de novembro, anunciar o estado-patrono, mas tenho forte apelo por Brasília, pelo marco comemorativo”, antecipou Amorim Ferreira.


Para o diretor de Feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Eduardo Sanovicz, a estimativa para 2010 é otimista. “Dos clientes que solicitaram renovação para esse ano, todos pediram para estarem de novo no ano que vem. Eu conversei com 40% dos responsáveis pelos estandes e entendo que o mercado também pensa que a venda dos produtos é fundamental para fechar contas nas Américas. Posso apostar na ampliação dos pavilhões das Américas e na participação de todos os expositores das Américas em 2010. Em nome da Reed, agradeço a ABAV e toda equipe pela confiança que depositaram na nossa empresa. Sabemos do desafio, da responsabilidade e vamos procurar cumprir, da melhor maneira possível”, finalizou.


A seguir, alguns números parciais da edição:


- Profissionais de turismo pré-credenciados: 12.552


- Imprensa: 909


- Expositores e Serviços: 7.328


- Empresas expositoras: 681, representando mais de 1,3 mil marcas


- Novos expositores: 48


- Expositores internacionais: 41 – 11 deles estreantes


- Área vendida – Pavilhões 2, 3 e 4: 16.685


- Participantes do Congresso: 1.556

Comentários