COMEÇA O 6º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA PRAIA DA PIPA NO RIO GRANDE DO NORTE







Sabor, cultura, responsabilidade social e muita música marcaram a abertura oficial da edição 2009 do Festival Gastronômico da Pipa, que contou com a presença de autoridades como o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, o secretário de Turismo do RN, Fernando Fernandes, o prefeito de Tibau do Sul, Edmilson da Silva, entre outros nomes. O movimento nessa sexta-feira (10/10) de estréia começou cedo, com show às 13h de Sueldo Soares na praia e a animação da Trupe da Luz nas ruas da Pipa durante a tarde, e continuou até a madrugada. Na praça do Pescador, um grupo de chefs, entre eles Eugênio Cantídio, Tadeu Lubambo, Nito Avelar, Lula Cabral e François Schimidt, cumpriu o prometido e preparou um grande ensopado de frutos do mar, o “Tacho da Pipa”, momento principal da abertura.



O ensopado foi vendido a dois reais para os visitantes em beneficío ao projeto Afeto, uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiências físicas, apoiada pela ONG Educa Pipa. E o resultado foi um sucesso: mais de 400 porções foram vendidas. Segundo a coordenadora do projeto, Tânia Casellato, o valor arrecado será revertido para as diversas atividades desenvolvidas com as 48 crianças que são acompanhadas. “Nós monitoramos 48 crianças de até 18 anos, além dos adultos, e essa ajuda do Festival será destinada diretamente às maiores necessidades delas, como consultas médicas, exames, medicamentos”, disse Tânia. Ela conta que o Projeto Afeto tem cerca de quatro anos de atuação e a partir dos bons resultados obtidos, graças também a apoios e iniciativas como essa do Festival, deve se tornar uma ONG até o próximo ano. O site por enquanto é o www.projetoafeto.com.br.


A festa de abertura do 6º Festival Gastronômico da Pipa seguiu na praça após o “Tacho da Pipa” com mais uma apresentação do artista potiguar Sueldo Soares, que marcou o encerramento do primeiro dia. O evento este ano tem nove dias de programação gastronômica (oficinas, palestras, degustação) e cultural (música, dança, entre outras manifestações artísticas), terminando em 18 de outubro. O cardápio completo está disponível no site www.festivalgastronomicodapipa.com.

CRÉDITO FOTOGRÁFICO: Verônica Garrido.



Para saber mais:
Cláudio Freitas, um dos organizadores: (84) 9988-6781 / (84) 3246-2604.

Comentários