CARTA ABAV 2009

Com a responsabilidade de refletir sobre o futuro do turismo no Brasil diante da realização da Copa do Mundo de 2014, e da vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) promoveu, no Riocentro, no período de 21 a 23 de outubro de 2009, o seu 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas.

Em resposta às necessidades do setor de agenciamento turístico, o encontro foi regido pelo tema “Mercado de Viagens: Direcionamento Estratégico das Agências de Turismo”.

Cientes da importância dos profissionais de turismo em atender as expectativas dos milhares de visitantes que virão ao Brasil nos próximos anos, e da necessidade de adequação do mercado aos novos desafios, a ABAV orienta e recomenda:

> RECEPTIVO BRASILEIRO

· Diante da necessidade do Brasil em aumentar a captação de turistas estrangeiros nos principais mercados emissores, é premente agilizar a tramitação do projeto de flexibilização dos vistos que se encontra no Congresso Nacional;


· Descentralizar o mercado receptivo brasileiro, atualmente concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo e buscar a padronização dos serviços ofertados, garantindo assim um padrão de qualidade;


· Desenvolver banco de dados atualizado com atrações, hotéis, restaurantes e serviços públicos dos destinos brasileiros; investir em novas tecnologias; criar produtos segmentados para diversos púbicos.



> RESPONSABILIDADE CIVIL

· É urgente a aprovação e a sanção sem vetos do Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta a atividade das agências de turismo, em tramitação no Congresso Nacional. O projeto visa a definir os papéis nas relações comerciais entre agências de viagens, fornecedores e consumidores e é fundamental para o bom funcionamento do setor de Turismo e preservação dos direitos do consumidor. Atualmente, as ações contra as agências de viagens nos juizados especiais civis representam 80% da demanda das seguradoras, o que retrata a fragilidade dessas relações.



>> TURISMO RODOVIÁRIO

· Necessidade de que a fiscalização dos ônibus das transportadoras turísticas e agências com frota própria seja simplificada e padronizada com a utilização de selo com a chancela do Ministério do Turismo e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para que possam atuar em todo o Brasil;



· Conscientização da necessidade das empresas que oferecem serviços de transporte rodoviário de se integrarem ao CADASTUR, inibindo assim a ação de piratas no mercado.

> CAPACITAÇÃO

· A valorização do agente de viagens está diretamente relacionada a sua maior capacitação profissional. Para que o país tire maior proveito da visibilidade que terá durante a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, é fundamental investir na qualificação do setor de agenciamento;

· Fortalecimento das ações do PROAGÊNCIA II, uma parceria da ABAV com o SEBRAE Nacional, que visa, dentre outros aspectos, a capacitar os profissionais ligados ao setor de agenciamento, principalmente os de turismo receptivo, visando a necessidade do agente de viagens buscar a especialização nos serviços que oferece;

· Estabelecer alternativas para que as pequenas e médias agências possam melhorar sua atuação e posicionamento no mercado, com a adoção de modelos de gestão de negócios diferenciados e que permita a integração das agências.

>> TECNOLOGIA

· Necessidade de cobrança de uma taxa, equivalente à DU, na venda direta ao consumidor, pelos sites e portais das companhias aéreas ;

· Igualdade nas tarifas em todos os canais de venda.

Neste contexto, o evento ABAV 2009 reforça o seu papel de espelhar a realidade setorial, de sinalizar e debater grandes temas da atualidade e as grandes metas que o turismo nacional precisa alcançar.


Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2009.

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