RECIFE CONVENTION & VISITORS BUREAU LANÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


No último dia 01/09, às 8h, no Mar Hotel, o Recife Convention & Visitors Bureau apresentou para associados e trade turístico pernambucano o seu planejamento estratégico para o próximo triênio. Na ocasião, estavam presentes associados do Recife CVB e autoridades como os secretários de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, e do Recife, Samuel Oliveira.

Captar e apoiar novos eventos para o estado continua sendo o principal foco do RCVB. “A nossa expectativa é manter uma média de atração de 60 eventos nacionais e 12 internacionais por ano, uma meta que já faz parte da nossa realidade”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB. “Para alcançar esses números, traremos famtours com promotoras e organizadoras de eventos nacionais e realizaremos um evento no eixo Rio – São Paulo com o objetivo de apresentar a estrutura (produtos e serviços) de Pernambuco para feiras e eventos, projeto que será batizado de ‘Pernambuco bom pro seu Negócio’”, complementa Meira Lins.

Em paralelo às ações em captação de eventos, o Recife CVB manterá a sua política de promoção turística do destino Pernambuco. “Daremos continuidade ao trabalho realizado em prol da divulgação do destino Pernambuco, garantido o desenvolvimento e promoção de novos segmentos turísticos. Hoje, estamos trabalhando na concepção de um material específico para o turismo de saúde, o 1º Guia de Turismo de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida de Pernambuco, que será lançado em outubro durante o World Medical Tourism Congress, em Los Angeles (EUA), catalogando as melhores opções em hospitais, clínicas, spas, academias e outros equipamentos médicos”, fala Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, nos próximos anos, é fundamental manter-se o apoio das esferas públicas nos projetos realizados pelo Recife CVB. “Hoje o RCVB é um exemplo de convention bureau no Brasil, devido à sua união com o poder público nas ações desenvolvidas em prol do turismo em Pernambuco. Porém, para garantir esse modelo de sucesso, é imprescindível que se mantenha o comprometimento das secretarias de Turismo municipais e estadual na manutenção de investimentos nas ações realizadas pela entidade”, garante o secretário.

O secretario de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, em seu discurso, afirma que novas parcerias serão realizadas com o Recife CVB. “O Recife Convention & Visitors Bureau exerce um importante papel no desenvolvimento do turismo pernambucano, o que nos certifica da necessidade de se apoiar as ações que a entidade realiza. Continuaremos parceiros, independente do valor que será destinado aos projetos executados pela entidade.” assegura Costa Filho.

Qualificação – O RCVB destinará esforços para capacitação e qualificação da mão-de-obra turística local. “Percebemos a qualificação dos nossos profissionais como um dos grandes desafios para o turismo pernambucano nos próximos anos, especialmente pela proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. É importante que nossos associados e todo o trade turístico local estejam afiados com serviços que atendam a um rigoroso padrão de qualidade”, cita José Otávio de Meira Lins.

Identificar pontos a serem aperfeiçoados nos diversos segmentos dos seus associados e buscar apoio de órgãos responsáveis por qualificação também estão entre os objetivos do novo plano de ação do RCVB. “O Recife CVB realizará pesquisas entre os seus associados para saber o que pode ser aperfeiçoado”, diz Tatiana Menezes. Finalizado esse momento, a próxima etapa seria a qualificação através de entidades como SEBRAE e o SENAC. “Entendemos que o futuro do turismo pernambucano está nas mãos dos profissionais que fazem o setor. Para isso, precisamos oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades profissionais desses trabalhadores. Além do mais, todos os que fazem parte do RCVB precisam preencher o perfil que acreditamos ser o ideal para atender as exigências dos turistas que chegarão para o mundial esportivo de 2014”, finaliza Tatiana Menezes.


Comentários