QUANDO VALE A PENA MANDAR O FILHO ESTUDAR NO EXTERIOR?


Muitos pais sonham oferecer aos filhos a melhor formação possível e isso inclui, em muitas situações, enviar os jovens para estudar no exterior. Aí surgem as inúmeras dúvidas:

- qual é a melhor idade?
- melhor fazer curso de curta duração ou investir em programas mais longos?
- vale a pena fazer faculdade no exterior?
- quais são os melhores países para estudar?
- quanto custa uma experiência deste tipo?
- os cursos são adequados ao grau de conhecimento do idioma?

Para falar sobre o tema e tirar as dúvidas mais freqüentes, gostaríamos de sugerir uma entrevista com Maria Cristina Buchala, fundadora da Via MC Intercâmbio. Com mais de 30 anos de experiência nesta área, Maria Cristina já enviou mais de 3 mil brasileiros para estudar no exterior, dos 14 aos 60 anos. É autora do livro “Intercâmbio Cultural, tudo o que pais e filhos precisam saber” e diretora da Via MC, uma empresa de intercâmbio sediada em São Paulo e com representantes por todo o Brasil.

Informações de apoio:

A Via MC tem mais de 30 anos de experiência em cursos no exterior. Sob o comando de Maria Cristina Buchala, a empresa oferece uma grande variedade de programas culturais, tais como high school, cursos de idiomas e de especialização, programas de trabalho remunerado, cursos de idioma combinado com esporte e outras atividades, au pair e outros. A Via MC é recomendada pela Comissão Fullbright e é membro CEC Centro de Estudo Canadenses.

Maria Cristina Buchala, diretora da Via MC, começou no segmento como intercambista. Aos 17 anos foi morar por um ano em Fremont (Califórnia, Estados Unidos) e, logo que retornou ao Brasil, começou a cursar Língua e Literatura Inglesa na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Graças ao domínio do inglês, foi aprovada como “language tester”, através da “Piece Corps”, junto a Princeton University em New Jersey (EUA), tornando-se então professora assistente de Inglês para estudantes estrangeiros da Organização Youth For Understanding na Universidade do Texas, em Austin, e na Universidade de Michigan, em Adrian. No Brasil, Maria Cristina foi professora de Inglês da União Cultural Brasil-Estados Unidos por 18 anos e para adultos no Clube Paulistano durante nove anos. Depois, começou a ajudar pessoas a escolher onde estudar no exterior, primeiro informalmente, depois decidiu fundar a Via MC. Em 2000, devido a sua vasta experiência Maria Cristina foi convidada pela Editora Edicta para escrever um livro, cujo título é “Intercâmbio Cultural, tudo o que pais e filhos precisam saber”.

Comentários