PERNAMBUCO E BAHIA REALIZAM WORKSHOP NOS PRINCIPAIS MERCADOS EMISSORES DE TURISTAS LGBT DOS EUA


O "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop” reuniu cerca de 200 operadores e agentes de viagens em São Francisco e Miami

Divulgar os estados de Pernambuco e Bahia como destinos ‘gay-friendlys’ nos principais mercados americanos emissores de turistas LGBT. Foi com esse objetivo que a EMPETUR e a BAHITURSA realizaram com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, nos últimos dias 16 e 18 deste mês, em São Francisco e Miami, o evento "Discover Brasil - Bahia and Pernambuco LGTB Workshop”.

Contando com parceiros como International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), a America Airlines e a Prime Travel, os workshops agregaram um total de 200 pessoas em ambas as cidades. “Reunimos operadores e agentes de viagens e personalidades do trade turístico de São Francisco e Miami – dois dos maiores polos emissores de turistas LGBT do mundo – com objetivo de reforçar a imagem de Pernambuco e Bahia como destinos receptivos ao público gay”, diz Luciana Fernandes, gestora de mercado internacional da Empetur. “Com esta ação, além de aumentar o fluxo turístico em ambas as cidades, esperamos também consolidar os vôos da América Airlines”, complementa.

Segundo Rosana França, diretora de relações internacionais da Bahiatursa, esta ação é uma grande oportunidade para apresentar os roteiros turísticos da Bahia e de Pernambuco para os profissionais americanos especializados no mercado LGBT. “Durante os dois encontros, capacitamos os operadores e agentes de viagens locais com informações sobre os dois destinos e aproveitamos para apresentar os roteiros que a Bahia e Pernambuco oferecem para o público LGBT. Hoje, as duas capitais são vistas com destinos gay-friendly no Nordeste”, cita Rosana. Em Miami também foram convidados para participar do evento os membros da câmera de comércio gay da cidade, a Miami and Dade Gays and Lesbian Chamber of Commerce.

Durante os encontros em São Francisco e Miami, o Recife Convention & Visitors Bureau apresentou o projeto “Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você”, que tem o intuito de capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos turísticos e culturais pernambucanos a bem receber o turista LGBT, e distribuiu o Guia da Diversidade - que apresenta todos os espaços e roteiros gay-friendlys do estado. “Aproveitamos os workshops para apresentar um pouco das ações realizadas pelo Recife CVB em Pernambuco em prol de desenvolver o turismo LGBT no Estado. Em paralelo, realizamos uma ação de benchmarking nos principais espaços gays das duas cidades americanas com objetivo de conferir o que é oferecido para o público LGBT em ambos os destinos e trazermos novas idéias que possam ser aplicadas em nosso estado”, diz Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB. “Após essas ações, a Empetur, a Bahiatursa e o RCVB já programam famtours com os agentes e operadores de viagens participantes para que eles possam vivenciar os encantos que Pernambuco e Bahia oferecem”, reforça Tatiana.

Para Luís Nunez, gerente regional da America Air Lines em São Francisco, a promoção de estados como Pernambuco e Bahia nos Estados Unidos é um importante passo para que o mercado americano conheça novas opções de destinos. “O público LGBT norte-americano tem o interesse em conhecer opções de destinos friendlys e é nesse cenário que o Brasil se destaca, pois, além de ser um país tropical, oferece diversidade turística, cultural e preços bem acessíveis. Não tenho dúvidas que a realização de workshops como esse terão um importante impacto no incremento de novos visitantes LGBT nos estados de Pernambuco e Bahia, especialmente agora que ambos estão preparados para recebê-los”, diz Luís.

Sombrinhas de frevo e fitas do senhor do Bonfim - Os encontros, realizados no Etiquette Lounge, em São Francisco, e no Hotel Conrad, em Miami, receberam decoração especial com sombrinhas de frevo e fitinhas do senhor do Bonfim em tamanho gigante, com intuito de caracterizar os espaços com adereços típicos das duas capitais nordestinas. “Os ambientes receberam um toque especial com objetos que fazem alusão à cultura de ambos os destinos. Além disso, oferecemos um jantar com especiarias típicas da gastronomia baiana e pernambucana, degustamos cachaça da Cachaçaria Carvalheira e recebemos todos os convidados com miniaturas de acarajé e tapioca”, fala Luciana Fernandes.

Comentários