NOVO ROTEIRO TURÍSTICO INTEGRA BRASIL, BOLÍVIA E PERU

Os encantos da Amazônia ultrapassam fronteiras. Em junho de 2010, com a pavimentação dos últimos 199 quilômetros de rodovias, estará consolidada a Rota Turística Internacional Amazônia-Andes-Pacífico. São 1.080 quilômetros de vias entre Brasil, Peru e Bolívia, que vão interligar os roteiros turísticos até então comercializados de forma independente em cada país.



A ligação das rodovias permite a integração dos produtos turísticos do Brasil (Amazonas, Rondônia e Acre) com os do Peru (Cusco, Puno, Arequipa e Lima) e da Bolívia (La Paz e Uyuni). "Os roteiros de viagem hoje ofertados separadamente pelos três países vão se conectar, a venda de um vai automaticamente agregar o outro", lembra José Raimundo Morais, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). "O turista poderá conhecer os três países em uma só visita", complementa.



Segundo o dirigente, órgãos oficiais de turismo e empresários dos três países estão somando esforços para viabilizar a infraestrutura e promover os novos roteiros de forma sustentável. No último ano, mais de 40 mil turistas de 60 países cruzaram a fronteira brasileira, um aumento expressivo em relação a 2006, quando o fluxo total contabilizado foi de 3.600 pessoas. "O roteiro vai desenvolver o potencial turístico desde a Amazônia aos Andes peruanos, promovendo por consequência a integração econômica, social e cultural internacional com sustentabilidade", acredita Morais.



Sobre a Adetur Amazônia



A Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia) iniciou atividades em dezembro de 2008 com a missão de fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia regional por meio da atividade turística. A entidade privada e sem fins lucrativos é representada por dirigentes públicos, empresários e executivos, diretores de universidades e líderes comunitários, com atuação nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre seus planos de ação estão o de divulgar e estimular o turismo sustentável na Amazônia, estabelecer alianças com Organizações representativas na região, bem como, firmar parcerias com prestadores de serviços como companhias aéreas, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais, espaços de eventos, centros culturais e de entretenimento, além de capacitar operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil.

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