II ENCONTRO NORTE DE JORNALISTAS DE TURISMO EM BELÉM DO PARÁ

Confirmado para acontecer de 21 a 27 deste mês a II Semana de Turismo de Belém. O evento será marcado por palestras, oficinas, exposição, painéis e outras programações, a exemplo do I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará) e Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. Vai reunir na capital paraense profissionais de comunicação especializados na área do turismo de todo o Brasil. A programação é comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro. Além de Belém a programação vai se estender aos municípios de Benevides, Marapanim e Maracanã (Algodoal).

Segundo a coordenação do evento participam da programação jornalistas dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Do Rio de Janeiro vem o presidente da Abrajet Nacional, jornalista Claudio Magnavita, que além de apresentar o programa de tv “Magnavita”, que vai ao ar semanalmente na CNT, é diretor do Jornal de Turismo (http://www.jornaldeturismo.com.br/), veículo oficial dos principais eventos e feiras do Brasil. Cláudio ministra palestra sobre o“Fórum de Jornalistas de Turismo do Mercosul”, novo espaço de debates e divulgação do turismo mundial que amplia cada vez mais as possibilidades de divulgação no setor do turismo. A palestra será no dia 24, às 14 horas, no Auditório Térreo do IESAM – Instituto de Ensino Superior da Amazônia.

Ainda no dia 24, às 16hs, o Diretor de Relações Corporativas da Abrajet Nacional, Claret Guerra, editor do principal jornal especializado de Minas Gerais, o MG Turismo apresenta um painel sobre “Comunicação, Eventos e Turismo”. Claret, tem parceria com a jornalista Suely Guerra, é responsável por dois dos principais eventos anuais do setor: o Prêmio MG Turismo, realizado há dez anos em Belo Horizonte e o Troféu "Mulher Influente", há 13 anos, com participantes internacionais.
Oficina – Durante a II Semana de Turismo de Belém a Abrajet também promove, na manhã do dia 25, a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, a ser ministrada das 8hs às 17hs, no auditório do IESAM, pela técnica do Ministério do Turismo (MTUR) Gilvana Pereira Fernandes. Durante a oficina outro representante do MTUR vai falar também sobre a importância dos profissionais e entidades que desejam apresentar projetos ao MTUR starem devidamente inscritos no CADASTUR, sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos executados pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais.

Ainda no dia 25, a partir das 14 horas Fábio Romero, presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur), ministra palestra com a temática "Guia de Turismo: Profissionalização e Perspectivas de Carreira”.

Às 16h a temática será "Mercado de trabalho: contribuições do Sindicato para o profissional do turismo", ministrada por Marcelo Aponte, Delegado Estadual do Sindicaturismo Pará.
O I Encontro de Jornalistas de Turismo vai ocorrer a partir das 18 horas, no Hotel Fazenda São Luiz, no município de Benevides. O evento, que tem apoio do referido hotel e da Prefeitura Municipal de Benevides, vai reunir jornalistas, fotógrafos, publicitários e outros profissionais da área de comunicação ligados às seccionais na Abrajet no Norte do Brasil e em outras capitais, como Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), etc.

A programação reserva também para 26 e 27 um Press Trip com 30 jornalistas e fotógrafos de Belém e outros estados. No roteiro, Belém e Benevides, Marapanim, a cidade do carimbó e Maracanã, com vista panorâmica da praia e orla de Marudá e travessia para a ilha de Mayandeua, onde o grupo vai apreciar, as belezas de Algodoal, comunidade da ilha que reserva belos encantos naturais, praias paradisíacas e a encantadora Lagoa da Princesa, que recebe turistas de todo o mundo.

O retorno para Belém é no dia 28, quando os jornalistas regressam para suas cidades de origens. A II Semana de Turismo de Belém será realizada por diversos parceiros, como ABBTUR, BELEMTUR, SINGTUR, SINDICATURISMO, IESAM, TRAVEL IN TURISMO, PARATUR, Prefeitura de Benevides, Prefeitura de Marapanim, Pousada Marhesias de Algodoal, entre outros.

INSCRIÇÕES: Já estão abertas as inscrições para as palestras, fórum e oficina. O investimento é de R$ 30,00 (trinta reais) para profissionais de turismo e comunicação, secretarias municipais e prefeituras, entidades e outros que já estão no mercado de trabalho. São R$ 15,00 (quinze reais) para estudantes de comunicação e turismo. Para as oficinas, visando melhor aproveitamento do curso, foram reservadas somente 30 vagas.

O local de inscrições é na sede da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) localizada no Memorial dos Povos (Avenida Governador José Malcher, entre Dr. Moraes e Assis de Vasconcelos. Maiores informações: abrajetpara@gmail.com e (91) 8886-2604 - Secretaria Executiva da Abrajet Pará.

Todas as palestras, fórum e oficina vão acontecer no Auditório Térreo do IESAM: Avenida Gov. José Malcher, 1148 - Nazaré - Belém-PA.

Encontro & Press Trip: Para participar do Press Trip é necessário ser associado ou convidado da Abrajet Pará. Inscrições podem ser feitas através do e-mail abrajetpara@gmail.com ou no http://www.abrajetpara.blogspot.com/ Maiores informações (91) 8842-8129.

ABRAJET - A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (http://www.abrajet.com.br/) , entidade cinquentenária respeitada internacionalmente, com assento no Conselho Nacional de Turismo, participa ativamente dos momentos mais importantes que implicam em decisões em favor do setor. Ao se relacionar diariamente com as demais entidades abrajetianas sediadas em todas as capitais brasileiras, a Abrajet torna possível efetuar a divulgação de qualquer evento, com garantia de visibilidade e reconhecimento através da mídia.
A Abrajet Pará (http://www.abrajetpara.blogspot.com/) segue os princípios da Abrajet Nacional e integra o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (FOMENTUR) e o Conselho Municipal de Turismo de Belém (COMTUR), tendo participação em decisões que dizem respeito à atividade turística regional. No Pará, foi criada em fevereiro de 2006, apresentada formalmente em junho do mesmo ano, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Fita.
LEIA MAIS: http://www.abrajetpara.blogspot.com/

Comentários