FEIRA DAS AMÉRICAS ANTECIPA LANÇAMENTOS DA TEMPORADA DE CRUZEIROS

O segmento marítimo promete muitas novidades para a Feira das Américas deste ano. Cinco das armadoras que já garantiram presença na área de exposições, Costa Cruzeiros, CVC Cruzeiros, Ibero Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Royal Caribbean vão focar a promoção nos lançamentos da frota.

O Oasis of the Seas, maior navio do mundo e cujo lançamento mundial está previsto para o mês de novembro, será o grande destaque da Royal Caribbean, que participará pela primeira vez com direção e equipe própria no Brasil. Além do gigante, a armadora também aproveitará a Feira para reforçar a promoção da temporada 2009/2010, que terá a volta do Splendour of The Seas ao Brasil e a estreia do Vision of the Seas, além dos roteiros internacionais da Azamara e Celebrity Cruises.

Na MSC Cruzeiros, que terá seis navios na temporada, a novidade é o cruzeiro inaugural do Lirica, no dia 23 de outubro, que deverá passar pelo Rio de Janeiro durante a Feira, e o Orchestra, também no Brasil pela primeira vez.

Na frota da CVC Cruzeiros, a novidade é a vinda do transatlântico Orient Queen, em substituição ao Pacific. Além deste estarão de volta na operação da CVC os navios Imperatriz dos Mares, Soberano dos Mares e Zenith, este último oferecendo como diferenciais dois cruzeiros em homenagem às culturas japonesa e italiana.

A Costa Cruzeiros terá três navios: Costa Magica e Costa Victoria, já conhecidos dos brasileiros, e o Costa Concordia, a novidade da armadora, que marcará a temporada como o maior dos 18 navios em operação na costa brasileira. Já a Ibero Cruzeiros, também do grupo Costa, que tem na própria operação no País uma estreia, divulgará as saídas temáticas dos navios Grand Celebration, Grand Mistral e Grand Voyager.

Ainda neste segmento, os visitantes da feira poderão conferir a oferta das armadoras representadas no Brasil pela Firstar, com destaque para o Epic, o meganavio da Norwegian Cruise Line (NCL), o cruzeiro pelo rio Mekong (entre o Vietnã e o Camboja) da AMA Waterways, e as viagens fluviais pela China da Viking River Cruises, que também opera viagens pelos principais rios da Europa e Rússia.

“A indústria de cruzeiros, além de ser uma das que mais cresce no Brasil, tem um considerável impacto econômico para o país – na temporada 2008/2009 chegou a movimentar US$ 340 milhões e gerou mais de 38 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, é um ótimo produto para os agentes de viagens”, diz o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

De acordo com o show manager da Feira das Américas, Lawrence Reinisch, 90% do espaço de exposição já está vendido. E a nova proposta, que transformará o Riocentro em uma grande área comercial, segundo o executivo, agradou os expositores. “Pelo tempo exíguo que tivemos este ano não foi possível promover grandes modificações na planta. Mas teremos novidades: por exemplo, não há mais uma área institucional. Estabelecemos a divisão por setores – Américas (Pavilhão 2), Brasil (Pavilhão 3) e Mundo (Pavilhão 4), com networking e negócios acontecendo em todo o RioCentro”, explica Reinisch. O Pavilhão 5, a exemplo de anos anteriores, permanecerá dedicado às atividades do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que chega este ano à 37ª edição.

Comentários