AIR FRANCE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O VÔO AF 447

Nesta terça-feira, 29 de setembro, a Air France participou de audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal por solicitação da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447. A Air France foi representada por sua diretora geral no Brasil, Isabelle Birem.



A audiência é aberta ao público em geral que queira acompanhar os assuntos tratados pelo Senado, bem como à imprensa. A Air France deseja dividir com a opinião pública os assuntos ali expostos.



Imediatamente após o acidente a Air France assumiu um compromisso, que foi colocado acima dos outros: o de dar apoio às famílias e tomar as providências para que elas fossem amparadas emocionalmente, primeiramente, e financeiramente, em seguida.



Este compromisso se converteu em receber as famílias no Rio de Janeiro, fornecendo traslado e hospedagem, disponibilizando psicólogos, psiquiatras e voluntários para acompanhá-los, recebendo a Marinha, a Aeronáutica e a ANAC no mesmo hotel que eles para, assim, terem acesso mais fácil às informações, e protegê-los do assédio de curiosos. Além disso, a Polícia Federal também montou um posto no hotel, a fim de iniciar o processo de coleta de dados morfológicos e DNA para as posteriores identificações dos corpos. Muitas outras providências foram tomadas, sempre consultando cada familiar e lhe dando o tempo e espaço necessários para suas decisões.



Simultaneamente, a AXA, seguradora da Air France, também se instalou no hotel, a fim de agilizar os processos de adiantamento dos pagamentos de indenização. Cada família foi contactada a fim de que lhe fosse oferecida a opção de receber o adiantamento equivalente a 17,6 mil euros para as primeiras despesas. Isso não interferiu nem atrasou em nada o processo de indenização.



Desde o início, e até hoje, foi disponibilizado um número de telefone gratuito para as famílias, bem como um web site dedicado a transmitir informações e esclarecer dúvidas. Na semana passada, entrou no ar um link no web site corporativo da companhia com informações sobre cada um dos assuntos relativos ao acidente e todas as medidas providenciadas pela Air France. http://corporate.airfrance.com/fr/actualites/af-447/index.html



Muitas questões, de jurídicas a outras de foro particular, precisam ser consideradas neste processo, o que pode fazer com que alguns procedimentos sejam concluídos mais rapidamente do que outros.



Atualmente, a Air France está trabalhando junto aos familiares e outros órgãos envolvidos para:

- Concluir os processos de indenização;

- Entregar às famílias os objetos encontrados e identificados;

- Finalizar a emissão dos certificados de óbito. Até o momento, foram emitidas 29 certidões de óbito de brasileiros; as demais estão em andamento.

- Manter o fluxo de informação atuante e esclarecer por diferentes canais as dúvidas dos familiares;

- Prestar assistência psicológica quando solicitada.



Desde o dia 1º de junho é também de grande importância e interesse da Air France descobrir as causas – ou as probabilidades – do acidente. Para tal, a companhia tem contribuído totalmente com as investigações das autoridades brasileiras e francesas na busca por respostas. Além disso, a Air France comunicou sua intenção de participar do financiamento da terceira fase de buscas pelas caixas pretas.

Comentários