32ºEncontro Comercial Braztoa : operadoras voltam a contratar e já estimam temporada 10% maior

A estimativa é do presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, com base na movimentação que já é sentida entre os 74 operadores associados da entidade, que hoje e amanhã promovem no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o 32º Encontro Comercial Braztoa, antecipando para o mercado as novidades que estarão disponíveis em suas prateleiras na temporada 2009/2010.

Na opinião do dirigente, a rigor, os efeitos da crise – um ano depois de deflagrada – impactaram menos do que a Gripe A (H1N1), especialmente no emissivo, que perdeu 21% da movimentação, enquanto o doméstico manteve, em média, 9% de crescimento, no primeiro semestre Para este semestre, a expectativa dos operadores, no entanto, é de equilíbrio entre as vendas nacionais e internacionais. O aumento do poder de compra do consumidor, aliado à faixa de câmbio que tem se mantido favorável aos brasileiros e a manutenção de campanhas agressivas por parte de alguns destinos internacionais mais impactados – seja pela crise ou pela pandemia de gripe -, estimularam a projeção positiva para a temporada. “Já estamos sentindo também uma grande movimentação de contratação entre as operadoras, o que nos dá outro bom motivo para acreditar que o momento é de recuperação e crescimento”, diz Barbosa.

Também presente à coletiva, o diretor de Comunicação da Braztoa, Plínio Nascimento (Nascimento Turismo), lembrou que o cenário favorecerá, especialmente, o consumidor que puder antecipar a compra da sua viagem. “O brasileiro estava se habituando a essa antecipação, mas o temor pelos efeitos da crise acabou por alterar um pouco esse comportamento. Com a recuperação da confiança na economia, a tendência é que ele retome esse planejamento”.

Sinergia estimulada

Os operadores Braztoa também aproveitam a participação neste 32º Encontro Comercial para estreitar o relacionamento com outros segmentos da indústria. Com as companhias aéreas, a diretoria da entidade tem trabalhado fortemente nos últimos meses e alinhavado ações que garantam não apenas preço, mas disponibilidade de assentos aos operadores, especialmente em tempos de desregulamentação de tarifas. Hoje as operadoras, e por consequência o segmento de lazer, já respondem por 20% da ocupação das aeronaves, segundo Carla Davidovich, Diretora de Relações com Companhias Aéreas da Braztoa. A sinergia com o segmento foi reforçada neste Encontro Comercial com a participação das diretoras da Iberia, Carmen Lage, e da Aeromexico, Bruna de Freitas, que ressaltaram a importância do papel das operadoras como organizadora da oferta disponibilizada à rede de distribuição. “Esse é o grande diferencial, o trabalho que é feito na retaguarda, por isso a importância de mantermos esse relacionamento”, ressaltou Carmen. “Atuamos em pontas diferentes, mas com um objetivo comum”, completou a diretora de Vendas da Aeromexico, Bruna de Freitas.

Paralelamente ao trabalho que tem desenvolvido junto aos fornecedores, a entidade está angariando parcerias também entre os destinos. No segmento doméstico, um passo adiante em direção a esse objetivo foi dado hoje com a assinatura de um acordo de intenções entre o presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, e o secretário de Turismo do Espírito Santo, Marcus Vicente. Pelos próximos meses, uma série de ações serão desenvolvidas visando ampliar a presença dos atrativos do Estado nas prateleiras dos operadores Braztoa. A parceria envolve desde cooperação em publicidade a ações de capacitação dos próprios operadores e também dos agentes de viagens, como rede de distribuição, passando por um programa de viagens de familiarização. Até o momento, 11 operadoras já aderiram à parceria.

Marketing e redes sociais dominam pauta do Fórum

Este ano em segunda edição, o Fórum Braztoa, que a exemplo da edição passada abriu a programação do Encontro Comercial, reuniu nomes de peso do Marketing e da Comunicação. O publicitário Luiz Lara, da Lew Lara Comunicações, destacou o poder das marcas e as múltiplas formas de se exercitar o marketing, sempre com o foco nas necessidades do novo consumidor e o que ele espera de um produto ou serviço. Trazendo o cenário à realidade do Turismo, Lara disse que hoje, com o volume de informações que recebe, o destino conta muito menos na escolha de uma viagem do que a experiência que ela possibilitará ao viajante. “Além de souvernires, as pessoas buscam cada vez mais significados em suas viagens. Hoje, quem não oferecer uma história, não concretizará negócios”, afirma Lara, para quem o profissional de viagem moderno deve atuar como um roteirista, alguém que possa construir uma história que possibilite vivências ao seu cliente.

O Fórum, que teve a mediação do publicitário Edson Campos, foi encerrado pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas, que concentrou sua participação no poder das redes sociais, que estão provocando uma segunda revolução após o advento da internet, e que devem ser encaradas como aliadas e não como ameaça. De acordo com Tas, hoje as pessoas não querem apenas receber conteúdo, mas também participar da sua formação, o que justifica a proliferação de blogs, e de seguidores na rede Twitter. Segundo o jornalista, os profissionais têm de aprender a tirar partido desses espaços, como a melhor oportunidade de ouvir o seu cliente, ainda que potencial. E lembra que a comunicação não é o que se fala, mas o que é entendido. Como dica final, o jornalista foi categórico: mantenham-se no presente. “Quando fica muito ansiosa com o futuro, ou angustiada com o passado, a pessoa se ausenta do presente, e pode perder o único momento em que se pode, efetivamente, fazer ou alterar a ordem das coisas”.

20 anos de Braztoa

O primeiro dia de programação deste 32º Encontro Comercial marca também os 20 anos de fundação da Braztoa. Além da homenagem prestada logo após a solenidade de abertura da área de exposições, quando, alguns pessoalmente e outros em mensagens de vídeo, ex-presidentes e diretores da entidade tiveram o trabalho destacado ao longo das duas últimas décadas, o evento terminou com a entrega de placas a alguns dos operadores associados.

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