PREFEITOS DISCUTEM INVESTIMENTOS PARA COPA 2014


Representantes das cidades sede se reuniram nesta quinta solicitam um encontro com o presidente e governadores.

Os prefeitos das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014 decidiram eleger a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) como representante dos municípios, nas discussões a respeito dos preparativos para o torneio. A primeira solicitação do grupo, que se reuniu na tarde desta quinta (20) no Rio de Janeiro, é que seja promovido um encontro entre eles, o presidente Lula e os governadores dos Estados onde irão ocorrer os jogos da competição.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, esteve presente à reunião e se somou à decisão dos colegas. O objetivo dos prefeitos com o encontro envolvendo os gestores dos três níveis de governo será tratar dos investimentos, para garantir a infraestrutura necessária à realização do torneio.

Na reunião desta quinta, já foram discutidos temas como as formas de financiamento para as obras, a busca de possíveis parceiros, as alternativas para captação de recursos e as ações para agilizar os aspectos técnicos dos projetos de mobilidade urbana.

Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência, Alexandre Padilha ressaltou o papel das prefeituras na realização da Copa e destacou o compromisso dos municípios com os prazos determinados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Dentre os participantes da reunião estavam o prefeito de Vitória e presidente da FNP, João Coser, e o anfitrião, prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Expo Xangai 2010

A reunião dos prefeitos das cidades sede serviu também para definir detalhes do investimento de cerca de R$ 80 milhões que o governo brasileiro fará na montagem de um pavilhão específico, com 3 mil m2, na Expo Xangai 2010. O evento irá ocorrer na cidade chinesa, de maio a outubro do próximo ano.

O espaço do pavilhão servirá para as 12 cidades sede apresentarem suas potencialidades culturais, econômicas e políticas. Natal, juntamente com Fortaleza, irá participar da feira durante o mês de agosto.

A China deve ser o quinto país a enviar mais turistas para o Brasil, durante a Copa 2014. A Expo Xangai é uma exposição universal e até o mês de julho 173 países e 33 organizações internacionais já haviam confirmado presença.

A expectativa é reunir mais de 70 milhões de visitantes, durante os seis meses do evento. O tema principal da feita internacional será “as cidades e a melhoria da qualidade de vida”.

Comentários