II EDIÇÃO DO FÓRUM LEGISLATIVO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL SERÁ REALIZADO DIA 28 EM NATAL

A Assembleia Legislativa de Natal (RN) será palco no dia 28 de agosto da II edição do Fórum Legislativo da Copa do Mundo de Futebol - "O Poder Legislativo fazendo parte do Time da Copa de 2014". A organização do evento é da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, presidida pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS) e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, presidida pelo senador Leomar Quintanilha. Também conta com apoio da Comissão de Educação, Cultura, Esporte do Senado. As atividades terão início às 9h.

O Fórum tem como marca da parceria e da integração o envolvimento de legislativos municipais, estaduais, da Câmara e do Senado.

Conforme Hamm, o propósito do evento é organizar a Copa com eficiência e planejamento. O deputado lembra que o presidente da Câmara, Michel Temer já se comprometeu na agilidade em aprovar a legislação e a previsão de recursos que surgirem em debate na Casa Legislativa para esse megaevento esportivo internacional. "O Poder Legislativo nacional poderá contribuir para o bom entendimento entre as diferentes instâncias do poder executivo, no esforço conjunto para vencer esse desafio que deixará um grande legado ao país", ressalta.

O senador Leomar Quintanilha observa que o Fórum é para ouvir e recolher subsídios que orientem as ações do Congresso Nacional e do executivo. O senador observa que a Copa também é uma oportunidade para apresentar as potencialidades brasileiras e conhecer as oportunidades que estarão abertas para o país, tanto no desenvolvimento do turismo, quando para afirmação de sua imagem junto à comunidade internacional.

Evento em Natal

O evento será dividido em três momentos. As atividades terão início com abertura oficial com a presença de autoridades e dois painéis temáticos. O primeiro painel será para os Comitês de organização da Copa (o local, Interministerial e o CBF-Fifa) exporem suas estratégias, metas, seu planejamento e a sua visão sobre os principais obstáculos a serem vencidos. O último painel é para os parlamentares do legislativo apresentarem seus trabalhos e que providências e matérias estão tramitando em suas respectivas Casas sobre o assunto.

Ainda deverão ser abordadas quais as necessidades de regulamentação e normatização legal nos diversos níveis federal, estadual e municipal para o cumprimento dos compromissos do País firmados no Caderno de Encargos da Fifa, e para garantir o pleno sucesso do megaevento esportivo internacional na cidade de Manaus.

A realização da segunda edição do Fórum em Natal foi de autoria do deputado Fabio Faria (PMN-RN). O deputado destaca que a realização de debates com a presença das principais entidades envolvidas no projeto Copa 2014 e da sociedade, na própria cidade-sede, permitirá definir melhor as metas e estratégias. "É uma oportunidade para buscarmos soluções aos problemas e aos entraves encontrados para a realização de obras de infra-estrutura urbana, esportiva e turística nas 12 capitais", conclui Fábio Faria.

Comentários